A emissora finlandesa YLE revelou o regulamento do Uuden Musiikin Kilpailu (UMK) 2023, certame que será utilizado pela 12.ª vez como final nacional para o Festival Eurovisão.
Depois de confirmar a participação no concurso de 2023 e de revelar que as inscrições para o Uuden Musiikin Kilpailu (UMK) 2023 decorreriam de 1 a 5 de setembro, a emissora finlandesa YLE revelou o regulamento da sua final nacional para o Festival Eurovisão 2023. Cada intérprete poderá enviar até três canções, sendo que apenas uma poderá ser escolhida para o evento, enquanto outros membros da banda, compositores e letristas poderão participar com várias candidaturas.
Em cada canção, pelo menos um dos compositores e vocalistas deverão ser cidadãos finlandeses e/ou ter residência permanente na Finlândia sendo que o restante regulamento baseia-se nas regras da EBU/UER para o Festival Eurovisão: não ultrapassar os três minutos, sem mensagens políticas e/ou publicitárias, entre outros.
Um painel de especialistas será o responsável pela escolha das canções que disputarão o UMK2023 sendo que os selecionados deverão enviar a versão final da sua canção até 3 de novembro, com a gala televisionada do certame a ter lugar em fevereiro de 2023.
Aceda AQUI ao regulamento na íntegra.
Estreante em 1961, a Finlândia conta com 55 participações no Festival Eurovisão, com 47 presenças na Grande Final e o melhor resultado a remontar a 2006, ano em que os Lordi venceram a competição em Atenas. Vencedores do UMK 2022, os The Rasmus adquiriram o direito de representar a Finlândia no Festival Eurovisão 2022 com "Jezebel". Depois do 7.º lugar na semifinal, a banda alcançou o 21.º lugar na Grande Final com 38 pontos, fruto do 16.º lugar no televoto (26) e o 22.º no júri (12), não recebendo nenhum ponto de Portugal.
Sem comentários
Enviar um comentário