Já são conhecidos os resultados audimétricos de alguns canais que transmitiram a semifinal 1 do Festival Eurovisão 2021.
A Alemanha registou a maior audiência para uma semifinal do Festival Eurovisão desde 2016. O concurso, que foi transmitido pela ONE, foi acompanhado por 700 mil espectadores com um share de 4,1%, valor muito acima da média habitual do canal. Comparativamente a 2019, a semifinal de ontem foi acompanhada por mais 300 mil espectadores que a de 2019.
Apesar de não competir na primeira semifinal, a Áustria transmitiu a gala em direto e registou uma média de 339 mil espectadores durante a transmissão na ORF Eins. Comparativamente a 2019, o canal registou um aumento de mil espectadores no volume total de telespectadores.
Cerca de 1 milhão e 280 mil espectadores viram a primeira semifinal do Festival Eurovisão 2021 na Bélgica, com o canal de língua neerlandesa Eén a ser visto por 999 mil espectadores e o La Une, de língua francesa, a ser acompanhado por 280 mil pessoas.
Na Bulgária, a primeira semifinal foi acompanhada por 99 mil espectadores, uma quota de mercado de 5,36%. O grupo etário dos 18 aos 49 anos foi responsável por 3,85% da quota de mercado alcançada.
Com a transmissão da semifinal no canal secundário La 2, Espanha registou uma média de 564 mil espectadores a acompanhar a semifinal 1 do Festival Eurovisão 2021, conquistando uma quota de mercado de 3,6%. O número superou o valor registado em 2019, mas manteve a audiência estável dos últimos anos.
Na Grécia, a transmissão da primeira semifinal do concurso foi acompanhada por 586 mil espectadores, com a transmissão a obter o quinto lugar nos programas mais vistos do horário. Em relação a 2019, o concurso perdeu cerca de 150 mil espectadores.
Em Itália, a semifinal 1 do Festival Eurovisão 2021 foi acompanhada por 535 mil espectadores na RAI4, registando um aumento de 29% em relação ao mesmo programa de 2019 e o melhor registo de uma semifinal desde 2017. A transmissão teve uma quota de mercado de 2,2%, o melhor resultado desde a segunda semifinal de 2017.
A Noruega registou um resultado histórico com a transmissão da semifinal 1 do Festival Eurovisão 2021. O apuramento de TIX para a Grande Final foi acompanharo por 898 mil espectadores, conquistando uma marca de 70% de share. Em 2019, o apuramento dos KEiiNO foi visto por 678 mil espectadores.
No país anfitrião do Festival Eurovisão 2021, a transmissão do certame liderou confortavelmente as audiências. Em média, 2,78 milhões de telespectadores acompanharam a semifinal 1 nos Países Baixos, com uma quota de mercado de 48,7% na NPO1. Esta é a semifinal mais vista no país desde 2016, com mais de 5,4 milhões de pessoas a acompanhar pelo menos 1 minuto do concurso.
Na Polónia, a primeira semifinal foi acompanhada por 1 milhão e 443 mil espectadores, obtendo uma quota de mercado de 12,5% na TVP1 e TVP Polonia. O resultado implica uma perda de 559 mil espectadores comparativamente à semifinal de 2019.
A transmissão do Festival Eurovisão 2021 em Portugal, que aconteceu com um delay de 2 horas, foi acompanhada por 294 mil espectadores, registando uma quebra comparativamente à semifinal de 2019. Saiba mais detalhes AQUI.
No Reino Unido, a primeira semifinal do Festival Eurovisão 2021 foi acompanhada por 617 mil espectadores na BBC4, registando um aumento de 17 mil espectadores quando comparado com a semifinal de 2019. Além disso, este foi o melhor registo da transmissão de uma semifinal na BBC4 desde 2016, ano em que 628 mil pessoas acompanharam a semifinal 2 do concurso no canal britânico.
Na transmissão da República Checa, que aconteceu no canal CT2, mais de 106 mil espectadores acompanharam a semifinal do Festival Eurovisão 2021. Este é o maior número de espetadores para uma semifinal em que o país não participa, batendo o recorde alcançado em 2019, quando 93 mil pessoas assistiram à semifinal.
A Roménia, eliminada na semifinal pela terceira edição consecutiva, registou o pior resultado audimétrico de sempre na semifinal em que participou. No total, apenas 138 mil espectadores acompanharam a prestação de Roxen, com a transmissão a registar 2,1% de share. Comparativamente a 2019, a audiência registou uma quebra de 25%.
Mais de 1 milhão e 562 mil espectadores acompanharam o apuramento de Tusse e "Voices" para a Grande Final do Festival Eurovisão 2021 na Suécia. Em relação a 2019, o número de espetactores subiu cerca de 80 mil, tornando-se na semifinal mais vista no país desde 2015, ano em que a Suécia conquistou a sua última vitória no certame.
Ou seja, todos sobem e nós temos uma audiência residual. porque é que a RTP nunca faz bem o full package? este anos, está a ter um óptimo desempenho no que diz respeito à promoção online, staging, concepção. Depois vai-se ver, e nem uns anúncios de qualidade faz ao programa televisivo...
ResponderEliminarJá me perguntei o mesmo... é que não há UMA promo a passar no canal. Não percebo, pq é uma estratégia de comunicação péssima. Já investiram e têm direito a emitir o programa, então por que não passar todos e em direto, apostando em simultâneo numa promoção à séria das emissões no próprio canal?
Eliminar