A emissora italiana RAI revelou o regulamento do Festival di Sanremo 2022. Caso tenha manifestado interesse, o vencedor do certame representa o país no Festival Eurovisão 2022.
A emissora estatal de Itália revelou, esta manhã, o regulamento do Festival di Sanremo 2022, evento que terá lugar de 1 a 5 de fevereiro. Tal como havia sido anteriormente anunciado, o concurso contará com 24 artistas a concurso, sendo 2 deles oriundos do Sanremo Giovani, pré-seleção que termina a 15 de dezembro.
A principal mudança comparativamente aos anos anteriores está refletida no sistema de votação, que continuará a cargo de três grupos: impressa, painel demográfico e público. Contudo, o júri demográfico, que costumava ser composto por 300 consumidores musicais, será aumentado para 1000 elementos, levando em conta uma distribuição equitativa por género, idade e região, e votará por uma aplicação personalizada. A votação da imprensa, que tem sido decisiva nos últimos anos, também sofrerá alterações, sendo subdividida em três painéis: imprensa escrita e televisiva (33%), imprensa online (33%) e rádio (34%). Tal como nos anos de anteriores, os painéis votarão nos 24 artistas através de um ranking de preferência.
Nas duas primeiras galas (1 e 2 de fevereiro), sendo que cada uma contará com 12 canções a concurso, a votação estará a cargo exclusivo da imprensa, não tendo sido especificado se a divisão entre os diferentes meios será revelada. Na terceira gala (3 de fevereiro) a votação estará a cargo do público e do júri demográfico, com 50% cada, enquanto a quarta gala, conhecida como a gala dos covers, contará com a votação dos três painéis. Na Grande Final, a votação estará a cargo do público (100%), sendo que os três candidatos mais votados das cinco galas conquistarão o apuramento para a SuperFinal, onde a imprensa (33%), júri demográfico (33%) e o público (34%) selecionarão o vencedor do certame.
Tal como nos últimos anos, o vencedor do Festival di Sanremo 2022 será a escolha da RAI para o Festival Eurovisão 2022. Contudo, todos os artistas interessados em participar no certame internacional terão de manifestar interesse junto da RAI antes do concurso: caso o vencedor não tenha manifestado interesse prévio em participar no Festival Eurovisão, a emissora italiana selecionará outro dos participantes para representar o país em Turim.
Sem comentários
Enviar um comentário