Há precisamente 50 anos, Portugal conquistava, em Dublin, o primeiro lugar no top10 do Festival Eurovisão, com Tonicha e "Menina do Alto da Serra" a subirem ao 9.º lugar da classificação. Quais foram os países que mais pontuaram a canção portuguesa?
Assinala-se hoje, 3 de abril de 2021, o 50.º aniversário da participação de Tonicha e "Menina do Alto da Serra" no Festival Eurovisão, que naquele ano foi sediado em Dublin. A canção de Ary dos Santos e Nuno Nazareth Fernandes, que havia vencido o Festival da Canção dois meses antes, entrou para a história de Portugal no concurso ao ser a primeira a figurar entre os 10 primeiros numa edição: no total, a canção defendida por Tonicha alcançou 83 dos 170 pontos possíveis, terminando em 9.º lugar entre 18 países. Mas quais foram os países que mais pontuaram Portugal? Antes de falar deles, vamos recordar o sistema de votação...
O Festival Eurovisão de 1971 ficara marcado por um novo sistema de votação, que haveria de ser repetido em 1972 e 1973, antes da introdução do sistema que chegou aos dias de hoje. Cada 1 dos 18 países participantes enviara a Dublin dois membros do júri: um com mais de 25 anos e outro com menos de 25 anos, sendo que a diferença de idades teria de ser superior ou igual a 10 anos. Cada jurado foi encarregado de pontuar as canções dos restantes países de 1 a 5 pontos, o que fez com que a pontuação dada por um país aos restantes variasse entre 2 a 10 pontos. Deste modo, no final, nenhum país ficaria abaixo dos 34 pontos (o último classificado arrecadou 52 pontos).
Contudo o sistema de votação foi bastante criticado, visto a maioria dos jurados atribuirem pontuações bastante baixas, chegando a ser acusados de aumentar as chances de vitória dos respetivos países. O júri do Luxemburgo foi quem deu o menor número de pontos (43 dos 170 possíveis) enquanto o júri francês foi quem mais pontos distribuiu (107 dos 170 possíveis). O júri português, composto por Pedro Albergaria e Luís Filipe Costa, deu 95 pontos, sendo o 4.º júri que mais pontos deu.
Depois de recordado o sistema de votação da edição, observemos quem foram os países que mais pontos deram a "Menina do Alto da Serra" em Dublin:
2 pontos - Suíça e Suécia
Artigo interessante e bastante detalhado. A RTP praticamente ignorou os 50 anos desta participação, que, afinal, até foi uma das melhores de sempre. Tonicha pode estar retirada, pode não querer "aparecer" (não sei se é o caso), mas só nesse ano de 1971 participou em mais três festivais internacionais e foi premiada em todos. Numa das semifinais do FC deste ano falou-se da edição de 1971, mas deu-se mais relevo ao segundo e ao terceiro lugar. Já quanto à "Desfolhada", perdi a conta das vezes em que canção e intérprete foram homenageadas. O mau resultado obtido por "Desfolhada"/Simone é sempre atribuído a questões políticas, mas a verdade é que Portugal era mais bem visto em 1969 (falava-se na "Primavera de Lisboa", na sequência da "Primavera de Praga" do ano anterior) do que em 1971. Mas basta ir ao YouTube para constatar que "Menina" e Tonicha em nada foram inferiores.
ResponderEliminar