Conhecida a lista de autores do Festival da Canção 2021, apresentamos uma curta biografia dos nomes que estão a trabalhar na seleção de Portugal para o Festival Eurovisão 2021.
Depois de divulgada a lista de 20 autores do Festival da Canção 2021, o ESCPORTUGAL apresenta uma curta biografia de cada um dos responsáveis pelos temas que estarão na corrida para representar Portugal no Festival Eurovisão 2021. Na segunda parte, conheça connosco mais seis dos artistas anunciados:
Irma Ribeiro
Irma Ribeiro é uma conhecida atriz portuguesa, que comporta igualmente na sua carreira profissional um percurso enquanto compositora e intérprete. Na representação, Irma fez o seu primeiro casting aos 12 anos, e participou em diversos projetos de sucesso como "Morangos com açúcar" e "A Única Mulher". Na mesma área realizou um curso de Artes Perfomativas. No campo da música, concorreu à tervcira edição do programa da SIC, "Ídolos", em 2009.
Em 2019 lançou o seu primeiro single, "Da mesma pele", com música da sua autoria, e letra em co-autoria com Carolina Deslandes, igualmente compositora na próxima edição do Festival da Canção. Já este ano lançou mais dois singles, "Monami" e "A qualquer hora", participando igualmente no processo de composição das duas obras.
Joana Alegre
Joana Alegre é filha de Manuel Alegre, político e escritor português, autor do poema de "Uma flor de verde pinho", canção interpretada por Carlos do Carmo na Eurovisão de 1976. É licenciada em Ciências Políticas e Relações Internacionais, e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação. Tem uma vasta formação musical, constando do seu percurso o estudo de guitarra na Academia Duarte Costa, o estudo de voz, guitarra e piano complementar no Hot Club de Portugal, bem como um curso de verão da New School For Jazz and Contemporary Music de Nova Iorque.
Atualmente, trabalha como cantora, compositora, e professora de canto nos Great Dane Studios. Desde 2017, exerce mandato como deputada independente na Assembleia Municipal de Lisboa. Lançou em 2016 o seu primeiro ambul, entitulado "Joan & The White Harts". Em 2019 concorreu ao programa The Voice, tendo conseguido virar as quatro cadeiras com a sua interpretação de "Jenny of old stones". Terminou em terceiro lugar, na equipa de Diogo Piçarra, participante do Festival da Canção 2018. No ano passado, foi a vencedora do A Escolha É Sua VIII, iniciativa do ESCPortugal que elege o candidato ideal para representar Portugal na Eurovisão.
Um "bravo" a todos estes (e os da primeira parte) excelentes compositores, que já tantos êxitos populares deram à música portuguesa. E um "bravo" à amizade, que a RTP em boa hora valoriza, quando seleciona os compositores concorrentes.
ResponderEliminarO tuga nunca está feliz...
EliminarAdoro os Karetus e o NEEV. Espero que não me desiludam.
ResponderEliminarEu vou ficar desiludido se o Neev não cantar em inglês
EliminarTenho grandes espectativas para o João Vieira. Adoro o som dele. Tenho excelentes memorias a ouvir X-Wife. O som é muito o meu género musical, por isso ver o nome dele no FdC é brutal.
ResponderEliminarTACV
Estou curioso para ver quem os Karetus e o Pedro da Linha vão convidar para interpretar as músicas
ResponderEliminar