Portugal continua, esta noite, a sua caminhada para o Festival Eurovisão 2022 com a segunda semifinal do Festival da Canção 2022. Acompanhe connosco toda a transmissão.
20h00 - Olá a todos! Em dia de aniversário da RTP (Parabéns RTP!!!!), a equipa do ESCPORTUGAL já está pronta para a cobertura da segunda semifinal do Festival da Canção 2022. Como no passado sábado, estaremos divididos entre o estúdio e a sala de imprensa.
20h04 - A semifinal desta noite, que terá lugar no Estúdio 1 da sede da RTP em Lisboa, será apresentada por Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato. Inês Lopes Gonçalves será a responsável pelas entrevistas aos artistas.
20h09 - 10 canções estarão a concurso esta noite, sendo que apenas cinco conquistarão o apuramento para a Grande Final do dia 12 de março. A votação estará a cargo do televoto (50%) e por um júri (50%), que será composto por Dulce Pontes, Tatanka, Pedro Granger, Dino d'Santiago, Surma, Teresa Salgueiro e Miguel Cadete.
20h15 - A transmissão terá início às 21:09h, na RTP 1, RTP Internacional e RTP PLAY. O concurso também será também transmitido em Espanha em três plataformas distintas: RTVE, TV Galicia e PEN TV.
20h21 - Além das atuações dos 10 participantes, juntam-se Lena d'Água, Samuel Úria, Capitão Fausto, e The Legendary Tigerman. Algumas destas atuações foram gravadas nos últimos dias nos estúdios da RTP.
20h25 - Chanel, representante de Espanha em Turim, também atuará na transmissão de hoje. Esta manhã, o ESCPORTUGAL esteve à conversa com a artista e a entrevista será disponibilizada nos próximos dias nas nossas redes.
20h45 - Já estamos dentro do estúdio e na sala de imprensa... Quem está ansioso para o início da gala?
21h12 - Começa a segunda semifinal do Festival da Canção! Começamos com o Eládio Clímaco a introduzir The Legendary Tigerman em jeito clássico!
21h18 - Eládio Climaco segue a sua viagem no tempo e inicia a introdução das canções. Segue-se Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato, que nos explicam as regras do Festival. Aproveitamos para dar os parabéns ao apresentador, que faz anos hoje!
21h21 - Inês Lopes Gonçalvez faz a primeira conexão à green room e damos então arranque ao deslife de canções!
21h27 - "Solta a voz e canta" é a primeira canção desta semifinal. Os Azeitonas apresentam uma coreografia animada e a puxar para um passinho de dança! Gostaram desta apresentação?
21h32 - Segue-se Cubita e "Uma Mensagem Tua". A intérprete apresenta-se em palco com dois músicos, num ambiente intimista e leve, como a própria canção. Os tons de vermelho predominam e a simplicidade da apresentação em palco é evidente. Uma prestação vocal segura ainda que a cantora transmita um ar de vulnerabilidade, necessário para a canção que está a interpretar.
21h37 - "Fome de Viagem" é a canção que se segue. Inês Homem de Melo traz-nos uma coreografia elaborada e bem pensada. É refrescante quanto vemos um artista pensar não só na qualidade da interpretação mas também na componente visual.
21h41 - Segue-se um dos favoritos desta edição do Festival da Canção. Syro apresenta-se sozinho em palco numa apresentação simples e eficaz. Excelente performance vocal e presença em palco, sem grande necessidade de outros elementos de forma a compor a atuação.
21h46 - Os 30 são os novos 20 é o lema dos Pepperoni Passion, que se apresentam em palco ao jeito da sua canção. Vários elementos de coreografia e uma mensagem muito animada que contagiou o público e a nossa sala de imprensa!
21h50 - Regressamos à green room para falar com os artistas que já interpretaram as suas canções!
22h00 - Seguimos o desfile de canções e com Milhanas que defende a sua canção de forma segura. A simplicidade reina nesta aposta em palco. Será suficiente para um apuramento?
22h04 - Segue-se Vampiro Submarino com o seu tema groovy. Uma das apostas mais arriscadas desta semifinal. Veremos se conquista o júri e o público.
