Nacho Cano será o presidente do júri do Benidorm Fest 2023. O sueco Christer Björkman também integrará o painel de jurados da final nacional espanhola para o Festival Eurovisão 2023.
Depois de ter alcançado a melhor classificação de Espanha no Festival Eurovisão dos últimos 27 anos e da melhor pontuação de sempre, a emissora espanhola RTVE apresentou, ontem, os primeiros detalhes da próxima edição do Benidorm Fest, certame que terá lugar a 31 de janeiro, 2 e 4 de fevereiro e que contará com apresentação de Mónica Naranjo.
Além disso, a RTVE revelou também que o sistema de votação permanecerá idêntico ao apresentado na edição inaugural: televoto (25%), painel demográfico (25%) e júri profissional (nacional e internacional) (50%), sendo que a representação internacional no painel será maior na edição de 2023, depois de apenas contar com 40% do painel do ano passado. A emissora RTVE revelou também o júri será presidido por Nacho Cano, compositor, produtor e empresário espanhol que integrou, entre 1981 e 1998, o grupo Meccano.
Além disso, a RTVE confirmou também que Christer Björkman, representante sueco em 1992 e produtor de inúmeras edições do Melodifestivalen, do Festival Eurovisão e do recém-estreado American Song Contest, além de estar envolvido nos spin-offs do concurso no Canadá e na América Latina.
Vencedora do Benidorm Fest 2022, Chanel representou Espanha no Festival Eurovisão 2022 com "SloMo", tendo alcançado o 3.º lugar na Grande Final com 459 pontos, sendo a melhor classificação do país nos últimos 27 anos e a maior pontuação de sempre espanhola. A canção foi a favorita do júri português (12 pontos), tendo sido a segunda mais votada pelo televoto nacional (10 pontos).
A TVE não tem jurados nacionais isentos e profissionais?
ResponderEliminar