Dez candidatos disputam, hoje, a primeira semifinal do Festival da Canção 2021. Acompanhe connosco a transmissão do programa.
Dez candidatos disputam, esta noite, o apuramento para a Grande Final do Festival da Canção 2021, cujo vencedor representa Portugal no Festival Eurovisão 2021 em Roterdão. Ao contrário dos anos anteriores, o concurso deste ano não contará com público presente no estúdio. Acompanhe connosco a transmissão e deixe os seus comentários/opiniões sobre os temas a concurso.
Saiba AQUI como acompanhar a transmissão.
20:59 - A primeira semifinal do Festival da Canção 2021 está quase a começar. Já conhece as dez canções a concurso? Recorde-as de seguida:
10. IAN - "Mundo"
21:00 - A semifinal de hoje será apresentada por Jorge Gabriel e Sónia Araújo, estando Inês Lopes Gonçalves responsável pelas entrevistas aos artistas na green room. De realçar que, devido à pandemia de Covid-19, a RTP aplicou um exigente plano de contigência, como pode recordar AQUI.
21:03 - Tal como no ano passado, não serão revelados os resultados da semifinal do Festival da Canção, sendo apenas conhecido o lote de canções apuradas para a Grande Final.
21:05 - Começou a transmissão da semifinal do Festival da Canção 2021! Quem está a acompanhar a transmissão na RTP1?
21:08 - Rita Guerra, Paulo de Carvalho, Rita Carmo, Marta Carvalho, NBC e Vanessa Augusto compõem o júri das semifinais, responsável por 50% dos resultados. A restante votação estará a cargo do público. Em caso de empate, o voto do júri será decisivo.
21:11 - "Love Is On My Side", interpretada pelos The Black Mamba, abre o alinhamento da semifinal. A banda está dispersa pelo palco e a atuação começa com efeitos visuais a preto e branco. Uma interpretação bastante segura do vocalista Tatanka, que é também autor do tema.
21:15 - Valéria segue-se no alinhamento da semifinal com "Na Mais Profunda Saudade", tema de Hélder Moutinho. A cantora está sozinha em palco e nos leds passam vários elementos ligados ao fado. O que achou da canção?
21:22 - Acompanhada por dois bailarinos, mema. segue-se no alinhamento com "Claro Como Água", tema que compôs com Stereossauro. Uma prestação bastante simples. Temos por aqui fãs da canção?
21:25 - Nadine é a intérprete escolhida por Anne Victorine de Almeida para dar voz a "Cheguei Aqui". A cantora está sozinha no palco principal, sendo acompanhada por um músico com uma viola portuguesa nas escadas do palco. Outra interpretação bastante segura. Será suficiente para passar à Final?
21:28 - Miguel Marôco chegou ao Festival da Canção 2021 através da livre submissão de temas. Sozinho em palco com uma viola, o cantor conta com várias imagens relativas à temática da canção nos leds, além do seu figurino. O que acham da canção?
21:32 - Chegado ao meio das atuações, Inês Lopes Gonçalves assume a condução e fala com os artistas que já atuaram.
21:43 - Fábia Maia é a autora e intérprete de "Dia Lindo". Acompanhada por um conjunto de músicos e com um fato verde, a cantora mostrou-se bastante segura na sua interpretação, com a prestação a ser bastante intimista. O que acharam?
21:49 - Irma assume a interpretação de "Livros" contando com um banco em forma de livro no palco do Festival da Canção. O que achou da prestação da cantora no certame? Será finalista do concurso?
21:52 - A habitual caixa de luzes dos Karetus marca presença em palco, com Romeu Bairos a dar voz a "Saudade" no seu interior. Cravos, violas da terra e dois bailarinos com os fatos típicos dos Caretos de Podence marcam presença na prestação. O que acharam?
21:56 - Escolhida por Filipe Melo, Sara Afonso dá voz a "Contramão" sozinha no palco do Festival da Canção 2021. Uma atuação bastante simples, mas bastante segura por parte da artista. Será suficiente para marcar presença na Final?
22:00 - Com o bilingue "Mundo", IAN é a responsável por encerrar o alinhamento da competição. Com um figurino bastante distinto dos anteriores, a cantora e compositora faz-se acompanhar pelo coro residente do Festival da Canção 2021. O que acharam da proposta?
22:05 - Inês Lopes Gonçalves reassume a condução das entrevistas na green room. O que acharam das prestações? Quem serão os finalistas?
22:16 - Aberta a votação! Em quem vão votar?
