Apresentamos nestes primeiros dias do ano uma série de artigos especiais como balanço do ano de 2021. No ano que agora terminou, muitas pessoas partiram e todas elas deixaram saudades no mundo eurovisivo. O ESCPORTUGAL registou as partidas de apresentadores, autores, compositores e intérpretes que, na sua carreira, marcaram presença e fazem parte da história do Festival da Canção e Festival Eurovisão. Vamos recordar:
Faleceu o cantor Carlos do Carmo, representante de Portugal em 1976
Notícia triste logo nas primeiras horas de 2021: Carlos do Carmo, representante de Portugal no Festival Eurovisão de 1976, falecera aos 81 anos, vítima de um aneurisma na aorta. O Governo decretou Dia de Luto Nacional e "Lisboa Menina e Moça" tornou-se a canção oficial de Lisboa.
Morreu o cantor e compositor Liam Reilly, segundo classificado em 1990
Ainda no primeiro dia do 2021 falecia o cantor e compositor irlandês Liam Reilly, que terminara em 2.º lugar no Festival Eurovisão de 1990. Tinha 65 anos.
Morreu Shay Healy, compositor irlandês responsável por "What's Another Year", tema vencedor do Festival Eurovisão de 1980. Tinha 78 anos.
Participante nas primeiras edições do Festival da Canção, o cantor Artur Garcia faleceu, a 15 de abril, na véspera de comemorar o 84.º aniversário.
Svante Thuresson, representante sueco no Festival Eurovisão de 1966, onde alcançou o 2.º lugar na classificação final, faleceu aos 84 anos, vítima de doença prolongada.
Franco Battiato, representante italiano no Festival Eurovisão de 1984, faleceu aos 76 anos, com a família a não revelar as causas da morte do artista.
Responsável pela direção de orquestra nas participações das Doce e dos Da Vinci no Festival Eurovisão, o maestro Luís Duarte, que também participou em várias edições do Festival da Canção, faleceu aos 71 anos, vítima de doença prolongada.
O músico folk e compositor arménio Djivan Gasparyan, que subiu ao palco no Festival Eurovisão 2010 ao lado de Eva Rivas, faleceu aos 92 anos. Foi distinguido pela UNESCO e indicado ao Grammy de Melhor Álbum de Música Tradicional.
O ator e artista Igor Vovkovinskiy, de nacionalidade ucraniana e norte-americana, faleceu a 20 de agosto, fruto de doença cardíaca. Igor tinha 2,34 metros de altura, sendo um dos homens mais altos do Mundo, e participou no Festival Eurovisão em 2013.
Stefaan Fernande, jurado do Festival Eurovisão 2021, faleceu aos 54 anos
Faleceu o artista mais velho a subir ao palco do Festival Eurovisão, Emil Ramsauer. O representante helvético em 2013 tinha 103 anos.
Sem comentários
Enviar um comentário