A emissora sueca SVT anunciou, esta tarde, que as inscrições para o Melodifestivalen 2022 abrem a 24 de agosto. Os escolhidos serão revelados depois de 25 de novembro.
A emissora estatal da Suécia anunciou, esta tarde, que as inscrições para o Melodifestivalen 2022, final nacional do país para o Festival Eurovisão 2022, abrem a 24 de agosto de 2021, com os compositores e os artistas a poderem submeter as suas propostas até 17 de setembro.
Tal como nos anos anteriores, o concurso do próximo ano contará com 28 canções na corrida para representar a Suécia em Itália, sendo que 14 canções serão escolhidas diretamente do processo de inscrições por um júri selecionado. As restantes 14 canções serão oriundas dos convites diretos da SVT a compositores e a cantores, com a emissora a poder recuperar algumas das canções submetidas para estas vagas. Ao contrário dos últimos anos, o concurso de 2022 não contará com nenhum wildcard do P4 Nästa.
Todos os compositores suecos estão autorizados a participar na seleção, sendo que os compositores estrangeiros também poderão participar desde que, em cada candidatura, exista pelo menos um compositor ou letrista sueco. A emissora sueca também presente que, no concurso do próximo ano, metade dos compositores e letristas concorrentes sejam do sexo feminino.
Além disso, a SVT manifestou interesse em dar prioridade, no processo de seleção, a 10 canções interpretas em sueco, destacando que uma canção poderá ser enviada com a letra em vários línguas. Contudo, caso seja a vencedora do Melodifestivalen, a SVT decidirá qual o idioma que será interpretado no Festival Eurovisão 2022.
Estreante em 1958, a Suécia conta com 60 participações no Festival Eurovisão, sendo o segundo país com maior número de vitórias, 6 (1974, 1984, 1991, 1999, 2012 e 2015). Em Roterdão, Tusse representou a Suécia com "Voices", tema que terminou em 14.º lugar com 109 pontos, fruto do 11.º lugar no televoto e do 17.º no júri, tendo recebido 4 pontos do televoto português.
Fonte: ESCToday / Imagem: Google / Vídeo: Eurovision.tv
Sem comentários
Enviar um comentário