Todas as semanas no ESCPORTUGAL, a crítica aos álbuns editados por artistas que participaram no concurso Eurovisão da Canção e/ou seleções nacionais ao longo dos anos.
Esta semana, a análise recai no novo disco dos Lordi.
O responsável da rubrica é Carlos Carvalho.
Esta semana, a análise recai no novo disco dos Lordi.
O responsável da rubrica é Carlos Carvalho.
Lançamento: 31 de janeiro de 2020
Nota: 8,5/10
Já por diversas vezes elogiámos
a peculiar criatividade de Mr. Lordi - ‘Zona de Discos #50, por exemplo -. Se
essa característica tem sido muita negligenciada nas análises dos críticos, descuidado
tem também sido o devido reconhecimento no que diz respeito à destreza técnica
e do titânico espírito de sacrifício e “amor à camisola” que manter um projeto
assente num imaginário à escala dos monstros finlandeses implica.
Por outro lado, a comunidade eurovisiva também não estará porventura ao corrente do sucesso contínuo e gigantesco que os vencedores em Atenas têm tido. Basta uma rápida pesquisa pelas fotos dos concertos de 2019 para ficarmos abismados com as vastíssimas audiências em inúmeros concertos por toda a Europa. Concertos que nada têm que ver com a Eurovisão, um público que – pelo menos teoricamente – até é bastante hostil ao fenómeno eurovisivo (partindo do princípio que sabem do que se trata), mas que em nada tem inibido Mr. Lordi de demonstrar o seu entusiasmo e agradecimento pela Eurovisão. Para além de um monstro criativo, temos um monstro com carácter.
Like A Bee To The Honey
Shake The Baby Silent
Alinhamento
Tema destacado por Carlos Carvalho: “I Dug a Hole in the Yard for You”
e “Zombimbo”
A ver
Por outro lado, a comunidade eurovisiva também não estará porventura ao corrente do sucesso contínuo e gigantesco que os vencedores em Atenas têm tido. Basta uma rápida pesquisa pelas fotos dos concertos de 2019 para ficarmos abismados com as vastíssimas audiências em inúmeros concertos por toda a Europa. Concertos que nada têm que ver com a Eurovisão, um público que – pelo menos teoricamente – até é bastante hostil ao fenómeno eurovisivo (partindo do princípio que sabem do que se trata), mas que em nada tem inibido Mr. Lordi de demonstrar o seu entusiasmo e agradecimento pela Eurovisão. Para além de um monstro criativo, temos um monstro com carácter.
A
discografia da banda finlandesa tem sido regular e antes de “Sexorcism”
completar dois anos, temos “Killection”. Este não é propriamente um novo álbum,
pois trata-se de uma compilação. Um “best of” que recupera temas do
extremamente bem- sucedido álbum “People of the day” (1982), ou do criticamente
aclamado “Nice Device” (1991), não esquecendo o campeão de vendas “Hugger”, de
1987. Álbuns monstruosos que jamais alguém ouviu falar, nem os próprios Lordi.
Confusos? Bem, “Killection” é uma
compilação ficcional, cujos temas assentam nas roqueiras sonoridades que
estavam em voga nos anos 70, 80 e início dos anos 90. Se isto por si só eleva o
conceito de criatividade a um outro patamar, a sua ideia prende-se com uma
insatisfação artística que pode ser vista e ouvida na entrevista que colocamos
no final desta análise. “Killection” nasce de uma frustração comum a muitas
bandas, quando as editoras rejeitam determinados temas porque essas faixas
iriam destoar do “som daquele álbum”. Se não podes derrubar um problema,
contorna-o. Assim, temos um álbum com temas originais e que soam imensamente
diferentes uns dos outros sem comprometer o tal som, até porque estamos perante
uma compilação.
A nível
melódico, os Lordi estão mais fortes do que nunca - oiçam o single “I Dug A Hole In The Yard For You” – não esquecendo
o peso provocado pelas guitarras – “Shake the Baby Silent” ou “Apollyon”.
Um dos
grandes marcos do álbum é indubitavelmente “Like A Bee To The Honey”, escrito
pelo vocalista dos Kiss Paul Stanley, com Jean Beauvoir. Para quem anseia há
anos por novo material dos Kiss, tem aqui uma oportunidade. Esta parte é mesmo
verdade, não é ficção.
“Killection
(A Fictional Compilation Album)” atingiu, para já, o número 8 na Finlândia, #13
na Alemanha, #24 na Suiça e #28 na Hungria.
Vídeos promocionais
I Dug A Hole In The Yard For You
Like A Bee To The Honey
Shake The Baby Silent
Alinhamento
Radio SCG 10
Horror for Hire
Shake the Baby Silent
Like a Bee to the Honey (feat.
Michael Monroe)
Apollyon
Scg10 the Last Hour
Blow My Fuse
I Dug a Hole in the Yard for You
Zombimbo
Up To No Good
SCG10 Demonic
Semitones
Cutterfly
Evil
Scream Demon
Carnivore (Vinyl Bonus)
SCG10 I Am Here
Tema destacado por Carlos Carvalho: “I Dug a Hole in the Yard for You”
e “Zombimbo”
A ver
Lordi Interview Mr. Lordi About
"Killection" @ Icehall Helsinki, Finland 13.12.2019
Pode ouvir o
disco AQUI.
Sem comentários
Enviar um comentário