Slider

[AT] ESC2022: Saiba como foram as audiências da Final do Festival Eurovisão 2022 na Europa

 

Alguns países já revelaram os valores da audiência da Final do Festival Eurovisão 2022.


O Reino Unido, segundo classificado no Festival Eurovisão 2022, alcançou um dos melhores resultados dos últimos anos com uma média de 8,9 milhões de espectadores, o que representa um share de 55%. No pico da transmissão, que aconteceu na fase final das votações, mais de 10,6 milhões de britânicos acompanhavam a votação com um share acima dos 85%.

Nos Países Baixos, mais de 3 milhões de telespectadores acompanharam a Grande Final do Festival Eurovisão, com uma quota de mercado de 68,6%. Durante a transmissão mais de 6,85 milhões assistiram a pelo menos um minuto do concurso que, em 2021, foi acompanhado por 5,56 milhões de pessoas no país.

Na Alemanha, país que ficou em último lugar na gala, a Final do Festival Eurovisão 2022 foi vista por uma média de 6,54 milhões de telespectadores, subindo 6% de share comparativamente a 2021. Na faixa etária dos 14 aos 49 anos, o concurso registou uma participação de 50%.

Em Portugal, o Festival Eurovisão 2022 dominou as audiências com mais de 1 milhão e 29 mil espectadores, ainda que tenha registado uma quebra de 170 mil espectadores comparativamente a 2021. Saiba mais detalhes AQUI.

Espanha, terceiro classificado na Grande Final, conquistou um dos melhores resultados audimétricos dos últimos anos. A transmissão foi acompanhada por uma média de 6,8 milhões de telespectadores, correspondendo a uma quota de mercado de 50,8%, o melhor resultado desde 2008. Durante a votação, o programa contou com 7,9 milhões de telespectadores e uma quota de 61,3%. Comparativamente a 2021, o concurso aumentou 2,7 milhões de telespectadores e 21,4% de share.

Em Itália, a transmissão da Final do Festival Eurovisão 2022 alcançou o melhor resultado desde 1991, ano em que o concurso foi sediado em Roma. A final foi acompanhada por uma média de 6 milhões e 590 mil espectadores, tendo uma quota de mercado de 41,9%. O pico de audiência aconteceu durante a atuação de Mahmood & Blanco com 7 milhões e 902 mil espectadores. 

Em França, a transmissão da Final do Festival Eurovisão registou o pior resultado desde 2014. Em média, o concurso foi acompanhado por 3 milhões e 175 mil espectadores com uma quota de mercado de 23,4%, menos 2,3 milhões do que a edição do ano passado. 

Fora da Final pela terceira edição consecutiva, a Áustria registou a pior audiência de uma Grande Final desde 2013, com uma média de 503 mil espectadores na ORF1 e uma quota de 30,2%. Comparativamente ao ano passado, o concurso perdeu cerca de 90 mil espectadores, ficando apenas à frente do registo de 2013 (350 mil espectadores).

Ainda que longe dos tempos áureos, a Roménia registou um aumento nas audiências da Grande Final do Festival Eurovisão 2022, que contou com a presença do país pela primeira vez desde 2018. Em média, o concurso foi visto por 369 mil espectadores com a TVR1 a contar com um share de 8,4%, mais do dobro de 2021 quando o certame foi visto por 178 mil espectadores.

As audiências também subiram na Austrália com cerca de 400 mil espectadores a acompanharem o evento: 204 mil acompanharam a repetição de domingo, enquanto 196 mil assistiram à transmissão durante a madrugada. Comparativamente ao ano passado, a transmissão subiu cerca de 112 mil espectadores nas cinco maiores áreas metropolitanas do país.

Mais de 1 milhão e 400 mil espectadores acompanharam a Final do Festival Eurovisão 2022 na Bélgica. A EEN, na Flandres, registou uma audiência média de 1 milhão e 66 mil espectadores, com o certame a ser o programa mais visto do dia, enquanto na La Une, na Valónia, o programa foi visto por cerca de 352 mil espectadores, sendo o segundo programa mais visto do dia na região. Contudo, comparativamente ao ano passado, o concurso perdeu cerca de 500 mil espectadores.

Na Noruega, a participação dos Subwoolfer na Grande Final do Festival Eurovisão 2022 alcançou a histórica marca de 89% de share. O programa foi acompanhado por 1,2 milhões de espectadores, sendo que, apesar da descida de 275 mil espectadores comparativamente a 2021, foi o suficiente para subir 3,3 pontos de quota de mercado.

A Final do Festival Eurovisão 2022 foi um dos programa mais vistos da semana na Finlândia com uma média de 991 mil espectadores. A marca alcançou 72% de share, ficando a 9 pontos da marca de 2021, quando o concurso foi visto por 1,3 milhões de telespectadores.

Na Grécia, a Final do Festival Eurovisão 2022 foi líder de audiências com 1 milhão e 955 mil espectadores a acompanharem o certame com 52,2% de share, cinco vezes maior do que o segundo programa no horário. Comparativamente a 2021, o programa perdeu 80 mil espectadores, mas conquistou 3 pontos de quota de mercado.

Fora da Final do concurso pela segunda edição consecutiva, a Dinamarca registou a pior audiência de uma Grande Final desde 2007. Em média, o programa foi acompanhado por 529 mil espectadores, menos 4 mil do que em 2021, ainda que tenha registado um share de 52,8%, mais 0,4% que no ano passado.

Na Irlanda, a Final do Festival Eurovisão 2022 foi vista por 314 mil espectadores, o que se traduziu num share de 33%, registando uma perda de 35 mil espectadores comparativamente a 2021, mas aumentando a audiência de 2019.

Mais de 1 milhão e 169 mil espectadores acompanharam a Final do Festival Eurovisão 2022 na Sérvia, registando a maior marca de share do concurso desde 2012 com 47,06%. Ainda que a audiência média apenas tenha registado um aumento de 7 mil espectadores comparativamente a 2021, a quota de mercado subiu 4 pontos com a transmissão eurovisiva.

Na Suécia, o programa foi acompanhado por 2 milhões e 441 mil espectadores que se traduziu num share de 80,9%. Contudo, comparativamente a 2021, o formato perdeu cerca de 500 mil espectadores e 6 pontos de quota de mercado.

Na República Checa, com a transferência do programa do CT1 para o CT2, a transmissão do Festival Eurovisão 2022 foi visto por apenas 137 mil espectadores, o pior registo desde 2015. Comparativamente a 2021, o programa perdeu cerca de 44 mil espectadores.

Com o regresso do país à Final do Festival Eurovisão pela primeira vez desde 2016, a Polónia contou com uma média de 3 milhões e 700 mil espectadores na Final deste ano, com a TVP1 a contar com 3,4 milhões e 36,35% e a TV Polonia cerca de 350 mil e 3,75% de share, sendo o melhor registo desde 2016. O pico da transmissão aconteceu com a atuação de Krystian Ochman com mais de 4,5 milhões de telespectadores sintonizados. Comparativamente ao ano passado, o programa teve um aumento de 2,29 milhões de espectadores.

Cerca de 80 mil espectadores acompanharam a Grande Final do Festival Eurovisão 2022 em Chipre, depois do país ter falhado o apuramento para a final do certame deste ano. Ainda que a semifinal tenha sido o programa mais visto da semana, com cerca de 81 mil espectadores, a Grande Final foi vista por 80 430 espectadores em média, registando uma quebra de 53,8% de share e o pior resultado audimétrico desde 2013.


0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.