O Festival Eurovisão 2022 foi acompanhado por 161 milhões de telespectadores, avançou a EBU/UER em comunicado. O Reino Unido foi o país com maior número de telespectadores, enquanto a Islândia voltou a liderar no share.
A União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) revelou, esta tarde, em comunicado oficial, que o Festival Eurovisão 2022 foi acompanhado por 161 milhões de telespectadores em 34 mercados audimétricos medidos. No total das três transmissões nos mercados analisados, o alcance do certame aumentou 7 milhões e meio comparativamente a 2021, com mais 3 pontos de quota de mercado, com 43,3%, permanecendo mais do dobro da média habitual dos canais de transmissão (18,2%). A faixa etária dos 15 aos 24 anos continua a liderar nas preferências, registando 56,2% (mais 3 pontos que em 2021, permanecendo quatro vezes maior do que a registada no mesmo horário dos canais (14,0%).
Itália, país anfitrião do certame, registou a maior audiência desde o seu regresso ao Festival Eurovisão em 2011, com uma média de 6,6 milhões de telespectadores, uma quota de mercado de 41,9%, e um aumento de 53% quando comparado com 2021. A EBU/UER avança também que um terço dos países (13 dos 34), o Festival Eurovisão superou a barreira dos 50% de share, com destaque para a Islândia (96,4%), bem como para os outros mercados nórdicos: Noruega (89,1%), Suécia (81,4%) e Finlândia (72,4%). Arménia, Bélgica, Dinamarca, Estónia, Grécia, Lituânia, Países Baixos, Espanha e Reino Unido também ficaram acima dos 50%.
O Reino Unido destronou a Alemanha como o país com maior audiência do Festival Eurovisão, o que não acontecia há 11 anos, contando com 8,9 milhões de telespectadores, um aumento de 20% relativamente a 2021. Também Espanha, terceira classificada, contou com 6,8 milhões, um aumento de 86%, e a maior audiência desde 2008.
De realçar que os resultados apresentados anteriormente, não contemplam os resultados audimétricos da Albânia, Azerbaijão, Croácia, Israel, Malta, Montenegro, Macedónia do Norte e São Marino, cujos países não contam com sistema de medição de audiência. Também os valores da Ucrânia não foram contabilizados, com a EBU/UER a referir que, em conjunto com a Rússia, país que foi afastado do concurso, os dois países contavam com uma média de 29 milhões de telespectadores em 2021.
No que diz respeito às redes sociais, o TikTok, parceiro oficial da edição, contou com 189 milhões de visualizações nas duas semanas antes da competição, com 3,3 milhões de utilizadores a acompanharem as galas na plataforma. No Youtube, 42,3 milhões de telespectadores de 232 países e/ou territórios diferentes acompanharam o evento, com um aumento de quase 50%.
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