Faleceu o último dos três emblemáticos maestros da história do Festival Eurovisão: Ossi Runne. O maestro e compositor tinha 93 anos e conduziu a orquestra eurovisiva em 22 edições.
Faleceu o trompetista, maestro e compositor Ossi Runne, um dos mais emblemáticos maestros da história do Festival Eurovisão. Com 93 anos de idade, o veterano maestro faleceu, esta manhã, vítima de doença prolongada, conforme revelou a sua filha Tiina Runne.
O maestro finlândes foi o responsável pela condução de orquestra em 22 edições do Festival Eurovisão entre 1966 e 1989, tendo apenas falhado a edição de 1981, em que foi comentador da transmissão da YLE, tal como em 1990. Além disso, Ossi Runne foi também o compositor de "Playboy", canção que representou a Finlândia no Festival Eurovisão em 1966.
Em toda a história eurovisiva, Ossi Runne foi o segundo maestro com mais presenças no palco do Festival Eurovisão, sendo apenas superado pelas 29 conduções de Noel Kelehan, mas sendo o que mais vezes participou por apenas um país. A nível de longevidade, Ossi Runne (24) ocupa a sexta posição de toda a história, sendo superado por Jose Privsek (36), Noel Kelehan (33), Miljenko Prohaska (32) e Alain Goraguer (30).
Sem comentários
Enviar um comentário