Dez candidatos disputaram, hoje, a primeira semifinal do Festival da Canção 2021. Saiba quem são os cinco apurados para a Grande Final.
Dez candidatos disputaram, esta noite, o apuramento para a Grande Final do Festival da Canção 2021, cujo vencedor representa Portugal no Festival Eurovisão 2021 em Roterdão. Os cinco mais votados do júri e do público foram: Valéria, Karetus & Romeu Bairos, The Black Mamba, Fábia Maia e Sara Afonso.
Os Karetus não mereceram passar à final
ResponderEliminarConcordo, não percebo tanta favoritismo.
EliminarVocalmente o Romeu foi o pior da noite e a performance foi confusa, acho que só chegaram à final graças ao público.
EliminarTenho a certeza que os Karetus não vão ganhar o fdc.
Anónimo das 23.32, hoje também fiquei com essa convicção. A música dos Karetus não funciona ao vivo. Foram de certeza salvos pelo televoto.
EliminarAnónimos das 23:25, 23:27, 23:32 e 23:48: vocês deviam ser Ministros da Agricultura! Acertaram na batata! Também não percebo esse hyppo à volta da Saudade... para já, copiaram "vira e volta à saudade" do Folclore de São Miguel, Açores... mau começo...oxalá não ganhem
EliminarSerei o único que compara o instrumental de Telemóveis a Saudade
EliminarAinda bem que não gostamos todos do mesmo. Eu cá gosto e tenho a certeza que vão ganhar na final.
Eliminar@14:21 Sim és o único, vocalmente o Conan têm um je ne se quoi de fadista, mas tirando isso Saudade e Telemóveis nada têm a ver.
EliminarPorém a estrutura musical de Saudade é praticamente idêntica a Rebellion dos Blastes
GANHEM VERGONHA. É por causa de voces que TODOS os anos temos as mesmas atuaçoes aborrecidas, voces continuam a achar que o FDC é o the voice, NADA vai mudar. Karetus foram os UNICOS, os UNICOS que meteram ali EMPENHO e criatividade no staging. Foram os unicos que pensaram na eurovisão como algo visual também, coisa que não aconteceu com os outros. Os outros foram para ali com fatos muito bonitos e com um microfone, mais nada. Enfim, voces NÃO merecem os karetus.
EliminarTriste pela Ian e a Nadine terem ficado de fora.
ResponderEliminarCreio que a Fábia Maia e a Sara Afonso não deviam de ter passado.
Fico feliz de ter havido consenso da canção nr 1 ter passado a final
concordo com tudo menos com o fato da Nadine... bem bom que nao passou
EliminarHonestamente acho que foi espectável e justo. Só fiquei admirado de o Miguel Marco não passar. Era alegre e aposto que fez sucesso no público, mas o júri preferiu "Dia Lindo" e "Contramão".
ResponderEliminarAlô? Miguel Marco? quem é? 😂
Eliminaros Karatues tem tudo para fazer impacto mas o staging precisa de ajuda
ResponderEliminarKaretus foi uma deceção, o artigo da escportugal parecia prometer algo nunca visto no fdc e a coreografia não foi vista porque os planos de camera focaram-se no Romeu durante essa parte, mesmo assim não basta.
EliminarSaudade não têm nenhum crescendo emocional na letra ou melodia, tornando-se extremamente repetitiva, era preciso um staging bem melhor do que aquele apresentado
Sim eu acho que também os planos de camara foram os piores de toddas as atuaçoes. No geral vimos bons planos este ano por parte da RTP e na deles isso não aconteceu. Eles tem que ter atençao a isso e pedir para mudar
Eliminar00:00 Qual é que é o problema de ser repetitiva? Chama-se musica radio friendly, eu ás vezes pergunto-me se alguns seguem mesmo a eurovisão, porque estares a queixar-te que é REPETITIVA quando 90% das cançoes que aparecem por lá são isso mesmo... o que não basta é ver os artistas num palco vazio, sem pelo menos tentarem, contribuir para um STAGING, algo que agarre o espectador. A Eurovisao não é um programa de canções desde os anos 90
EliminarNunca pensei que a música da Fábia Maia fosse fazer um click em mim. Era a que menos gostava e arrepiei por completo. De resto, colocava a Irma em vez da Sara. De acordo com todos os outros.
ResponderEliminareu tb me arrepiei... a voz dela foi pior que unhas num quadro de giz
EliminarOra nem mais...
EliminarMesmo. Achei linda, linda, a música da Fábia e achei que a voz estava perfeita na música, ao contrário da opinião aqui de uma outra pessoa. E fazia exatamente a mesma troca. De resto, também, tudo bem.
EliminarOutra coisa que aconteceu é que sou daquelas pessoas que sempre diz que não gostava que ganhasse o Festival uma música com letra em inglês e agora adorei a música toda cantada em inglês, tem mesmo muita qualidade.
Até agora são as minhas favoritas.
Aproveito e também digo (ouvi as canções pela primeira vez) que fiquei mesmo contente com a qualidade geral. Gostei do que vi (ouvi).
As melhores canções na minha opinião foram: 1,2 e 9.
