Seis candidatos disputaram, esta noite, a primeira semifinal do Benidorm Fest 2022, final nacional de Espanha para o Festival Eurovisão 2022. Conheça os quatro finalistas da gala.
A emissora espanhola RTVE transmitiu, esta noite, a primeira de duas semifinais do Benidorm Fest 2022, final nacional de Espanha para o Festival Eurovisão 2022. Com 6 temas a concurso, a votação esteve a cargo do público (50%), dividido entre o televoto e o júri demoscópio, enquanto o júri (50%) será constituído por Estefanía Garcia, Felix Bergsson, Marvin Dietmann, Miryam Benedited e Natalia Calderón.
Aceda, de seguida, aos resultados da noite:
Apurados
1.º Chanel – "Slo mo" - 110 pontos
2.º Tanxugueiras – "Terra" - 93 pontos
3.º Blanca Paloma – "Secreto del agua" - 79 pontos
4.º Varry Brava – "Raffaella" - 74 pontos
Eliminados
5.º Azúcar Moreno – "Postureo" - 69 pontos
6.º Unique – "Mejores"- 40 pontos
Estreante em 1961, Espanha conta com 60 participações no Festival Eurovisão, tendo ganho as edições de 1968 e 1969. Escolhido internamente pela emissora espanhola, Blas Cantó representou Espanha no Festival Eurovisão 2021 depois do cancelamento do concurso de 2020. Em defesa de "Voy A Quedarme", o cantor ficou em 24.º (e penúltimo) lugar com apenas 6 pontos, todos oriundos da votação do júri da Bulgária (4) e do Reino Unido (2).
A Chanel foi incrível, para mim a melhor da noite
ResponderEliminarA Chanel está pronta para ir à Eurovisão
EliminarPara mim, está ganho pelas Tanxugueiras. Foram as minhas preferidas.
ResponderEliminarNão esperava, mas a Chanel partiu a loiça toda.
ResponderEliminarMuito feia a atitude de Salvador Sobral, quando terminou de cantar e - decorrendo ainda a votação - pediu para que se votasse "nas galegas". O que poderá ganhar com atitudes destas? Perpetuar a ideia de rebeldia? Ter-lhe-ia sido tão difícil interpretar a canção e simplesmente agradecer?
ResponderEliminarNão vi mal nenhum, os galegos adoraram.
EliminarO mal está no facto de estar a decorrer uma votação e não ser, de todo, correto um convidado mostrar a sua preferência durante a votação. Achar-se-ia certo que, no ESC ou no nosso FC, um convidado expressasse a sua preferência (sem que lhe tivesse sido pedido) durante o tempo destinado à votação do público? Que o tivesse feito numa entrevista anterior ou posterior à atuação compreender-se-ia e é mais do que óbvio que tem direito à sua opinião. Durante a votação é tendencioso e muito pouco respeitoso para com os outros intérpretes e autores.
Eliminar15:37 Opá, haja paciência. A apresentadora fez o mesmo por outro tema do Benidormfest e ninguem chorou por isso. Não é tão profundo, elas foram injustiçadas pelo juraod e o Salvador expressou o seu apoio a favor delas. Vivemos num país livre democrático e não numa ditadura, felizmente. Quem não gosta, temos pena. Hoje em dia tudo é tendencioso e polémico, até a honestidade e genuidade de alguém. É lidar com isso.
EliminarEste Benidorm Fest foi tão mau... Nunca mais falo do Festival da Canção.
ResponderEliminarApresentação e programa em si, péssimos.
A produção também muito fraquinha.
Pergunto-me também como é possível os jurados darem tantos votos ao Varry Brava...
Só digo: ai de quem diga que Inês Lopes Gonçalves está mal vestida, vocês viram aquela moça com calças de licra, um pedaço de tecido vermelho a tapar os seios e luvas transparentes até cotovelo?
EliminarMuito criticar o festival da canção mas tendo em conta que têm um budget enorme a rtve esforçou-se entre pouco e nada: o som estava terrível, maus planos de camara e do platô nem se fala.
EliminarVergonhoso o que se passou no juri. Já sabiam que as galegas tinham aquilo no papo, portanto decidiram lixa-las. VERGONHA. GRAÇAS A DEUS que Portugal não tem juri internacional. Quanto à Chanel, sim, dança muito bem, package completo, mas é mais do mesmo. Espanha tem que parar com esta mania que só vão triunfar com divas a dançar musica uptempo. Eu sei que muitos eurofãs espanhois são loucos por divas com roupas extravagantes, mas a moda Jennifer Lopez nos 2000s já passou amigos. Não é assim que a eurovisão funciona, não aprenderam em 2021? Deu show mas a música é fraca, não traz novidade ao ESC. A musica não é suficientemente catchy para agarrar o público. Blanca ou as Tanxungueiras safam Espanha de um bottom 5. Os outros, veremos.
ResponderEliminarPortugal não têm júri International tens razão sim senhor, concerteza... mas temos cá cada júri que nem te digo... o júri do Algarve... o júri da Madeira... ai kredo!
EliminarO problema das Taxungeiras foi o staging e os planos de câmara. Só que isso pode ser corrigido no ESC, quando tiverem mais meios e um palco maior. Os The Black mamba tinham um staging pessimo em Portugal e depois foi o que foi.
ResponderEliminarO problema das Taxungeiras é o nome... soa a Texego... quem quer texugos na eurovisão?