22h08 - A oitava canção a apresentar-se em palco é "Pontas Soltas" interpretada por Jonas. Uma apresentação intensa e com uma coreografia contemporânea e arrojada. Elementos de sapateado são conjugados com a interpretação de Jonas. Uma das coreografias mais elaboradas da noite.
22h13 - A penúltima canção é a de Blacci, que se mostra em palco em tons de vermelho, numa performance intimista e com a componente dramática que a canção pede. Apesar de segura existem alguns pontos a melhorar. Conseguirá conquistar a grande final?
22h18 - Fechamos com Pongo e Tristany. Dégrá.dê é mostrada em palco com uma coreografia simples e focada nos dois intepretes. Parece-nos que a solução encontrada para o coro não é a melhor e que ficou algo a desejar... Veremos se consegue o apuramento.
22h22 - Voltamos à green room para conversar com os artistas que acabaram de interpretar as suas canções.
22h33 - As votações estão abertas! Quais os vossos favoritos!
22h44 - Segue-se a homenagem a José Cid com Lena D'Agua, Capitão Fausto e Samuel Úria.
23h00 - Já votaram nos vossos favoritos?
23h04 - Segue-se a homenagem a José Cid, onde são interpretados os seus grandes clássicos. Agora podemos ouvir o seu tema 20 Anos com o próprio homenageado em palco. "Um Grande, Grande Amor" também soa no palco do Festival da Canção.
23h32 - LINHAS ENCERRADAS. Os finalistas estão decididos e vamos conhece-los dentro de poucos minutos.
23h35 - A representante espanhola na Eurovisão 2022 está no palco do Festival da Canção para interpretar o seu tema SloMo. Fiel à apresentação na final nacional, mostrou puro espetáculo em palco.
23h40 - Vamos agora ao anuncio dos finalistas!
23h45 - E OS FINALISTAS SÃO:
MILHANAS
SYRO
INÊS HOMEM DE MELO
PONGO E TRISTANY
PEPPERONI PASSION
Temos então os últimos finalistas do Festival da Canção. Marcamos encontro no próximo sábado. Até lá!
Em atualização
Ines não está nada confortável com essa roupa
ResponderEliminarPrimeiras 3
ResponderEliminarOs azeitonas numa tentativa de lembrar outros anos do festival. Não apreciei.
A Cubita também não me atraiu. A voz pareceu demasiado frágil.
A Inês foi a melhor das 3. Boa interpretação e cureografia. Não aprecio muito a canção.
Ainda Há muito a fazer para que esta canção do Syro funcione no ESC caso venha a vencer. Faltou direção de palco para a apresentação. Largaram tudo na atuação dele e não pe assim que funciona. Lembrem da Estonia em 2013 e da Alemanha 2019.
ResponderEliminarTambém acho. Fez-me lembrar a atuação do FF que também se apresentava sozinho, a diferença é que este último parece-me ter muito mais força neste momento para ir a Turim do que o Syro. O Syro não tem neste momento uma prestação que mereça ir a Turim
EliminarO Syro foi prejudicado pela fraca produçao de palco e as camaras. Num melfest teria arrasado porque os suecos SABEM mexer com a camara e o que funciona em TV. A RTP nao parece ter aprendido.
EliminarCyro elevou a sua música. Não o conhecia bem. Um grande intérprete. Tenho pena da melodia não ser um pouco mais marcante!?!
ResponderEliminarOs peperoni trouxeram um momento giro. Gostei do espírito.
Siro! Que desilusão...que roupa foi essa? Sempre usou grandes estilos e pareceu.me o modelo da Aurea em preto e para homem. A simplicidade foi tanta que so vi o escuro...que coisa pirosa e sem sal...a.pior sem.duvidas. Nao devia passar.
ResponderEliminarSyro foi incrível
ResponderEliminarIsto nao é um festival para eleger cantores fofinhos e dar espaço para as fas entrar em circuíto de euforia. Que se eleja um interprete sem falhas e cante para Portugal e nao para um grupo restrito de pessoas que sao fanáticas por A, B ou C.
Eliminarfoi, incrivelmente mau!
EliminarSyro nao deve passar. Muito amador a apresentacao em palco. Pareceu uma atuacao dos programas das manhãs. Foi um erro o que nos apresentou hoje. A maior desilusao da Noite.