ResponderEliminarNo entanto acho que apenas a n1 foi digna em todos os aspectos.
Karetus, Fábia e Sara Afonso não mereceram a qualificação.
ResponderEliminarTriste pela Ian. A prestação surpreendeu-me muito pela positiva, não estava à espera.
Os Karetus MERECERAM a qualificação sim senhora. Os outros que passaram fizeram aquilo a pensar num festival interno. Os Karetus foram muito mais além da canção e da voz, pensaram num ESPÉCTACULO. Parabéns, rapazes. Lendo os comentários, dá para ver que grande parte dos eurofãs portugueses continua agarrado às baladas, ao minimalismo...normal que a RTP não evolua.
EliminarComo é que a Fábia Maia passou?
ResponderEliminarPassou porque tem uma excelente canção. Instrumental, letra e voz. Não para palcos eurovisivos, como é óbvio. Mas merece estar na final sem sombra dúvida.
EliminarAcho que a história que ela "sonhava em poder cantar no palco do fdc" deve ter ajudado um pouco
EliminarComo assim?! A música é linda! A sério que estou surpreendida com a opinião das pessoas aqui. Aliás, acho que é uma música que é tanto para palcos eurovisivos como era a do Salvador...
Eliminar(O que importa na Eurovisão é um fator X aliado a qualidade, as pessoas é que associam sempre, erradamente, "a coisas que dêem muito nas vistas", mas, se formos mesmo justos, todas as canções que ganharam, tinham muito mais do que isso).
Concordo 100%
EliminarEstava a ver que a Contramão ia dar em desastre, mas mais uma vez os últimos foram primeiros. Para mim, é óbvio. De resto, nunca pensei que O Dia Lindo fosse tocado pela brisa da sorte, em momento nenhum o achei solarengo.
ResponderEliminarQue bom que a canção n°1 foi selecionada! É a que eu gosto mais!
ResponderEliminarAlguém que diga aos Karetus que aquele momento abaixo de brega da florzinha entregue ao câmara é tão Bielorrúsia 2018...
ResponderEliminarQuando eu vi aquele quadro, que não é mais do que uma caricatura, lembrei-me logo do ucraniano que representou a Bielorrússia e fez disparar uma multiplicidade de rosas encarnadas. Já no ensaio geral pôs os jurados todos a rir.
EliminarDia mais lindo 🙌
ResponderEliminarEu só trocava a Sara pela IRMA ou Miguel ou IAN, de resto passaram os que eu queria que passassem... Achei que ouve algum melhoramento nos stagings deste ano (luzes e assim) ou será por não ter o público atrás dos artistas??!! De resto acho que foi uma boa Semi-Final em geral...
ResponderEliminarNão percebo o hate que estão a dar aos Karetos. A nível visual foi do melhor que já se viu no FDC e esforçaram-se por criar uma apresentação, coisa que também no FC nunca se vê. Teve claro as suas falhas. Precisa de mais movimento no Refrão e o Romeu precisa de estar mais seguro. Mas isso é corrigível para a final. Em vez de estarmos a deitar a baixo uma música de potencial Eurovisão, devíamos comentar e dar o incentivo para melhorar os pontos que falharam. Acho que esta canção tem tudo. Só faltam os ajustes.
ResponderEliminarÉ fácil perceber o hate.. São artistas de música eletrónica com um estilo muito único. Como existem outros cantores/bandas mais conhecidas, a malta vai pela fan base. Concordo consigo quando diz que foi o mais inovador de sempre e sinceramente acho que tem tudo para ganhar este FC.
EliminarClaro que é facil perceber. Os karetus fazem concorrência ao menino favorito do eurofandom portugues, o Neev. São claros favoritos do publico e muitos sabem isso. Cantam em portugues uma canção que fala de saudade, que tem influencias do fado e tem elementos da cultura portuguesa no palco, podem facilmente arrancar varios votos do juri também. É inveja pura. Respeitem pelo menos que ALGUEM vá para ali tentar dar um bocadinho mais do que a propria voz, alguem que claramente pesquisou sobre a eurovisão e sabe que não basta ter uma bonita canção para conseguir um bom lugar la fora. É repetiva? E não o são tantas que passam pela eurovisão? Depois queixem-se que só temos baladas, fadinho, etc..
EliminarTalvez precise também de outra canção porque esta e a dona do fado não têm nada a ver com um festival de cantigas ligeiras, que no seu início privilegiou sobretudo o romantismo à la française mas acabou por tornar-se num pântano de areias movediças. Deviam salvar o fado e não condená-lo a uma vã e vil tristeza.
EliminarSerá esquisito que depois desta noite eu queira que a Valéria - Na mais profunda saudade ganhe, e nunca foi das minhas favoritas mas a prestação em palco demonstra "respeito", excelente voz, e é sem dúvida um bom fado.
ResponderEliminarNão acho nada esquisito. Apostarmos, sem medos, assumindo o nosso Fado, com qualidade, e este tem qualidade. Pode ser uma aposta muito inteligente. É que até tem o "dramatismo cénico" a captar as atenções. Para além de que é "universalmente gostável" e mundialmente respeitado o nosso Fado. Nada estranho. Também não me importo nada se ganhar a Valéria. Mas eu, no geral, gostei desta semi.
