Há precisamente 1 mês, a 17 de junho, a EBU/UER anunciou que o Festival Eurovisão 2023 não teria lugar na Ucrânia, confirmando o início das negociações para o Reino Unido receber a edição. Saiba que cidades estão na corrida pela organização do evento.
Cerca de um mês depois da vitória dos Kalush Orchestra em Turim, a União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) anunciou, em comunicado oficial, que o Festival Eurovisão 2023 não teria lugar na Ucrânia, devido à falta de garantias de segurança no desenrolar da invasão russa iniciada em fevereiro. Deste modo, ainda a 17 de junho, a EBU/UER confirmou o arranque das negociações com o Reino Unido, segundo classificado em Turim, para a organização do evento.
Ainda que a confirmação de que o país receberia o Festival Eurovisão em 2023 não tenha acontecido, várias cidades têm manifestado, no último mês, o desejo de acolher o certame internacional do próximo ano, tendo algumas iniciado as suas candidaturas para o possível processo de seleção da BBC. Recorde connosco todas as cidades que já manifestaram interesse:
Os conselheiros Anthony Flynn e Seamas De Faoite, eleitos pelos Partido Verde e SDLP, respetivamente, apelaram, junto do Conselho Municipal de Belfast, que a capital da Irlanda do Norte entre na corrida para acolher o certame. A potencial candidatura de Belfast à organização do Festival Eurovisão 2023 deverá acontecer com a SSE Arena, a maior arena coberta da Irlanda do Norte e que conta com uma capacidade para 11 mil espectadores. A arena faz parte do Odyssey Complex, inaugurado em 2000 e que conta com a arena multiusos, um centro comercial e um centro de ciências.
Birmingham foi uma das primeiras cidades a manifestar interesse em acolher o certame de 2023, com os autarcas conservadores da cidade a avançar com uma campanha de apoio à possível candidatura com o slogan 'Bring It To Birmingham' (em português, Traga para Birmingham).A Utilita Arena Birmingham, sede da edição de 1998, poderá encabeçar a candidatura de Birmingham para acolher o Festival Eurovisão de 2023, tendo uma capacidade estimada de 15 800 lugares, a mesma que a Resorts World Arena, outra das arenas apontadas para acolher o certame na cidade.
🌍 As a City of Sanctuary, #Bristol can be the caretaker next year
🏗️ We can custom-build the perfect #Eurovision at @YTL_Arena as I just announced at @BristolPride before @carlyraejepsen’s set
☎️ #ThisIsBristolCalling pic.twitter.com/bcSOtw9MEs
— Marvin Rees (@MarvinJRees) July 9, 2022
Ainda que entre na corrida para receber o concurso, é altamente improvável que Brighton, que recebeu a competição em 1974, seja escolhida para acolher o Festival Eurovisão 2023 visto não possuir nenhuma arena que cumpra os requisitos da EBU/UER. O maior espaço fechado da cidade tem capacidade máxima para 5 mil espectadores, longe dos minímos exigidos para a realização do certame internacional.
O Millenium Stadium, também conhecido como Estádio do Principado, é apontado como a arena que liderará a candidatura de Cardiff. Construído em 1997 e considerado como Estádio Nacional, o estádio com cobertura retrátil conta com capacidade para cerca de 78 mil espectadores o que, caso seja a escolhida para receber o Festival Eurovisão 2023, se tornará na maior arena de sempre a receber o certame.
Edimburgo, capital da Escócia, também pretende voltar a organizar o Festival Eurovisão de 2023, depois de ter acolhido a edição de 1972. O mote foi lançado por Miles Briggs, membro do Parlamento Escocês, que avança com o Royal Highland Center, localizado nos arredores do aerporto da cidade, como potencial local, relembrando a organização do evento de 2017 num local com iguais características. Além disso, também o Higland Hall, com capacidade para 10 mil espectadores, é apontado como potencial local para acolher o evento.
Glasgow é a maior cidade da Escócia e a quarta maior do Reino Unido, com uma população de 635 mil pessoas. Caso entre na corrida para organizar o Festival Eurovisão, a candidatura deverá ser encabeçada pela OVO Hydro, arena com capacidade para cerca de 14 mil espectadores que esteve em destaque no filme Eurovision Song Contest: The Story of Fire Saga, que já havia sido apontada como uma das potenciais arenas na corrida pela organização (AQUI).
Localizada na região de Yorkshire e Humber, a cidade de Leeds conta com uma população de 443 mil espectadores, sendo a terceira maior cidade de Inglaterra. A First Direct Arena, inaugurada em 2013, encabeçará a potencial candidatura da cidade à organização do Festival Eurovisão 2023, contando com uma capacidade máxima de 13 781 espectadores, sendo a maior arena da cidade e a quinta maior arena coberta do Reino Unido.
Com o apoio de Joanne Anderson, presidente da Câmara da cidade, Liverpool também iniciou os trabalhos para entrar na corrida pela organização do certame, realçando que é a única cidade britânica como o status de Cidade da Música da UNESCO. A potencial candidatura de Liverpool à organização do Festival Eurovisão 2023 deverá ser encabeçada pela M&S Bank Arena (ou Liverpool Arena), arena construída em 2008 e que conta com capacidade para 11 mil espectadores.
Localizada no noroeste da Inglaterra, a cidade de Manchester conta com 552 mil habitantes, mas contando com uma aglomeração urbana de cerca de 3,6 milhões de habitantes, o segundo maior aglomerado populacional do país. Em 2004, a cidade foi a primeira escolha para receber o Festival Eurovisão Júnior, com a edição a rumar a Lillehammer depois da desistência da ITV em acolher o certame. A candidatura da cidade à organização do Festival Eurovisão 2023 deverá ser encabeçada pela Manchester Arena, inaugurada em 1995 e com capacidade para 21 mil espectadores, sendo a segunda maior arena coberta da Europa.
Segundo avança a imprensa local, o Conselho da cidade de Newcastle estará a trabalhar ao lado do Invest Newcastle para a candidatura para acolher o Festival Eurovisão 2023, frisando a existência de conversações com a emissora britânica BBC e uma antiga cidade anfitriã do certame. A potencial candidatura de Newcastle deverá ser encabeçada pela Utilita Arena, construída em novembro de 1995 com capacidade para 11 mil espectadores em concertos, sendo a maior arena coberta da região.
Wolverhampton , Sunderland e Brighton não podem receber o festival . Penso que será em Glashow .
ResponderEliminar