ResponderEliminarJONAS A SURPRESA!!!!
ResponderEliminarA Milhanas esteve muito bem. Cantou muito bem. Pena faltar algo.
ResponderEliminarO vampiro surpreendeu me pela positiva. Tem charme. Faltou um momento de diferenciação talvez.
O Jonas foi surpresa. Não estava a espera desta originalidade. Ainda assim ficou um pouco baralhado. Talvez requeresse um auge para o final.
A balcci também gostei. Excelente interpretação. Tudo em harmonia. Lindo.
Os ponho e tristany excelentes na interpretação. Voz e visual. Esperava um palco mais cheio ou mais movimento, não sei... Mas quero a na final, claro.
A RTP a cometer sempre o mesmo erro, melhora cosmeticamente o palco mas o próprio fio condutor do programa é demasiado previsível, os apresentadores são os mesmos todos os anos, as piadas são muito cringe e só me apetece ver as atuações e ir embora depois isso. No caso de hj só vim pelo Syro e pela Chanel, porque de resto a RTP não presta atenção aos números das audiências nem pede a estas sugestões para melhorar o festival, simplesmente estão a dar tiros nos pês e façam num palco maior, claramente favorece atuações mais intimistas.
ResponderEliminarUm palco maior vai fazer com que as coisas fluam melhor? Oh filha, o problema são as homenagens e os péssimos apresentadores. Convidar amiguinhos para as homenagens, os mesmos de sempre, pouca gente nova, muitos boomers...convidem o profjam ou o richie campbell, não foram aos play music? é o que os jovens ouvem, não são os jose cids da vida
EliminarPongo e Tristany muito aquém das expectativas, sobretudo por aquilo que já os vi fazerem ao vivo.
ResponderEliminarAcho que as vozes do coro foi mesmo a pior parte.
Concordo. Também fiquei muito desiludido. Estou muito triste.
EliminarAh mas esperavam que arrasassem? Eu desde o Conan já não espero nada destes ''temas''
EliminarDepois de ver esta segunda semi final, sem dúvida Áurea ou FF para Turim .. sem dúvida alguma...
ResponderEliminarEu adoro o festival da canção e a eurovisao, mas vamos ser sinceros. Que programa chato e aborrecido.
ResponderEliminarConcordo. Sempre a mesma conversa, os mesmos apresentadores, homenagens da treta… haja paciência.
EliminarPela primeira vez, não achei chato. Negar que foi dos anos mais fortes é ridiculo. Negar que a RTP se esforço e que musicos começam a trabalhar no staging? Já começa a cansar estarem SEMPRE a desmerecer o que fazemos, que o fazem lá fora é que é bom. Este ano temos um nivel optimo, vi o recap da final e nota-se. Criticam tudo mas depois quando ganhamos já mudam a opinião. Não há paciencia! A unica coisa chata são as homenagens, só isso.
EliminarBoa noite, não levem a mal, mas queria fazer aqui duas perguntas:
ResponderEliminar1- Já alguma vez aconteceu o Hugo van der Ding dizer uma piada com graça? Donde é que saiu aquele gajo...?
2- O Hugo van der Ding está a receber um salário para fazer... ah... não sei muito bem o que andou ele ali a fazer. Esta noite e no sábado. Portanto, está a receber um salário, certo? Como é que se arranjam empregos destes? Se é para fazer figuras deprimentes na televisão, eu também sou capaz e ofereço-me já aqui.
Muito boa boita a todos!
"Negar que foi dos anos mais fortes é ridiculo."
ResponderEliminarHummmm... Muito sinceramente, não me parece. Desde 2017 que o FdC tem vindo sempre a subir a subir. Algum ano tinha de descer. Foi este ano. Mas é apenas a minha opinião.
Humm, pois a mim, parece-me. Desde 2017 que o FDC tem vindo a evoluir muito, não é só a minha opinião, é também de estrangeiros que vão dizendo o mesmo. São SEMPRE os portugueses que falam mal e deitam abaixo. Sempre. Todos os anos se queixam das canções, portanto não venhas dizer que o nivel piorou. O FDC já desceu de ano, mas não foi em 2022, e o recap da final prova exatamente isso.
Eliminar