Todas as semanas no ESCPORTUGAL, a crítica aos álbuns editados por artistas que participaram no concurso Eurovisão da Canção e/ou seleções nacionais ao longo dos anos.
Esta semana, a análise recai no novo disco de MÉLOVIN.
O responsável da rubrica é Carlos Carvalho.
Esta semana, a análise recai no novo disco de MÉLOVIN.
O responsável da rubrica é Carlos Carvalho.
Lançamento: 25 de outubro de 2019
Nota: 3/10
“Octopus”, à semelhança de “Under the Ladder”, acaba por
resultar melhor enquanto conceito do que produto final. Toda a componente estética e
visual, desde a capa do álbum à inesquecível atuação em Lisboa, deixam
vislumbres de algo sombrio e introspetivo, uma daquelas perfeitas uniões entre
tristeza e beleza. Contudo, na prática, o mesmo é dizer, a nível sonoro, será difícil
haver publicidade mais enganadora.
З тобою, зі мною, і годі / Z toboyu, zi mnoyu, i hodi
Ти / Ty
Tema destacado por
Carlos Carvalho
A ver
O jovem ucraniano MÉLOVIN pede para entrar no sobrecarregado
mundo pop mas a sua incógnita e o seu trunfo residem apenas nas apresentações
algo enigmáticas. A sua música é apenas uma execução que, apesar de moderna,
soa a obsoleta e profundamente desalmada.
Foram várias as vozes que lamentaram a sua classificação
final em Lisboa. Por isso, cremos que poderá haver uma base humana interessada
em “Octopus”. Mas da mesma forma como achamos que o 17º lugar (entre as 26
finalistas) já foi uma sobrevalorização, sobretudo se tivermos em conta outras
propostas sonoramente mais interessantes (Portugal e Holanda, por exemplo), este
novo álbum não nos convence.
A curta duração do álbum acaba por abreviar algo que seria
extremamente penoso ao ouvido e “That’s
your Role” até parece-nos que podia fazer parte de um filme de animação de
qualidade – por algum motivo foi essa a imagem que se formou na nossa mente – e
“Want you to Stay” e “Expectations” acabam por cumprir bem o requisito da
balada obrigatória. Dos oito temas que compõem o álbum, apenas dois não são em
inglês e mesmo assim não favorece a nossa impressão geral acerca deste novo
disco, acabando até por serem muito mais desinteressante do que os temas já
acima enunciados.
MÉLOVIN é ainda bastante jovem e, como tal, parece-nos que tem
ainda muito tempo para substanciar a sua oferta musical. A parte visual já
está, faltam as canções. Da Ucrânia já tivemos propostas muito mais
interessantes e não é este álbum que nos convence do contrário.
Vídeos
oficiais
Under
the ladder
З тобою, зі мною, і годі / Z toboyu, zi mnoyu, i hodi
Ти / Ty
Tema destacado por
Carlos Carvalho
“Want you to stay”
Alinhamento
Under the Ladder
Oh, No!
That’s your
Role
Your Enternainment
Want you to Stay
Expectations
З тобою, зі мною, і годі / Z toboyu,
zi mnoyu, i hodi
Ти / Ty
A ver
MELOVIN - Under The Ladder - Ukraine - LIVE -
Grand Final - Eurovision 2018
Pode ouvir o
disco AQUI.
Enquanto leitor assíduo do Esc Portugal, gostava de deixar a minha opinião sobre esta rubrica - basicamente uma crítica à crítica. Não vou comentar sobre este artigo em particular (até porque não tive ainda oportunidade de ouvir o álbum em questão) mas sim do que tenho observado ao longo dos vários artigos criticados (literalmente). Alguma vez algum álbum recebeu uma boa classificação? Primeiramente, uma crítica deve fornecer ao leitor informação sobre o que está a ser criticado, coisa que falha frequentemente nesta rubrica (pegando no ex deste artigo, acabamos a leitura apenas a saber o nome das canções do álbum, que 2 não são em Inglês e que o cantor é muito jovem). Ao criticar deve-se dizer o que está mal pois o objectivo de uma crítica é elogiar o que está bem e salientar o que está mal e de que modo se pode melhorar estes aspetos. Para além disso, se se está a criticar um álbum, deve-se focar no álbum e não em outros aspetos que interfiram na opinião. E nota-se bastante que o autor avalia os álbuns com base na sua opinião na performance no Esc (este artigo demonstra bem isso, usando um parágrafo só neste assunto e afirmando que considera a classificação acima do que merecia - é relevante? Não é é neste caso a canção do Esc até é integrante do álbum). E para concluir, será que os álbuns são todos assim tão maus? Ou é o autor que simplesmente tem que criticar? Se os álbuns são todos maus, porque é que muitos destes artistas são quem lidera os tops dos seus países e fartam-se de receber prémios com prestígio com o seu trabalho? (pegando mais uma vez neste ex, refere que há artistas ucranianos com muito melhor trabalho - sem mencionar algum nome, o que revela falta de conhecimento de causa - mas o artista em questão está sempre com as suas canções em lugares cimeiros dos charts do seu país e é premiado por especialistas). Com isto, não quero de todo ofender o autor e quem gosta de acompanhar esta rubrica, apenas dar a minha opinião enquanto leitor.
ResponderEliminar