Depois da BTRC ter confirmado que VAL não será escolhido para Festival Eurovisão 2021, os elementos do grupo reagiram à decisão: "Não podemos ignorar a violência e a injustiça que há na Bielorrússia. Nós fizemos a nossa escolha e a BTRC a deles".
A emissora estatal da Bielorrússia BTRC revelou, recentemente, que o grupo VAL não será escolhido para o Festival Eurovisão 2021, alegando que os elementos da formação "têm falta de consciência", depois de uma entrevista onde a postura da emissora depois do Eurofest 2020 foi bastante criticada.
No entanto, através das redes sociais, os VAL reagiram à decisão da BTRC, frisando que a mesma está relacionada com a sua presença assídua nos protestos contra Alexander Lukashenko, presidente eleito para o sexto mandato consecutivo e cuja eleição está envolta em polémica.
"Seis meses depois, finalmente temos uma resposta da BTRC sobre a nossa participação no Festival Eurovisão 2021 (...) A razão foi a nossa participação ativas nos protestos políticos (...) Quando tomámos as nossas decisões, entendemos as possíveis consequências. Para nós, conceitos como honra, dignidade, respeito, amor e a vida das pessoas são mais importantes do que preferências pessoas ou do que qualquer organização estatal" escreveram os artistas, frisando que não poderiam ignorar a situação atual no país, "Os VAL colocaram as suas almas no projeto. Precisamente por termos alma, não poderiamos ignorar a violência e a injustiça que varreram a Bielorrússia. Fizemos a nossa escolha e a BTRC fez a deles".
Vencedores do Eurofest 2020, final nacional bielorrussa, os VAL representariam a Bielorrússia na primeira semifinal do Festival Eurovisão 2020 com "Da Vidna", canção interpretada na íntegra em bielorrusso.
Estreante em 2004, a Bielorrússia contabiliza 16 participações no certame europeu, tendo apenas seis participações na grande final do concurso. O melhor resultado remonta a 2007 quando Dmitry Koldun e o tema Work Your Magic alcançaram o 6.º posto em Helsínquia. Em Telavive, Zena representou o país com "Like It", terminando em 24.º lugar na Grande Final com 31 pontos, nenhum deles oriundo de Portugal.
Fonte: VAL / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
Sem comentários
Enviar um comentário