O Conselho de Administração da TVR aprovou, por unanimidade, a participação da Roménia no Festival Eurovisão 2023. Além disso, a TVR avaliará a disputa legal com a EBU/UER sobre a polémica da votação de 2022.
Depois da polémica em torno da anulação dos votos do júri no Festival Eurovisão 2022, o Conselho de Administração da emissora estatal da Roménia aprovou, esta tarde, por unanimidade, a participação do país no concurso internacional do próximo ano. O anúncio foi feito no site oficial da emissora, tornando-se no 23.º país a confirmar a participação no Festival Eurovisão do próximo ano.
Além disso, a TVR anunciou também que, a pedido do diretor geral Dan Cristian Turturica, o Conselho de Administração aprovou uma procuração para contactar diferentes escritórios de advocacia na Suíça de modo a avaliar as chances da emissora romena em ganhar uma ação judicial contra a EBU/UER devido à polémica em torno da anulação dos votos no Festival Eurovisão 2022.
Ainda sem data, o Festival Eurovisão 2023, que será sediado no Reino Unido, conta com 23 países provisoriamente confirmados na edição: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Noruega, Países Baixos, Roménia, Reino Unido, São Marino, Sérvia, Suécia, Suíça e Ucrânia. Por outro lado, Andorra, Eslováquia e Luxemburgo já confirmaram que não participarão no concurso internacional do próximo ano, enquanto a Bielorrússia e Rússia também ficarão de fora devido à suspensão imposta pela EBU/UER.
Estreante em 1994, a Roménia participou em 22 ocasiões no Festival Eurovisão, sendo que o melhor resultado do país foi alcançado em 2010, quando Paula Seling & Ovi conquistaram a 3.ª posição em Oslo, repetindo a marca de Luminita Anghel & Sistem em 2005. Fora da Final desde 2017, WRS e "Llámame" conquistaram, em Turim, o primeiro apuramento do país desde então, terminando em 18.º lugar com 65 pontos, nenhum deles oriundo de Portugal.
Sem comentários
Enviar um comentário