A votação da Grande Final da Melhor Canção da Década do Festival da Canção terminou e eis chegado o momento de conhecer o grande vencedor da iniciativa do ESCPORTUGAL.
Com oito edições do Festival da Canção realizadas entre 2010 e 2019, o ESCPORTUGAL abriu, no passado dia 15 de dezembro, um novo desafio para os seus leitores para assinalar o fim de década de 2010-2019: a eleição da Melhor Canção da Década do Festival da Canção. Depois de escolhidas as três canções finalistas de cada uma das edições, os leitores tiveram a oportunidade de votar nos seus favoritos da Grande Final
A votação da Grande Final, que contou com 24 canções a concurso e decorreu até às 23h59 de 31 de dezembro, contou com 265 votações válidas, sendo que cada pessoa apenas poderia votar uma única vez no seu top10.
Validadas e somadas todas as votações, eis chegado o momento de conhecer todos os resultados:
1.º "Amar Pelos Dois" - Salvador Sobral - 2354 pontos
2.º "Telemóveis" - Conan Osíris - 1269 pontos
3.º "Há Dias Assim" - Filipa Azevedo - 1100 pontos
4.º "Para Sorrir Eu Não Preciso de Nada" - Catarina Miranda - 1050 pontos
5.º "Canta Por Mim" - Catarina Pereira - 995 pontos
6.º "O Jardim" - Cláudia Pascoal - 943 pontos
7.º "Mea Culpa" - Catarina Pereira - 922 pontos
8.º "Alvorada" - Vanessa - 708 pontos
9.º "O Voo das Cegonhas" - 676 pontos
10.º "Perfeito" - Matay - 587 pontos
11.º "A Dois" - Calema - 519 pontos
12.º "Há Um Mar Que Nos Separa" - 515 pontos
13.º "Nova Glória" - Viva La Diva - 477 pontos
14.º "Nas Asas da Sorte" - Zana - 441 pontos
15.º "Dança Joana" - Filipe Gonçalves - 436 pontos
16.º "Poema A Dois" - Fernando Daniel - 409 pontos
17.º "Vida Minha" - Filipa Sousa - 380 pontos
18.º "Outra Vez Primavera" - Yola Dinis - 375 pontos
19.º "Em Nome do Amor" - Rui Andrade - 346 pontos
20.º "Gratia Plena" - Ricardo Soler - 210 pontos
21.º "Tensão" - Filipa Ruas - 209 pontos
22.º "Ao Teu Encontro" - Rui Andrade - 172 pontos
23.º "Chegar à Tua Voz" - Wanda Stuart - 139 pontos
24.º "Amor a Preto e Branco" - Rui Andrade - 138 pontos
Fonte/Imagem/Vídeo: ESCPORTUGAL
A lista só começa no número 7, onde estão os resultados dos primeiros seis?
ResponderEliminarÉ surpresa ;)
Eliminarfaltam os primeiros 3???
ResponderEliminarJulgo que é o Sobral. Afinal foi ele quem rompeu com a tradição ou maldição, não sei bem.
ResponderEliminarComo é que aquela canção para dormir da Catarina Miranda ficou em 4º?
ResponderEliminarNão percebo é porquê não em segundo😉
EliminarRealmente, Amar Pelos Dois e Telemóveis foram as grandes canções desta última década.
ResponderEliminarOs dois primeiros eram previsíveis;a Catarina Miranda foi uma surpresa (desagradável, "O Jardim" continua sendo subvalorizado); continuou a não haver justiça no festival 2010 (Vanessa é a minha favorita da década e a Catarina Pereira também estava à frente da Filipa em 2010, nos meus gostos pessoais); o festival de 2011 e 2012 foram mesmo para esquecer; o festival de 2014 foi bom, houve finalmente justiça para a Zana e a Catarina; "Dança Joana" teve justiça também.
ResponderEliminarO primeiro lugar e o terceiro era de esperar... agora Telemóveis em segundo? Tá tudo maluco!
