A emissora romena TVR transmite, esta noite, o programa Referendum, onde será discutida e votada a permanência (ou não) da Roménia no Festival Eurovisão.
Depois da polémica em torno da anulação dos votos do júri de seis países no Festival Eurovisão 2022, a emissora estatal da Roménia tem sido a emissora visada que mais manifestou o seu desagrado com a EBU/UER, ameaçando retirar-se das próximas edições do concurso e de avançar com uma ação judicial contra a organização do evento do certame.
Deste modo, a TVR discutirá, esta noite, a polémica e a possível retirada do Festival Eurovisão no programa Referendum, conduzido por Mihai Rădulescu, na TVR1. A decisão da EBU/UER em anular a votação romena e a importância da música e da política na competição serão alguns dos assuntos discutidos, estando confirmanda a presença de Iuliana Marciuc (chefe de delegação), Eda Marcus (porta-voz na votação), Liliana Damian (supervisora da votação), Mihai (representante romeno em 2006), Mihai Pocorshi (jurado) e de mais algumas personalidades.
Além disso, a emissora romena abriu uma votação em diversas plataformas online para saber a opinião do público sobre a permanência ou não do país no Festival Eurovisão, conforme pode aceder AQUI. Até ao momento, cerca de 57% dos votantes são a favor da participação da Roménia no Festival Eurovisão, enquanto 37% são contra e 6% não se manifestaram.
Estreante em 1994, a Roménia participou em 22 ocasiões no Festival Eurovisão, sendo que o melhor resultado do país foi alcançado em 2010, quando Paula Seling & Ovi conquistaram a 3.ª posição em Oslo, repetindo a marca de Luminita Anghel & Sistem em 2005. Fora da Final desde 2017, WRS e "Llámame" conquistaram, em Turim, o primeiro apuramento do país desde então, terminando em 18.º lugar com 65 pontos, nenhum deles oriundo de Portugal.
Viva a cultura tem de continuar .
ResponderEliminarMatreirices não. Vamos lá laver o concurso a sério.
ResponderEliminarVamos lá levar o concurso a sério. (corrigido pelo meu supervisor, que sou eu)
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarTeimosos...
ResponderEliminarAldrabaram e mesmo assim levar o drama até ao extremo.
Já os outros 5 estão caladinhos desde que as grelhas com as votações foram publicadas.