A emissora estatal da Noruega abriu as inscrições para o Melodi Grand Prix 2023. As candidaturas poderão ser submetidas até 18 de setembro.
A emissora estatal da Noruega (NRK) abriu, esta tarde, as inscrições para o Melodi Grand Prix 2023, certame que será novamente utilizado como final nacional para o Festival Eurovisão 2023. Todos os artistas e compositores interessados em competir no certame poderão enviar as suas inscrições, que deverão cumprir o regulamento da EBU/UER para o concurso internacional, até 18 de setembro, sendo que cada intérprete/compositor/produtor poderão enviar no máximo três canções que deverá contar com pelo menos um compositor de nacionalidade norueguesa.
A emissora norueguesa frisa também que a prioridade de seleção será dada a cantores e compositores locais para promover o talento norueguês, confirmando que a seleção será feita através da submissão pública e de convites diretos da NRK a artistas e compositores. Além disso, a NRK reserva-se ao direito de escolher os artistas para as canções, sendo que tal apenas acontecerá com consentimento dos compositores.
Aceda AQUI ao regulamento na íntegra.
A Noruega estreou-se no Festival Eurovisão em 1960, e à exceção do ano de 1991, o país tem usado o Melodi Grand Prix como método de seleção dos seus representantes. Até à data, a Noruega conta com 25 presenças no top 10 da competição, com destaque para as vitórias conseguidas nos anos de 1985, 1995 e 2009. Em Turim, a Noruega fez-se representar pelos Subwoolfer e "Give That Wolf A Banana", terminando em 10.º lugar com 182 pontos, fruto do 17.º lugar no júri (36) e o 7.º no televoto (146), tendo sido a nona canção mais votada pelo televoto português.
Sem comentários
Enviar um comentário