A Ucrânia, representada pelos Kalush Orchestra e "Stefania", venceu a Grande Final do Festival Eurovisão 2022.
A Ucrânia, representada por Kalush Orchestra e "Stefania", venceu o Festival Eurovisão 2022 com 631 pontos, sendo a terceira vitória do país na competição. O grupo recebeu 192 pontos do júri, onde terminou em quarto lugar, e 439 pontos do televoto, a maior votação de sempre registada na votação popular.
Reino Unido, o vencedor do júri, ficou em 2.º lugar com 466 pontos, enquanto Espanha encerrou o pódio com 459 pontos. Suécia e Sérvia ficaram também no top5, enquanto o top10 foi completo com as canções de Itália, Moldávia, Grécia, Portugal e Noruega.
Aceda, de seguida, à classificação total:
1.º Ucrânia - 631 pontos
2.º Reino Unido - 466 pontos
3.º Espanha - 459 pontos
4.º Suécia - 438 pontos
5.º Sérvia - 312 pontos
6.º Itália - 268 pontos
7.º Moldávia - 253 pontos
8.º Grécia - 215 pontos
9.º Portugal - 207 pontos
10.º Noruega - 182 pontos
11.º Países Baixos - 171 pontos
12.º Polónia - 151 pontos
13.º Estónia - 141 pontos
14.º Lituânia - 128 pontos
15.º Austrália - 125 pontos
16.º Azerbaijão - 106 pontos
17.º Suíça - 78 pontos
18.º Roménia - 65 pontos
19.º Bélgica - 64 pontos
20.º Arménia - 61 pontos
21.º Finlândia - 38 pontos
22.º República Checa - 38 pontos
23.º Islândia - 20 pontos
24.º França - 17 pontos
25.º Alemanha - 6 pontos
Não pela música. Peço desculpa, toda a minha solidariedade com a Ucrânia, mas não mereciam...
ResponderEliminarPodem me julgar . Mas achei uma vitória injusta , até para com os outros concorrentes que tinham melhores canções . Ganhou porque o país está na situação que está , mas a Eurovisão é um festival de música não de caridade . Não aplaudo porque isto não é vencer
ResponderEliminarAchei particularmente interessantes as dificuldades de ligação ao Azerbaijão e à Roménia.
ResponderEliminarManifestar solidariedade em votos da Eurovisao.. poupem-me
ResponderEliminarPessoalmente não concordo com a vitória da Ucrânia porque havia canções mais bonitas a concorrer. Mas a Eurovisao é assim mesmo e já agora os votos dados pelo televoto são votos de amor e paz se calhar não tem haver com a canção. Para o ano que vem cá estaremos para comentar. Parabéns Mauro provaste ser grande e merecias um top 5
ResponderEliminarO pior vencedor de que tenho memória. Os grandes flops Polónia, Holanda e Noruega.
ResponderEliminarA Polónia, Holanda e Noruega não foram flops coisíssima nenhuma, porque os três países passaram á final e um ficou em 10º lugar, outro em 11º lugar e outro em 12º lugar num total de 25 lugares possíveis. O seu comentário está errado em relação a estes três países e já justifiquei porquê.
EliminarA Ucrânia bateu um novo máximo ao conseguir obter os 12 pontos por 28 vezes na votação do público!
ResponderEliminarpara um site eurovisivo, este texto está super completo. lol
ResponderEliminarTotalmente injusto
ResponderEliminarEfeito solidariedade. Mas gosto da canção.
ResponderEliminarCaros, foram votos do público não de dois ou três jurados que decidiram ser solidários com a Ucrânia. O mesmo público que não gostou da música portuguesa!
ResponderEliminarE mesmo que o povo da Europa tenha decidido usar o festival para mostrar que estamos com eles… então demonstramos que há valores humanos que nos permitem focar no que realmente é importante.
Como opinião pessoal, a música da Ucrânia era mesmo uma das melhores, não a vencedora na minha opinião mas no meu top3. Detestei a vitória da Itália o ano passado, detestei a vitória de Israel… não me lembro de termos falado de solidariedade aqui. Podemos escolher o lado bom das coisas e talvez possamos focar naquilo que realmente é importante e por fim congratular e aceitar os votos da maioria. Viva a democracia.
Parabéns Maro pelo excelente 5o lugar através do voto do júri! Excelente feedback para o teu trabalho! Parabéns! Sucesso na tua carreira!
Esta vitória é uma piada. Curiosamente foi a primeira vez que senti que Portugal merecia ganhar. A partir de ontem deixei de dar tanta importância a este concurso de regras algo obscuras e incompreensíveis.
ResponderEliminarTenho uma dúvida. Imaginem que, por hipótese, a guerra dura mais 12 anos. A Ucrânia vai ganhar 12 vezes seguidas?
ResponderEliminarPode ter alguma relação na votação popular, mas não se pense que a vitória da Ucrânia seja apenas por solidariedade ou algo do género... Não esquecer que a música já estava selecionada antes de a guerra começar e já estava no top das casas de apostas...
ResponderEliminar"A Ucrânia vai ganhar 12 vezes seguidas?" Não se sabe como será daqui para diante. O futuro o dirá.
ResponderEliminarEmbora a canção da Ucrânia não fosse a minha preferida, era uma das melhores canções a concurso. Fiquei, por isso, bastante contente com a vitória dos Kalush. Já era tempo de rap ganhar a Eurovisão. Além disso, num total de 25 canções, só não gostei nada de 4, a saber: Alemanha, Azerbaijão, Espanha e Reino Unido. Por isso, se não tivesse ganho a Ucrânia, teria ganho a Espanha ou o Reino Unido. Não, obrigado! Ainda bem que ganhou a Ucrânia. E aí o júri português esteve bem porque lhes atribuiu 8 pontos.
ResponderEliminar