Depois do triunfo dos Kalush Orchestra e "Stefania" em Turim, vários líderes europeus felicitaram a Ucrânia pela vitória no Festival Eurovisão 2022.
Após o triunfo dos Kalush Orchestra e "Stefania" no Festival Eurovisão 2022 em Turim, vários líderes europeus e da NATO felicitaram a Ucrânia pelo terceiro triunfo no concurso internacional. "Gostaria de dar os parabéns à Ucrânia por vencer o Festival Eurovisão. E isto é algo que não digo de forma ligeira porque vimos o enorme apoio público de toda a Europa e Austrália pela sua coragem" frisou Mircea Geoana, vice-secretário-geral da NATO, destacando que a mensagem da "magnífica canção" é que "os russos lançaram a guerra mais brutal e cínica desde a Segunda Guerra Mundial".
Ursula Von Der Leyen, presidente da Comissão Europeia, também felicitou os vencedores do Festival Eurovisão 2022: "A vossa canção ganhou o nosso coração. Estamos a comemorar esta vitória em todo o mundo. A União Europeia está convosco" escreveu nas redes sociais. Também Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, recorreu ao Twitter para felicitar a banda e desejando que o concurso de 2023 "possa ser realizado em Kiev, numa Ucrânia livre e unida".
Congratulations #KalushOrchestra and Ukraine for winning #Eurovision
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) May 14, 2022
Tonight your song won our heart.
We are celebrating your victory all over the world.
The EU is with you. pic.twitter.com/SVdx8NISVN
Щирі вітання #KalushOrchestra on winning the #esc2022 Congratulations!
— Charles Michel (@eucopresident) May 14, 2022
Ломаними дорогами прийду я завжди до тебе
Wishing that next year’s #Eurovision can be hosted in Kyiv in a free and united Ukraine. pic.twitter.com/HHJEk3kxlM
Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, também deixou uma mensagem de apoio ao grupo, garantindo que o triunfo "é um reflexo claro não apenas do seu talento, mas do apoio inabalável da sua luta pela liberdade"
Congratulations to Ukraine for winning the @Eurovision Song Contest 2022.
— Boris Johnson (@BorisJohnson) May 14, 2022
It is a clear reflection of not just your talent, but of the unwavering support for your fight for freedom.
Incredibly proud of @SamRyderMusic and how he brilliantly represented the UK tonight.
Ser-se polìticamente correto é isto. Depois venham dizer que esta Eurovisão não tem nada a ver com a política dos nossos dias.
ResponderEliminareste concurso e uma piada... a Ucrânia podia ter mandado a cancao do atirei o pau ao gato que ganhava... política pura! tenham vergonha.
ResponderEliminar