Vários representantes da Bielorrússia têm participado nos inúmeros protestos no país após a eleição do presidente Alexander Lukashenko para um sexto mandato com mais de 80% dos votos.
A eleição do presidente Alexander Lukashenko para um sexto mandato com mais de 80% dos votos nas eleições do passado dia 9 de agosto mergulhou a Bielorrússia num estado de forte contestação. Ao longo dos dias, milhares de bielorrussos protestam nas ruas contra a eleição de Lukashenko, havendo movimentos de greve convocados pela oposição.
Considerando os resultados como "fraudulentos", com mesas de voto a registarem mais de 100% de adesão, os protestos aumentaram nos últimos dias devido à forte intervenção policial e com Svetlana Tikhanovskaïa, candidata que recolheu 10% dos votos, a refugiar-se na Lituânia depois de sofrer ameaças. Paralelamente, vários movimentos de apoio a Lukashenko também têm organizado manifestações a favor do Presidente, enquanto a emissora estatal bielorrussa... despreza os protestos contra a eleição, considerando-os "pequenos desacatos".
Os representantes da Bielorrússia no Festival Eurovisão também têm marcado nas várias manifestações. Os elementos banda Litesound, representante do país em 2012, têm sido um dos mais ativos, participando diariamente nos protestos. De realçar que, antes das eleições, o grupo já havia lançado uma versão bielorrussa de "We Are The Heroes" contra a liderança de Lukashenko.
Por sua vez, Ivan (2016), Alekseev (2018) e Uzari (2012) apelaram, nas redes sociais, ao diálogo e ao fim da violência nas ruas, destacando também a necessidade de mudança política. Evgeny Perlin, apresentador do Festival Eurovisão Júnior 2018 e comentador das transmissões eurovisivas, anunciou também a sua saída da principal agência de notícias da BTRC, em protesto com a violência policial.
Em sentido contrário, a única estrela eurovisiva a apoiar abertamente Aleksandr Lukashenko é Alyona Lanskaya (2013). A artista partilhou uma imagem numa manifestação de apoio ao presidente, tendo sido duramente criticada por alguns colegas de profissão.
Sem comentários
Enviar um comentário