EliminarEu gostava de ver Texugos na Eurovisão e mas por agora contentava-me com ver lobos a comer uma banana
EliminarChanel foi a grande surpresa
ResponderEliminarTanxugueiras estiveram bem mas o staging e a coreografia sobram, unique foram vocalmente muito fracos e as azucar moreno poderiam ter passado em vez de Varry Brava
o Rayden é o meu favorito a vencer ainda tenho esperanças 🕯️
ResponderEliminarA Javiera Mena também tem uma canção interessante, espero que surpreenda amanhã.
E o meu apoio às Tanxugueiras mantém-se independentemente se já não vão ESC. Viva o Folclore 💃💃
Que um juri internacional tenha mais poder na votação do que o público do próprio país parece-me um escândalo. Uma injustiça enorme. Se fosse comigo, estaria possesso, mas eles lá sabem. A conclusão que tiro desta noite é que Espanha quer que o Benidormfest seja um wannabe melfest e está mais preocupada com o resultado do país num festival do que em levar um bom tema e dar voz a outros espanhóis na Europa. Vejo ali ZERO respeito pela cultura tradicional de outras regiões, o que me faz perceber um pouco o porquê de terem surgido estes movimentos separatistas, mas adiante. As galegas têm ali muita coisa para polir, tanto em cenografia como coreografia. Isso pode ser trabalhado. Já a Channel, com aquela música e voz medíocre, não pode fazer muito. A channel tem ainda outro problema, não pode usar o playback sempre e substitui-lo pela voz como fez esta noite, portanto boa sorte a esconder os ''falhos'' e a falta de ar em Turim. Não vejo nada de ''latino'' ali para além do idioma. É pseudo pop dance americano. Último ponto, a Blanca ter passado à rasquinha graças ao júri. Ela foi muito inteligente no que toca ao staging e teve uma atuação fantástica. Merecia mais.
ResponderEliminarTanxugueiras: Aquele palco precisa de chamas de fogo. Literalmente.
ResponderEliminarOs bailarinos da chanel são demasiado baixos. Esteticamente fica feio.
ResponderEliminarAmei o palco de Espanha. Melhor que o nosso que é sempre pequenissimo. E usaram fogo de articio e fumo de palco!!!
ResponderEliminarQuanto mais divas na eurovisão melhor para nós...:P
ResponderEliminarSe levarmos uma diva com um vestido comprido vai ser pior...
EliminarGostei da diversidade e mais uma vez realço a importância de ter canções uptempo que tenham bailarinos porque estes bailarinos precisam de meter comer na mesa, é trabalho pago e bem.
ResponderEliminarparabéns para a Espanha e RTVE na produção e no staging para um leque de canções muito diferentes, modernas e cheias de energia ...gosta de ver um pouco disto no Festival da RTP
ResponderEliminarTenho esperança que Espanha tenha a coragem que Portugal não teve em determinados momentos e consagre vencedor a canção das Tanxugueiras.
ResponderEliminarSou da opinião de que a canção das Tanxugueiras não é nada de extraordinário. À primeira audição, é monótona. Enfim.
ResponderEliminarTanxugueiras são as justas vencedoras.
ResponderEliminarGostei muito das Tanxugueiras.
ResponderEliminarO que vejo aqui nos comentários é apenas fanatismo pelas tanxugueiras, não estiveram a altura. Chanel foi a melhor da noite e viu se o trabalho duro deu frutos. Aceitem❤️😱
ResponderEliminarAzucar Moreno mereciam ir a final
ResponderEliminarTanxugueiras
ResponderEliminarAs Tanxugueiras representam a Galiza e o galego-português, vamos todos apoiar as Tanxugueiras.
ResponderEliminarTal como o português, com o decorrer do tempo se "autonomizou" e se afastou do galego-português inicial, também o galego seguiu o seu caminho (independente) enquanto idioma. Hoje há português e há galego e não são um único idioma, não são iguais. A ser assim, esperar-se-ia que os habitantes da Galiza apoiassem sempre as canções interpretadas em português - mas com certeza pensam pela sua cabeça e apoiam só quando gostam.
EliminarChanel muito bem mas, o que é que há de espanhol naquilo? Até o coreógrafo é estrangeiro. Esta coisa de ter estrangeiros (que nem nacionalidade no país têm) parece-me tão ridículo. Mudem o nome para outra coisa, porque eurovisivo isso não é. Estão a roubar oportunidades ao povo e a dar um estalo à própria cultura, cultura essa que já não é conhecida lá fora. A suiça e Malta fazem isso com a Sacha, agora Espanha também? Qualquer dia estamos todos a falar inglês.
ResponderEliminarA música da Chanel é cantada em castelhano... Não estou a perceber a coisa de falar inglês...
EliminarEu nao percebo nada do que ela cantou
Eliminar17:40 Ouvimos a mesma canção? É canta em espanhol e inglês, desde quando é que secondary é castelhano?
EliminarVai ser lindo quando Espanha levar a Chanel e receber 0 pontos de Portugal por não ter levado as tanxugueiras
ResponderEliminarDo júri talvez não, mas vejo o televoto tuga votar mais na Chanel que nas Tanxugueiras
EliminarCoitada da Ana Malhoa que á tantos anos mexe tudo que a Chanel mexe e nunca foi convidada por a RTP. Mas se fosse a Ana no Festical da Canção todos aqui que se atiram ao chão por a Chanel só tratavam mal a Ana. Porque em Portugal a Ana é pimba e má para os Portugueses mas a Chanel da Espanha e a Eleni do Chipre são boas para esses mesmos. Eu acho que para o Festival estár em alto há espasso para a Aurea, a Ana e a Pongo para representar tudo e todos.
Eliminar