22:20 - Depois do primeiro recap da noite, os jurados da edição, que estão no estúdio anexo, falam sobre as suas experiências.
22:26 - Inês Lopes Gonçalves coloca algumas questões aos participantes deste ano.
22:34 - A transmissão recorda a vitória de Elisa e Marta Carvalho em Elvas no ano passado. São recordadas também algumas das canções escolhidas para 2020.
22:38 - Elisa marca presença no palco do Festival da Canção 2021 com "Na Ilha", o seu novo single. A atuação foi pré-gravada devido às regras de segurança.
22:57 - Depois de um pequeno intervalo, a votação continua e os apresentadores falam novamente com os jurados da competição.
23:07 - Quem está ansioso pelos resultados?
23:12 - Votações encerradas!
23:12 - Dora e "Não Sejas Mau Pra Mim" seguem-se na transmissão, assinalando o 35.º aniversário do triunfo no Festival da Canção.
23:18 - Os finalistas vão ser revelados... Valéria... Karetus & Romeu Bairos... The Black Mamba... Fábia Maia... e Sara Afonso!
Tatanka nada apelativo em termos visuais, mas vocalmente perfeito
ResponderEliminarEu até aching que a produção este ano está a um nivel superior que os anos superiores
ResponderEliminarTambém acho honestamente surpreendeu-me
EliminarCoincidência ou não também gostei do ritmo e dos timings durante todo o programa.
EliminarValéria está excelente de voz, mas não têm staging e não, a câmara ali a andar à volta não é staging
ResponderEliminarEntão o resto também não tem staging, tirando os karetus...e olha que o neev vai ser isso + um piano em palco.
EliminarMena vocalmente tremida, parece-me ser um erro de junção entre o coro e ela...
ResponderEliminarA roupa é horrenda e a coreografia pedia outros planos de câmara...
Uma deceção, esperava mais e melhor
The Black Mamba esteve muito bem e é uma proposta diferente e inovadora
ResponderEliminarA Valéria esteve bem no fado tradicional que temos quase sempre no Festival.
A Mena pareceu que não esteve tão bem a nível vocal.
A Nadine é mais um faduncho. E na comparação a Valéria (a música principalmente) esteve melhor.
The Black Mamba PERFEITO!
ResponderEliminarAdorei a canção 1. Falta apenas um clímax.
ResponderEliminarO Miguel Maroco parece-me estar vocalmente nervoso.
ResponderEliminarVisualmente podia ser muito melhor, começando pela roupa...
A roupa esta a condizer com a atuação. É girassois. O que eu acho é que podia ter girassois espalhados no palco do género o que foi feito com a Carolina Pinto na final do The Voice 2019
EliminarA roupa parece-me demasiado roupa de rua e acho ele podia ter apostado num look mais 60s/70s.
EliminarConcordo que ele previsava de girassóis no palco, não apenas em leds.
Uma canção chamada girasol com um palco todo preto e luzes brancas. Não entedo. O rapaz parecia ter um medo
ResponderEliminarDepois das 5 primeiras. Estou a ter boa impressão das apresentações e o programa em termos de apresentação está menos aborrecido. Gosto mais dos postcards. É apenas pena que no palco não tenhamos um LED completo em vez dos quadradinhos. Gosto apenas daquelas tiras no centro.
ResponderEliminarA que mais desiludiu foi a Mema. Surpreendeu os Black Mamba e o Maroco.
Fábia com uma excelente prestação vocal, mas visualmente desinteressante...
ResponderEliminarBlack Mamba muito bem. Proposta interessante e inovadora para o Festival.
ResponderEliminarValéria excelente a nível vocal com um fado tradicional bastante típico no Festival.
Mena não esteve bem vocalmente. Esperava mais.
Nadine bem mas é mais um faduncho e em comparação a música da Valéria é melhor.
Miguel trouxe uma música mais animada e teve uma boa prestação.
Irma contínua a excelente performance vocal dos artistas e nota-se que houve uma preocupação no que toca a palco e planos de câmara, mas não chega...
ResponderEliminarAté agora o staging de todos os artistas têm estado muito pobre
Gostei muito de Black Mamba, no entanto senti que o solo de guitarra poderia ser mais longo.
ResponderEliminarRomeu nada seguro em termos vocais.
ResponderEliminarQue GRANDE deceção... Os bailarinos não dançaram nada no palco e a câmara a metade da coreografia focou-se no Romeu...
