Depois de falhar as últimas edições do concurso internacional, a emissora montenegrina RTCG marcará presença no Festival Eurovisão 2022. Contudo, apesar de abdicar da realização do Montevizija e apostar numa seleção interna, a RTCG abriu inscrições para o concurso, tendo alcançado o maior número de candidaturas de sempre: 30 compositores entraram na corrida para Turim.
"É o maior interesse dos compositores dos últimos dez anos" frisou Ivan Maksimovic, confirmando-se ser o maior volume de submissões desde a independência do país, visto que cada compositor poderia submeter duas canções. Nos próximos dias, um painel de jurados avaliará todas as canções, com os seguintes critérios: música (50 pontos), letra (30 pontos) e potencial de produção (20 pontos). A canção que marcar o maior número de pontos será a escolhida para representar Montenegro em Turim.
Estreante em 2007, Montenegro conta com 11 participações no Festival Eurovisão, conquistando apenas 2 apuramentos para a Grande Final: em 2014, Sergej Ćetković foi 19.º classificado e, em 2015, Knez conquistou o 13.º lugar em Viena. Em Telavive, o grupo D mol representou o país com "Heaven", terminando em 16.º lugar na semifinal com 46 pontos.
Sem comentários
Enviar um comentário