19:20h - Olá a todos! A equipa do ESCPortugal, que fará a cobertura da grande final do Festival da Canção, já se encontra nos estúdios da RTP. A cobertura do evento será feita no estúdio onde decorre o espetáculo e na sala reservada à imprensa.
19:45h - A final do Festival da Canção será apresentada, mais uma vez, por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim. Inês Lopes Gonçalves será a responsável pela greenroom.
19:55h - 10 canções conseguiram o apuramento para a final do concurso, provenientes das semifinais que tiveram lugar no passado sábado e segunda-feira. A votação estará a cargo do televoto (50%) e do júri regional (50%, com o público a ter poder de desempate na votação.
20:05h - A transmissão terá início às 21:05h, na RTP 1, RTP Internacional e RTP PLAY. Pela primeira vez, o concurso será também transmitido em Espanha em três plataformas distintas: RTVE, TV Galicia e TEN TV.
20:15h - Aos 10 finalistas, juntam-se Bateu Matou, Lura, Blaya e Sara Correia, como convidados especiais.
20:35h - Faltam cerca de 35 minutos para o início da transmissão. Queremos saber quais são os vossos favoritos e quem acham que vai vencer o Festival da Canção 2022?
21:01h - Estamos a escassos minutos do início da Grande Final. Previsões?
21:12h - Teve agora início a emissão da Grande Final do Festival da Canção 2022, apresentada por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim. Na Greenroom estará Inês Lopes Gonçalves. Estão desse lado?
21:15h - Revemos agora alguns momentos da história da emissora portuguesa.
21:17h - Relembramos agora a vitória portuguesa no Festival Eurovisão em Kyiv, em 2017, cidade que neste momento faz face a uma invasão russa.
21:19h - O televoto continua aberto. Já votou na sua favorita?
21:25h - Pongo e Tristany abrem o alinhamento da Grande Final. A dupla apresenta-nos uma atuação semelhante à que pudemos ver na segunda semifinal, se bem que mais energética. Podemos ver que a atuação foi trabalhada de modo a limar alguns detalhes.
21:29h - Syro segue-se no alinhamento. Apresenta-se de branco, que sobressai melhor em palco. Temos coro em palco, que dá uma outra dimensão à apresentação visual e vocal da atuação. Syro também esteve melhor vocalmente, em relação à semifinal. Parece um candidato à vitória.
21:33h - A terceira canção, "Corpo de mulher", é interpretada por Milhanas. Apresenta-se com o mesmo vestido, mas com um penteado diferente, que favorece a cantora. Em palco, podemos ver cinco mulheres, que permanecem intactas durante toda a atuação, e que representam muito bem o tema da letra da canção. A nível vocal, esteve irrepreensível, tal como na semifinal.
21:39h - Segue-se Inês Homem de Melo no alinhamento, com a canção "Fome de Viagem". Atuação semelhante à semifinal, carismática, vocalmente muito segura, e é possível ver o entusiasmo de Inês Homem de Melo em relação a todo este mundo do Festival da Canção.
21:43h - Aurea interpreta agora "Why?". Atuação vocalmente irrepreensível, tal como seria esperar de Aurea. O crescendo da canção, acompanha o crescendo da carga emocional que Aurea coloca na sua interpretação. Sem surpresas, uma forte candidata à vitória.
21:49h - Temos agora um direto da Greenroom. Já ouvimos as primeiras cinco canções. Qual foi a vossa favorita até agora?
21:54h - Os Quatro e Meia são os intérpretes de "Amanhã", a sexta canção na ordem de atuação. A atuação é idêntica a nível visual, embora pareça fluir de forma mais natural. A nível vocal, foram igualmente mais seguros, em relação à primeira semifinal. Uma atuação sólida, por parte dos Quatro e Meia.
22:00h - FF é o intérprete de "Como é Bom Esperar Alguém". A atuação é muito semelhante à da primeira semifinal, embora com algumas mudanças ao nível dos planos de câmara. Uma interpretação perfeita, sendo esse o ponto alto desta proposta de FF.
22:05h - A oitava canção, "Ginger Ale", é interpretada por Diana Castro. O empenho na atuação em palco, foi crucial para dar uma nova vida a esta proposta, e potencializar a canção. Mantém o mesmo outfit da semifinal, que assenta muito bem à cantora. Não competirá pela vitória, mas foi uma atuação bem conseguida.
22:10h - A penúltima canção é "saudade, saudade", interpretada por MARO. Apresenta-nos uma atuação mais próxima da versão acústica, muito provavelmente em resposta aos pedidos dos fãs. Temos agora um coro, que dá uma nova vida à canção. Uma atuação muito superior à da segunda semifinal. Mais uma possível vencedora.
22:15h - A última canção do alinhamento é "Código 30", interpretada pelos Pepperoni Passion. Uma atuação carismática, com bastante empenho para nos oferecer um bom show visual. Independentemente de opiniões pessoais, trazem decerto diversidade musical a este alinhamento. Poderemos ter uma surpresa na votação?
22:17h - Mais um direto da Greenroom. Já pudemos ouvir os dez finalistas. Qual foi, ou quais foram, as canções que receberam os vossos votos?