Este foi o grande flop da noite pra mim
Omds os Karetos desiludiram tanto. A nível visual estava tão bom mas vocalmente fraco e na parte mexida da música não se mexem... Precisa de saltos e animação nessa parte. Caso contrário estraga tudo
ResponderEliminarSara vocalmente irrepreensível, visualmente é mais do mesmo...
ResponderEliminarVisualmemnte também gostei.
EliminarIan a grande surpresa da noite!!!
ResponderEliminarEla conseguiu encher o palco com expressividade e aquele vestido vai ficar para a história do fdc!!!
Vocalmente irrepreensível espero que consiga chegar à final!!!
Fábia, Irma e Sara foram músicas muito paradas. Lembram-me outras propostas de anos anteriores. "Banco do jardim, Livros que não li". "Casa às costas". "Que dia lindo...". Não me marcaram.
ResponderEliminarKaretus foi uma prestação excelente a nível vocal e encenação. Adorei a inclusão dos caretus. Dá um toque pitoresco. Espero que os vocais sejam ainda mais poderosos na final.
Ian lembrou-me uns antigos The Gift.
Ian muito surpreendente e uma das canções da noite. Vira e volta a saudade, extremamente repetitivo..,
ResponderEliminarAinda alguém acordado? Depois desta dose habitual de comprimidos pra dormir?🤣🤣🤣
ResponderEliminarOs Karetus vao repetir o caso dos Blasted Mechhanism..grande hype e tal, mas não vão passar da semi-final.
ResponderEliminarValéria tem das canções com mais potencial para um ESC.
Irma surpreendeu.
E o neev vai repetir o caso de uma claudia pascoal, é isso?
EliminarUm ponto prévio: Acho que o palco está demasiado escuro, na generalidade vestidos também de cores pesadas e muitas vezes mal se vê as caras dos cantores. Ainda para mais num ano como este era bom ser um pouco mais alegre.
ResponderEliminarQuanto às canções o meu ranking é:
1 - Nadine - Voz segura, boa composição, visualmente bem só um pouco escuro demais.
2 - Valéria - A música é interessante, a Valéria tremeu um pouco, o trabalho de câmara não ajuda e nem aquele vestido. Mas há potencial.
3 - Irma - Foi para mim uma grande surpresa, visualmente arrojada, bom trabalho com a câmara e performance segura e "cool".
4 - Sara Afonso - Adorei esta música na versão de estúdio mas a Sara foi pouco empática com a câmara e o vocal deixou um pouco a desejar. De novo demasiado escuro.
5 - The Black Mamba - Performance segura e pensada, boa voz, a música cumpriu.
6 - IAN - Foi das mais esforçadas em palco nesta noite, mas o vestido preto mais os saltos e tal não permitem dar toda a dinâmica necessária. Um pouco mais de cor para o final talvez.
7 - Mema - Enorme curiosidade por esta música, a construção é interessante mas não me parece que tenha resultado em palco. A voz tremeu um pouco.
8 - Karetus - Não sei que diga, era a minha grande esperança deste grupo mas acho que a música morreu em palco. Muito escuro, cantor um pouco nervoso, pouco dinamismo e o aparecimento dos caretos pareceu-me estranho e descontextualizado.
9 - Fábia Maia - A música é bonita, mas a performance vocal e visual não correu a 100%.
10 - Miguel Maroco - A música tem todo o seu encanto no dinamismo e rapidez do ritmo, o palco escuro e uma cadência de palavras mais lenta que na versão original fez esta música perder folego. Um cantor mais sorridente teria ajudado, mas acho que os nervos não deixaram.
A minha avaliação desta semifinal é que vocalmente estiveram quase todos os artistas perfeitos.
ResponderEliminarOs stagings foram muito pobres e com a exceção da Ian, a semifinal têm sido visualmente desinteressante.
A produção foi melhor que a do ano passado, mas o palco é muito escuro e os leds pouco ou nada adicionaram às musicas em concurso.
Em geral achei a semifinal pouco interessante e nenhuma destas músicas têm qualidade para chegar à final na Eurovisão.
Só espero que a segunda semifinal tenha stagings muito melhores.
Karetus, black mamba, Nadine, Valeria e Miguel. Seriam os meus finalistas. O resto meh... Nem percebo como há tanta gente a gostar daquela atrocidade da meema...
ResponderEliminarSó gostei da Sara Afonso. Apresentou uma música linda.
ResponderEliminarA Valéria e a Fábia Maia me surpreenderam muito, gostei!!
ResponderEliminarApos directo para mim passava
ResponderEliminarThe black mamba
Karetus
Valeria
Ian
E talvez Nadine