ResponderEliminarConcordo, devia ter-se feito justiça e dado a vitória aos Viva La Diva
EliminarSo por este top dá para ver o quão morto está o Festival em Portugal e o baixo interesse eurovisivo dos artistas em geral. Isto tudo, mesmo depois do fenómeno (isolado e único) do Salvador Sobral! As canções que chegam ao festival são fracas, inacabadas, com arranjos pobres e pouco polidas - quer na apresentação em palco, quer no roupagem melódica.
ResponderEliminarEu tenho alguma esperança que 2020 as coisas vão ser mais polidas, tanto a nível sonoro como cénico.
EliminarOs Dúbio parece que querem aproveitar a participoação no fdc para lançar a carreira, o Filipe Sambado vai lançar um disco este ano e uma boa música com uma boa cenografia pode significar boas vendas, temos os veteranos Blasted Mechanism conhecidos pelas suas performances em palco e há o Dino D'Santiago, que têm a equipa por trás do lp "Sotavento" a produzir e a escrever a música a concurso e como ele não vai ser o intérprete, vai ter tempo para trabalhar na parte visual, e estes são alguns dos artistas em que deposito alguma esperança.
Não duvido que outros artistas como o Tiago Nacarato ou o Jimmy P apresentem uma boa música e bem produzida, mas dúvido da sua capacidade de apresentarem algo interessante em termos visuais
Anónimo das 15:16,não esquecendo que por vezes a surpresa vem de onde menos se espera. A minha expectativa neste momento está em aberto para todos os compositores. Tenho um feeling que este ano pode ser o nosso melhor FDC dos últimos anos. Depois de dois péssimos resultados seguidos na Eurovisão, estou para ver de que forma a RTP vai reagir ao nível cénico das músicas.
EliminarSe formos a ver bem, ambas as musicas de 2018 e 2019, Claudia e Conan, eram incríveis e prometiam muito na Eurovisão. O problema foi terem uma apresentação muito fraca em palco, sendo que acabavam despercebidas para quem só assiste a gala em direto. A RTP deve repensar bem o staging das canções, porque quer queira quer não, são cruciais para um bom resultado. Eles fizeram milagres com a Suzy e em 2017 com o Sobral, tiveram a ideia de mestre de cantar no segundo palco, ou seja, eles são criativos e já mostraram provas de prepararem boas atuações, por isso que trabalhem e aproveitem o tempo para preparar todas as canções já para o FC e depois para o ESC.
EliminarO Conan teve uma apresentaçao fraca? Acho que nunca vi neenhuma apresentaçao cenica feita por Portugal meelhor que ele...
EliminarAnónimo 00:02 e pronto vem a discussão Conan, pq o que eu vi foi uma péssima apresentação cénica, tivesse ele seguido as cores e guarda roupa do festival da canção e estaríamos aqui a falar por certo de um top-10 para Portugal. Mas, realmente foi tudo muito fraquinho quando chegou a Tel Aviv, parece que o próprio Conan perdeu pujança e interesse na musica que devia defender. Foi muito mau, um desperdício de uma musica que tinha tudo e acabou com uma das piores classificações de sempre de Portugal: 15º lugar na semi-final.
Eliminar@00:02 A melhor apresentação cénica foi a da Surma, aliás foi tão boa que permitiu que a Surma chega-se à final, transformando uma música extremamente alternativa numa música apelativa para um público geral através da parte visual
EliminarQuanto ao Conan o mal foi meter-se a inventar, aquelas cores foram horríveis com o tema meio Arábia de fundo. Já dizia a minha avó, "em equipa que ganha não se mexe" e ele devia ter ficado pelo esquema da final em Portugal e teria arrasado aquilo tudo.
EliminarNo Festival da Canção deste ano a nível cénico vamos ter quase de certeza "As Árvores Morrem de Pé".
ResponderEliminarUma repetição dos stagings do somos Portugal
EliminarO Rui Andrade foi muito prejudicado pelos Portugueses, não merecia ter as suas três canções no bottom 6. É tudo inveja pois ele é um gatão, um Homem lindo!
ResponderEliminarGatões e gatonas há muitos e a maioria até nem faz das cantigas a sua vida. Só posso dizer que com a voz que tem podia ter um reportório mais variado e com músicas menos sensaboronas.
Eliminar