22:25h - Relembramos Armando Gama, representante de Portugal no Festival Eurovisão de 1983, com a canção "Esta Balada que te dou". O cantor faleceu este ano.
22:33h - Temos agora uma homenagem a Tozé Brito.
22:46h - Mais um recap das atuações dos dez finalistas. Previsões? Quem recolheu o seu voto?
23:01h - Até agora, foram submetidos mais de 50 000 votos. Quem acham que vai receber os 12 pontos do público?
23:08h - Mais um interval act, desta vez com Lura, Sara Correia, Blaya, e Bateu Matou, que revisitam vários temas de edições anteriores do Festival da Canção. Estão a gostar?
23:25h - Estamos quase nas 60 000 chamadas. Quantas são vossas?
23:34h - Os nossos apresentadores oferecem-nos mais um momento musical, com muito humor à mistura, onde apelam ao voto nas canções a concurso. Batemos o record de votos do ano passado?
23:36h - Suzy, Claudia Pascoal, Anabela, Elisa e The Black Mamba, anteriores vencedores do Festival da Canção, juntam-se aos apresentadores.
22:42h - TELEVOTO ENCERRADO. Estamos cada vez mais perto de conhecer o nosso representante no Festival Eurovisão 2022.
23:52h - Os The Black Mamba voltam ao palco do Festival da Canção, para interpretar "Love is on my side", canção vencedora da edição anterior do Festival da Canção. E que sucesso fez na Eurovisão!
00:01h - Revemos agora o percurso de Itália, o nosso país anfitrião, ao longo da história do Festival Eurovisão.
00:05h - Começa a votação do júri regional. Começamos pela região Norte, que atribui 12 pontos a MARO.
00:07h - Segue-se a região Centro, que atribui 12 pontos a MARO.
00:09h - A Região de Lisboa e Vale do Tejo, atribui a pontuação máxima a Diana Castro.
00:11h - A região do Alentejo, atribui 12 pontos a FF.
00:13h - A região do Algarve, atribui a pontuação máxima a Aurea.
00:15h - A penúltima região a anunciar os votos, a Madeira, atribui os 12 pontos a Maro.
00:17h - Por último, a região autónoma dos Açores atribui 12 pontos a Maro.
00:20h - Começam agora a ser anunciados os resultados do televoto.
1 ponto é atribuído aos Pepperoni Passion.
2 pontos, são atribuídos a Milhanas
3 pontos são atribuídos a Pongo e Tristany
4 pontos são atribuídos a Diana Castro
5 pontos são atribuídos a Aurea
6 pontos são atribuídos a SYRO
7 pontos são atribuídos a Inês Homem de Melo
8 pontos são atribuídos a FF
10 pontos são atribuídos aos Quatro e Meia
12 pontos são atribuídos a MARO
PARABÉNS!
00:26h - Obrigado a todos os que ficaram desse lado.
EM ATUALIZAÇÃO
Pongo e tristany muito bem. Por mim podem rumar a Turim
ResponderEliminarSyro também pode ir pra Turim. Muito melhor.
ResponderEliminarMuito bem o Syro
ResponderEliminarMilhanas foi excelente.
ResponderEliminarO que é mau para muita gente que prefere o que é ruim.
EliminarO astro foi brutal hoje…excelente
ResponderEliminarA Inês uma grande cantora.
ResponderEliminarA Aurea, se for ela também ficamos bem representados.
ResponderEliminarGostei mais da Aurea hoje, não vou negar. Mais ainda tenho sérias dúvidas se será a melhor escolha...
ResponderEliminarÁurea ou FF
ResponderEliminarOs quatro e meia. A minha canção preferida para ouvir vez após vez. Se ganhassem era chique, muito digno.
ResponderEliminarEsse tipo de atributos nunca diz nada ao júri e ao público raras vezes. Vai sair mais uma balada para quem sofre de insónias.
EliminarFF excelente. Também merece ir a Turim. Por mim... Mais uma que me deixaria feliz.
ResponderEliminarAcho que a Aurea vencerá. Será que teremos Syro. Não consegui sentir a vibe na música dele. Queria Pongo & Tristany mas duvido o júri apoiar a música deles. E ainda foi a primeira. Maro acredito que não vença.
ResponderEliminarMari tem uma canção excelente de ouvir e simplesmente bem interpretada.. Para Turim? Não consigo ter a certeza.
ResponderEliminarMaro vencedora ❤
ResponderEliminarA Maro esteve perfeita, merece ganhar! Foi magia!
ResponderEliminarParabéns aos outros.
ResponderEliminarPara Turim:
Syro? Aurea? Maro?
Tristany? Quatro e meia?
Parabéns RTP
Parabéns apresentadores.
Maro! Eu sabia que ela iria melhorar
ResponderEliminarQuem terá convencido aquele pseudo-apresentador chamado Hugo que tem graça?
ResponderEliminarA cunha que o contratou.
EliminarNinguém comenta o quanto o festival em si é chato, aborrecido com antiquado? 2022 e ainda fazem programas assim?
ResponderEliminarVale as actuações e as votações, todo o resto é uma seca.
Chato e comprido e quando as atuações não valem um chavo então torna-se mesmo intragável.
EliminarChato e comprido e quando as atuações não valem um chavo então torna-se mesmo intragável.
Eliminar