A emissora nacional do Kosovo, RTK, irá apresentar uma candidatura formal de adesão à União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) no final do ano. Contudo, a emissora não cumpre um dos pré-requisitos para a adesão.
O diretor-geral da RTK, Ahmetxhekaj, anunciou, recentemente, que a emissora estatal do Kosovo irá apresentar, no final do ano, uma candidatura formal de adesão à União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER). "É um plano conjunto da atual gestão da RTK para que, no final deste ano ou no início do próximo, seja feita uma candidatura oficial para aderir à EBU/UER" referiu, frisando que a suspensão e remoção das emissoras da Rússia e da Bielorrússia poderão facilitar a adesão, "As chances de sucesso são maiores devido à exclusão da Rússia e da Bielorrússia".
Contudo, o diretor-geral da RTK admite que existem "obstáculos significativos à adesão" visto que o Kosovo não é membro da União Internacional de Telecomunicações, um dos pré-requisitos para a adesão à EBU/UER. No entanto, o Kosovo não pode aderir à UIT sem ser reconhecido pela ONU, algo que tem sido sucessivamente vetado pela Rússia, país que considera ilegal a independência do estado e usa o seu direito de veto.
De realçar que, em 2019, a União Europeia de Radiodifusão discutiu, em Assembleia Geral, a alteração dos estatutos de adesão com a retirada do critério de membro da União Internacional de Telecomunicações, mas a mudança foi chumbada pelos membros efetivos da associação.
Fonte: Eurovoix / Imagem: Google
Nao e so a Russia que nao quer o Kosovo.À espanha tambem nao ia agradar muito...
ResponderEliminarPorquê?
EliminarA Servia nao irá gostar disto
ResponderEliminar