"Pesenka", uma canção sobre um coelho e uma raposa, foi a segunda candidatura da Bielorrússia para o Festival Eurovisão 2021, com a EBU/UER a recusar a canção por conteúdos políticos.
Depois de vetar a participação de "Ya nauchu tebya (I'll Teach You)" e de prolongar o prazo de entrega de uma nova canção, a EBU/UER anunciou, ontem, a desclassificação da Bielorrússia do Festival Eurovisão 2021 após a submissão de uma nova canção... com igual conteúdo político.
Horas depois do anúncio da EBU/UER, foi revelado, nas redes sociais, que a canção submetida para o concurso internacional foi "Pesenka (Little Song)", canção que fala sobre coelhos, raposas e galinhas, claras metáforas sobre a oposição bielorrussa e os europeus.
Estreante em 2004, a Bielorrússia contabiliza 16 participações no certame europeu, tendo apenas seis participações na grande final do concurso. O melhor resultado remonta a 2007 quando Dmitry Koldun e o tema Work Your Magic alcançaram o 6.º posto em Helsínquia. Em Telavive, Zena representou o país com "Like It", terminando em 24.º lugar na Grande Final com 31 pontos, nenhum deles oriundo de Portugal. Vencedores do Eurofest 2020, os VAL representariam a Bielorrússia no Festival Eurovisão 2020 com "Da Vidna", canção interpretada na íntegra em bielorrusso.
Fonte: EurovisionSpain / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
Um bocadinho mau da vossa parte... a Bielorrússia foi 'retirada' da competição por apresentar várias músicas com conotação política e de ataque ao próprio povo e a outros. E vocês ainda não espaço a que este tema se difunda?? Acho muito incorreto da vossa parte! Fica o aviso e conselho. Deviam ter feito o que muitos outros sites fizeram. Não se apoia a opressão
ResponderEliminarObrigado pelo seu comentário. Em momento algum, o ESCPORTUGAL apoiou a opressão existente na Bielorrússia. Simplesmente, como espaço eurovisivo, o ESCPORTUGAL fez a cobertura da situação da Bielorrússia no Festival Eurovisão 2021. Além disso relembro que, na primeira tentativa de participação, foram os sites eurovisivos que lançaram o alerta para uma possível conotação política do tema.
EliminarTodos temos direito à opinião. O anónimo tem a sua e nós temos a nossa que é continuar a informar neutralmente sobre o que acontece no Festival Eurovisão, porque informando... estamos a denunciar :)
Obrigado
NC
@ 11:58 ... "E vocês ainda não espaço a que este tema se difunda??"
EliminarIsto precisa de tradução, pois não é bom Português na certa.
Obrigado ESC Portugal pelo jornalismo independente e imparcial. Continuem o magnífico trabalho. Boa resposta, NC, boa resposta.
Partilhar isto é dar razão à BTRC e não à EBU.
ResponderEliminarLeste a letra?
EliminarÉ basicamente a mesma treta anti-protestos da musica anterior...
alô? que bebeu ao pequeno-almoço? Temos que denunciar a Bielorrússia pelo comportamento inaceitável numa Europa democrática e livre!
EliminarA sério?
ResponderEliminarLyrics(english):
ResponderEliminarA bunny ran across the field, singing a song
Crowns swayed merrily in the wind
Mood ok, no pressure
Dreamed and fell into a fox hole
Eh, bunny, you are still a boy
You can't see the hidden stones under the water
Eh, bunny, here it is an affair
The song is good, you are just tastier
The fox walks acroos the field, well-fed, happy
Sings the bunny song "la-la"
On a visit to sing a song under a table
But suddenly, what is it? here it is - the loop
Eh, fox, let you not be a sister
There are more important sisters in our family
Eh, fox, stop freaking out
The song is beautiful, the collar is more necessary
Chickens scurry around the yard, piglets run
Music unknown, passion unknown
There is only one dream, people have dinner
How not to get on the table first?
Eh bunny, you are still a boy
Learn from chickens reason to mind
Eh, fox, you are mu sister
And what is the song about I don't understand
Se analisarmos só a melodia até que é original e gira.... seria bem mais audível e competitiva do que a primeira!
ResponderEliminarAgora claro que defender a mensagem por detrás daquela letra não está sequer em causa...
Pessoalmente acho a vossa atitude correta e não veja nela nenhum apoio a um regime antidemocrático. Por outro lado, creio bem que certos "sites" que se insurgiram contra a presença da Bielorrússia no ESC (até mesmo antes de divulgada a primeira canção) acolheriam de bom grado o regresso da Turquia ao festival. Entre o regime turco e o bielorrusso a escolha é difícil, mas algo me diz que se leriam alguns "Welcome back, Turkey"...
ResponderEliminar