Christer Björkman, produtor executor do American Song Contest, garantiu não ter ficado surpreendido com os resultados audimétricos do concurso: "Quando mudámos o formato do Melodifestivalen na Suécia, também demorou três temporadas para explodir".
Depois da vitória de AleXa e "Wonderland", representantes de Oklahoma, na edição inaugural do American Song Contest, o sueco Christer Björkman, produtor executivo do spin-off do Festival Eurovisão nos Estados Unidos da América, rumou a Turim para acompanhar a fase final do concurso internacional. Em entrevista à imprensa sueca, Christer Björkman, que liderou a delegação sueca durante vários anos e esteve envolvido na produção de várias edições do Festival Eurovisão, fez um balanço positivo do concurso norte-americano.
"No início foi um processo muito solitário, tenho de admitir. Estava completamente sozinho enquanto trabalhei na seleção dos artistas e canções. Nenhum dos meus colegas chegou antes de Agosto (...) Mas todos os dias quando entrava pelos portões na Universal, tudo mudava. Estar num espaço onde estão diretores, cineastas e engenheiros de som mundialmente famosos é qualquer coisa de fantástico" admitiu, enaltecendo a nomeação de Kelly Clarkson, apresentadora do formato, para os Cristics Choice Awards, ainda que as audiências tenham ficado aquém do esperado.
"Na final as audiências melhoraram. Não fiquei surpreendido. É um formato muito diferente da televisão que eles estão acostumados a assistir onde há sempre um painel de celebridades a avaliar" frisou, relembrando que a gala final foi acompanhada por 2 milhões e 40 mil espectadores, sendo apenas superada pela gala de estreia que foi vista por 2,9 milhões de pessoas, "Se regressarmos a 2022, quando mudámos o formato do Melodifestivalen na Suécia, as audiências demoraram três temporadas a explodir".
Questionado sobre uma nova temporada, Christer Björkman garante que não há nenhuma informação sobre a continuidade ou não do formato, tendo revelado que estará envolvido na produção do spin-off do Festival Eurovisão no Canadá, cujos detalhes serão revelados nas próximas semanas.
Recorde, em baixo, os valores de audiência do American Song Contest:
(entre parentêses o valor de rating)
1.ª Eliminatória (21 de março) - 2,90 milhões de telespectadores (0,49)
2.ª Eliminatória (28 de março) - 1,88 milhões de telespectadores (0,34)
3.ª Eliminatória (4 de abril) - 1,65 milhões de telespectadores (0,28)
4.ª Eliminatória (11 de abril) - 1,44 milhões de telespectadores (0,28)
5.ª Eliminatória (18 de abril) - 1,53 milhões de telespectadores (0,27)
1.ª Semifinal (25 de abril) - 1,44 milhões de telespectadores (0,27)
2.ª Semifinal (2 de maio) - 1,61 milhões de telespectadores (0,28)
Grande Final (9 de maio) - 2,04 milhões de telespectadores (0,33)
A verdade é que, como espectáculo era fraquinho, a apresentação deixava a desejar e parecia ter menos orçamento do que qualquer the Voice ou American Idol.
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