EliminarÉ pena o instrumental ser uma cacofonia. Deveria ser melhorado ou refeito.
EliminarTanto a Valéria como a Sara o staging resume-se a estar de pé no palco a cantar e isso não basta para ganhar o fdc e representar Portugal na esc
EliminarAcho que a pior coisa da noite foi mesmo o trabalho da RTP: péssima realização e iluminação, apresentadores super formais sem um único rasgo de criatividade nos textos totalmente decalcados dos anos anteriores, staging muito muito mau. E inacreditável este complexo tão português de que perdemos respeito se fizermos música pop, alegre, ou que despertem outros sentimentos que não sejam a melancolia, a tristeza, a saudade. Desilusão absoluta.
ResponderEliminarCompletamente de acordo consigo. Nem sequer faltou o cravo encarnado para a "portugalidade" ficar completa... Será que temos sempre de passar a ideia de que somos tristes e levamos a vida a pensar no passado?
EliminarPodemos culpar a RTP por o palco ser muito escuro, jogo de luzes e planos de câmara, mas o staging(ou falta dele) é responsabilidade única e exclusiva dos artistas a concurso
EliminarO staging também é culpa da rtp e isso ficou claro desde que o conan se queixou deles numa entrevista para a mega fm.
EliminarConcordo com os 5 que passaram. Apenas me enganei com a Valéria, pois pensei que seria a Nadine a passar no seu lugar, mas não me escandaliza. Destaco os Black Mamba, Fábia Maia e Sara Afonso. As duas últimas foram para mim as surpresas da noite, ambas com melodias lindíssimas e que agarraram do início ao fim. Relativamente aos superfavoritos Karetus, não me cativaram. Achei a atuação confusa, desligada e repetitiva.
ResponderEliminarÉ preciso ter lata para dizer que os karetus não mereceram passar à final quando está claro que são os unicos que pesquisaram um bocadinho sobre o que é a eurovisão atualmente e não passaram vergonha alheia. Os artistas vao para ali com fatos de gala e um microfone, fica o palco todo vazio, metem umas luzinhas e tá a andar. Quando é q vão perceber que o staging é tão importante quanto a cançao? no nosso caso, é ainda mais importante porque os estrangeiros NÃO sabem portugues, a primeira coisa que causa impacto é a melodia e a parte cénica, visual. Se a melodia ja é fraca, então temos de dar o dobro pelo 2º. Alguns andam a embirrar com os karetus muito antes de eles terem atuado. Depois queixam-se quando ninguém aposta no staging, eles pelo menos deram qualquer coisa, mesmo que seja pequena. Outros foram para ali a achar que tavam no the voice portugal ou numa peça de teatro, enfim.....
ResponderEliminarÉ certo que evoluímos, mas só coisas pequeninas. No geral, as queixas foram as mesmas. Canções fracas, boring, não destacam. Enquanto continuarem a elogiar a RTP por tudo, enquanto não soubermos fazer auto critica, não vamos longe. Fico estupefacto com alguns comentários que li, até parece que o nosso FDC é um Sanremo! Não é questão de deitar abaixo, mas todos os anos nunca podemos fazer uma unica critica à RTP, mesmo quando fazem as coisas mal. É só olhar para a cara de gozo do Nuno Galopim, falou em surpresas (que surpresas, amigo?)??? e fiquei à espera durante a noite toda. Recebemos a eurovisão e não aprendemos nada. Eu acompanhei o FDC pelo twitter...vi mais criticas do que elogios, principalmente de gente jovem. Poucos estrangeiros acompanharam o Fdc. Cansa estarem sempre a falar na nossa vitória, no Sobral, nos representantes dos anos 70, preto e branco....
ResponderEliminarO festival da canção continua a ser visto como um festival para eruditos, uma onda vintage onde só os amigos de amigos e quem tiver ''padrinhos'' das discográficas é que consegue participar.
ResponderEliminarIsto saiu da boca de várias bandas de rock que conheço, ninguém quer participar naquilo, portanto dou sempre uma risada quando dizem que hoje tem boa reputação e é um espaço para conhecer música portuguesa, quando o que temos é basicamente malta que já apareceu na TV :) Nem a malta dos musicais pode meter la os pés.
O povo, os músicos menos conhecidos, esses que atuam em bares e não aparecem nos programas, esses não têm oportunidades.
É frustrante porque sabes que temos talento escondido em Portugal. A maior parte dos artistas que vão lá são todos conhecidos, é tudo muito na onda do artsy vintage betos Capitão fausto etc... eles não precisam de mais visibilidade, a RTP tem de sair da zona de conforto e fazer com o que o festival seja RESPEITADO e de PORTAS ABERTAS A TODOS, independentemente do estilo musical, independentemente de que sejam gozados pelo estilo musical, tenham 50k seguidores no instagram ou não.
O meu comentário não vai fazer diferença, é um desabafo, sei que nem vale a pena mandar mensagem a paginas do festival porque a pessoa que gere essas páginas não tem poder nenhum e não pode mudar nada, mas é isso.