A União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) concordou pela suspensão permanente da emissora estatal da Bielorrússia de membro ativo da associação.
O Conselho Executivo da União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) concordou, ontem, em suspender permanentemente a associação da emissora estatal da Bielorrússia à EBU/UER, semanas depois de ter anunciado o processo de suspensão devido "a transmissão de entrevistas aparentemente obtidas sob coação" no final de maio e de não ter recebido qualquer recurso da BTRC no prazo estabelecido.
Desde a criação da EBU/UER esta é a primeira vez que um membro da associação é suspenso da sua adesão, tendo a suspensão entrado em vigor no dia de hoje, 1 de julho. Deste modo, a BTRC deixou de ter acesso aos vários serviços da organização, com destaque para as trocas de conteúdos noticiosos e musicais, a cobertura de determinados eventos e serviços de proteção de interesses, entre outros.
Sendo a única emissora da Bielorrússia associada ao organismo, a suspensão de membro ativo da EBU/UER coloca também o país fora do Festival Eurovisão Júnior 2021 e do Festival Eurovisão 2022, bem como dos restantes eventos eurovisivos, até que a situação seja revertida. De realçar que, este ano, a BTRC foi desclassificada do concurso depois da submissão de duas candidaturas do grupo Galasy ZMesta com conteúdo político.
Sem comentários
Enviar um comentário