Depois de dois anos a organizar o processo de escolha dos seus representantes para o Festival Eurovisão, a emissora israelita KAN oficializou, recentemente, o desejo de voltar a entregar a organização do programa a um canal privado israelita com a abertura das inscrições que decorreram até 25 de março. Após a recepção de várias propostas, a emissora KAN decidiu que o The X Factor será utilizado como processo de seleção dos representantes de Israel para o Festival Eurovisão 2022.
בתאגיד בחרו: נציג ישראל לאירוויזיון 2022 ייבחר בעונה החדשה של ״אקס פקטור״ .
— Eran Swissa (@EranSwissa) April 6, 2021
״הכוכב הבא״ ששלחה במסגרת התוכנית בעבר ארבעה נציגים, בהם את הזוכה, נטע ברזילי, הפסידה במכרז.
O anúncio foi feito por Eran Swissa, jornalista israelita, nas redes sociais, sendo que a KAN anunciará posteriormente o formato que será utilizado para a escolha da canção para o Festival Eurovisão 2022 que, segundo o regulamento anterior, será produzido pela KAN em data posterior. Deste modo, Israel torna-se no segundo país a escolher os seus representantes para o Festival Eurovisão atráves do The X Factor, depois de Malta ter utilizado o formato para a escolha dos representantes em 2019 e 2020.
Estreante em 1973, Israel participou em 41 ocasiões na Eurovisão, totalizando quatro vitórias: 1978, 1979, 1998 e 2018. Depois da vitória em Lisboa, Kobi Marimi e "Home" representaram o país em Telavive, tendo ficado em 23.º lugar com 35 pontos, não tendo recebido nenhuma pontuação dos jurados internacionais. Vencedora do HaKokhav HaBa L'Eurovizion, a cantora Eden Alene representaria Israel no Festival Eurovisão 2020 com "Feker Libi", canção escolhida através de uma final nacional em que todas as canções foram defendidas por Eden. Em 2021, a cantora defenderá "Set Me Free" em Roterdão.
Sem comentários
Enviar um comentário