A votação da terceira edição do IA Song Contest, concurso de canções de inteligência artificial supervisionado pela EBU/UER, chega hoje ao fim. A Galiza, representada por "AI-Lalelo" e PAMP!, é um dos finalistas.
Criado em 2020 em Roterdão, a terceira edição do IA Song Contest, concurso de canções de inteligência artificial, chega, esta noite, ao fim, com o encerramento da votação da fase final onde chegaram 15 das mais de 100 canções submetidas de todo o mundo. Os resultados do concurso, impulsionado pela emissora neerlandesa VPRO e com supervisão da União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER), estarão a cargo de um painel de especialistas (50%) e da votação do público (50%), sendo que o vencedor será anunciado a 6 de julho em Liège, na Bélgica, e juntar-se-à aos Estados Unidos da América (vencedores em 2021 com "Listen To Your Body Choir") e à Austrália (vencedora da edição inaugural com "Beautiful The World".
De entre as quinze candidaturas finalistas está "AI-Lalelo", canção que representa a Galiza e que é uma homenagem às mulheres que promoveram a região, bem como a sua tradição, língua e cultura. Com inspiração em canções medievais galegas, mas com um toque futurista com o uso da inteligência artificial na sua composição, o tema de PAMP! (Projeto Ana María Prieto, em homenagem à primeira programadora galega), conta com as vozes de Camille Hédouin (Mounqup), Mónica de Nut e Eva y Xandre Outeiro, sendo uma iniciatia da agência compostelã CECUBO Group.
Saiba como votar AQUI
O lado positivo de este tipo de projectos é descobrir novos sons experimentais das misturas sonoras.
ResponderEliminar