Três das cinco canções finalistas do Söngvakeppnin 2022 serão interpretadas integralmente em islandês, enquanto outra das propostas será interpretada na versão bilingue.
Ano após ano, a emissora islandesa RÚV mantem uma das regras mais marcantes da sua final nacional: nas semifinais do Söngvakeppnin, as canções são interpretadas em islandês enquanto, na Grande Final, os candidatos interpretam o tema no idioma que pretendem levar ao Festival Eurovisão. Deste modo, depois das semifinais, a emissora revelou a lista de participantes na Grande Final, confirmando a presença de três canções integralmente interpretadas em islandês.
Katla, Stefán Óli e Sigga, Beta & Elín mantiveram as suas propostas em islandês, sendo que o trio feminino não tinha apresentado qualquer versão do tema em inglês. Por sua vez, o grupo Reykjavíkurdætur optou pela mudança para inglês, mas manteve parte da sua canção em islandês, enquanto o duo Amarosis foi o único a optar pela mudança total para a versão em inglês.
Aceda, de seguida, aos finalistas do concurso:
Katla – "Þaðan af"
Reykjavikurdaetur – "Turn this around"
Amarosis – "Don’t you know"
Stefán Óli – "Ljósið"
Sigga, Beta & Elín – "Með hækkandi sól"
Estreante em 1986, a Islândia conta com 33 participações no Festival Eurovisão, tendo como melhor resultado o segundo lugar alcançado em 1999 e 2009 por Selma e Yohanna, respetivamente. Dadi Freyr foi escolhido para representar a Islândia no Festival Eurovisão 2021 com a banda Gagnamagnið, depois do cancelamento do certame de 2020. Com "10 Years", a candidatura islandesa alcançou o 4.º lugar na Grande Final com 378 pontos, fruto do quinto lugar na votação do júri e do público. Portugal atribuiu 11 pontos à canção da Islândia: "10 Years" foi a terceira mais votada do júri português e ficou em oitavo na votação do público.
Sem comentários
Enviar um comentário