VAL, Naviband, Litesound e Angelica Agurbash, antigos representantes bielorrussos no Festival Eurovisão, foram incluídos na lista de inimigos do Estado do país. Denis Kurian e Evgney Perlin também estão incluídos na lista.
Um ano depois da eleição de Alexander Lukashenko para um novo mandato presidencial, as atenções internacionais continuam focadas na Bielorrússia, com a crescente tensão e inquietação no país e nas relações internacionais. Depois da expulsão da BTRC da lista de países da EBU/UER, o que coloca o país fora do Festival Eurovisão, o país tem estado em destaque na imprensa internacional depois da ordem de regresso da velocista Krystina Timanovskaya após críticas ao Comité bielorrusso nos Jogos Olímpicos de Tóquio, com a atleta a receber um visto humanitário da Polónia.
Contudo, nos últimos dias, o Governo da Bielorrússia atualizou a lista de entidades consideradas "inimigos do Estado", com a entrada de vários antigos representantes do país no Festival Eurovisão. A dupla VAL, que representaria o país em 2020, foi incluída na lista ao lado da formação dos Naviband, representantes em Kiev, depois de terem marcado presente em vários protestos contra o governo. Os Litesound, representantes em Baku, também estão na lista depois de manifestarem o seu apoio a Sviatlana Tshikanouskaya na campanha eleitoral, bem como Angelica Agurbash, que conta com uma ordem de extradição e que poderá ser condenada a uma pena de prisão, e aos apresentadores do Festival Eurovisão Júnior, Denis Kurian e Evgeny Perlin, com o último a ter renunciado ao seu cargo na BTRC no verão passado devido às tensões e protestos no país.
Ksenia Sitnik e Alexey Zhigalkovich, vencedores do Festival Eurovisão Júnior de 2005 e 2007, respetivamente, também foram incluídos na listagem, bem como Volha Satsiuk, representante do país no concurso infanto-juvenil. Por sua vez, Polina Smolova, representante bielorrussa no Festival Eurovisão de 2006, também figura na listagem de "inimigos do Estado" lançada pelo Governo bielorrusso.
Meu Deus,sobra alguem que nao tenha sido colocado Na lista? Triste w ver tal desenvolvimento Na Belarus mas todo o meu apoio aos manifestantes
ResponderEliminarMais vale colocar já todos os antigos representantes do país na lista.
ResponderEliminarOu melhor, poupa-se tempo e trabalho e colocam-se já todos os cantores que o país tenha.