A Suécia é o mais recente país a confirmar a participação no Festival Eurovisão 2023. O Melodifestivalen será novamente utilizado como final nacional.
A emissora estatal da Suécia (SVT) confirmou a participação do país no Festival Eurovisão 2023, tornando-se no nono país provisoriamente confirmado na competição. O Melodifestivalen será novamente o modelo de seleção dos representantes do país no concurso internacional, sendo que novos detalhes do formato serão revelados nas próximas semanas.
Ainda sem data nem localização, o Festival Eurovisão 2023 conta com 9 países provisoriamente confirmados: Áustria, Chipre, Espanha, Finlândia, Noruega, Países Baixos, São Marino, Suécia e Ucrânia. Por outro lado, Andorra já confirmou que não participará no concurso internacional do próximo ano, enquanto a Bielorrússia e Rússia também ficarão de fora devido à suspensão imposta pela EBU/UER.
Com 61 participações no Festival Eurovisão, a Suécia é um dos países com melhores resultados no histórico, contando com 6 triunfos (1974, 1984, 1991, 1999, 2012 e 2015) e 7 outras presenças no pódio do certame. Em Turim, o país foi representado por Cornelia Jakobs e "Hold Me Closer" que, depois da vitória na semifinal, alcançaram o 4.º lugar na Grande Final com 438 pontos, fruto do 2.º lugar no júri (258) e o 6.º no televoto (180), tendo sido a quarta candidatura mais votada pelo público português (7 pontos).
Olá ESC Portugal,
ResponderEliminarVim só informar que os Go_A vão atuar em Portugal no Festival MED em Loulé. Espreitem o Instagram @Festivalmedloule que têm lá o cartaz e mais info.
Também vai estar lá a MARO em um dos dias e o Noiserv (fdc 2017).
Não é preciso aceitarem o comentário, só queria mesmo deixar a informação ou relembrar no caso de já estarem a par. 😊