O canal oficial do Festival Eurovisão transmitiu, ontem, a edição de 1969 no regresso do #EurovisionAgain. Espanha venceu a votação do público, enquanto Portugal ficou em 5.º lugar, alcançando o melhor resultado de sempre no formato retro.
Depois do cancelamento do Festival Eurovisão 2020, Rob Holley criou o Eurovision Again com a transmissão do concurso de 2013 no final de março, juntando vários milhares de eurofãs. Após o sucesso da estreia, a EBU/UER associou-se ao projeto, adquirindo os direitos dos programas anteriores a 2004 e transmitindo alguns dos concursos mais recentes.
Após a transmissão de 20 edições e de uma transmissão especial, o The Eurovision Again Semi-Final Special, o formato regressou ontem, 19 de junho, para a terceira temporada com a transmissão do concurso de 1969, sediada em Madrid.
Salomé e "Vivo Cantando", representantes de Espanha e um dos quatro vencedores do Festival Eurovisão 1969, venceram a votação do público, sendo seguidos pelos restantes vencedores da edição: Reino Unido (2.º), Países Baixos (3.º) e França (4.º). Em quinto lugar ficou Portugal, representado por Simone de Oliveira e "Desfolhada Portuguesa", tendo alcançado o melhor resultado português no formato retro (recorde AQUI os anteriores resultados), além de registar a maior diferença relativamente aos resultados oficiais, com uma subida de dez posições na classificação.
#EUROVISIONAGAIN RESULTS 🗳
— #EurovisionAgain (@EurovisionAgain) June 19, 2021
Votes have been checked and verified by Dr @Ellie_Made EurovisionAgain Exec Supervisor.
Here are the scores from the MADRID 1969 Twitter jury 🇪🇸
The four-way tie is broken…
✨SPAIN’S SALOMÉ WINS 🇪🇸 ✨
🥇🇪🇸🥈🇬🇧🥉🇳🇱 pic.twitter.com/smSKXI5F59
Apesar dos bisnetos que já surgiram depois deste certame, considero-o um dos mais interessantes, com boas vozes e músicas agradáveis. A Salomé foi uma das ganhadoras mas sei que os autores fizeram uma grande alteração no ritmo da canção para suscitar maior interesse do júri e na verdade não se enganou. A canção no princípio era um bocado monótona mas de facto a Salomé deu-lhe uma grande volta. França, Iália, Luxemburgo, Suécia são as que gosto mais. Um dos maiores culpados da grande catadupa de empates foi o sistema de votação que em boa hora foi alterado.
ResponderEliminar