Arilena Ara e "Shaj" venceram o Festivali i Këngës 58 e são os representantes da Albânia no Festival Eurovisão de 2020 em Roterdão.
A emissora albanesa RTSH transmitiu, esta noite, a Grande Final do Festivali i Këngës 58, final nacional da Albânia para o Festival Eurovisão 2020. Doze candidatos subiram ao palco do Palácio dos Congressos, em Tirana, com Arilena Ara e "Shaj" a vencerem a competição. A votação esteve a cargo do júri, composto por Christer Björkman (Suécia), Dimitris Kontopoulos (Grécia) e Felix Bergsson (Islândia) e pelas juradas albanesas Rita Petro e Mikaela Minga. Elvana Gjata e Sara Bajraktari seguiram-se na classificação.
Aceda, de seguida, à classificação do concurso:
Estreante em 2004, a Albânia participou por dezasseis ocasiões no Festival Eurovisão, tendo disputado a grande final em nove edições. O melhor resultado remonta a 2012 quando o país foi representado por Rona Nishliu e o tema Suus, terminando na 5.ª posição da final. Em Telavive, Jonida Maliqi e "Ktheju tokës" representaram a Albânia, alcançando o 17.º lugar na Grande Final com 90 pontos, nenhum deles oriundo de Portugal.
Fonte: RTSH/ Imagem: Google /Vídeo: Eurovisiontv
Canção lindíssima!
ResponderEliminarEnfim. Muito obrigado a esse Bjorkman e aos amiguinhos por estragarem o rumo de um pais que andava a optar por musicas divertidas etnicas e com qualidade. O que decidiram hoje foi um retrocesso no processo de desenvolvimento da Albania no ESC. Estao de volta as baladas e vozeiroes. Infelizmente digo isto: a Albania dificilmente chegara a final. De facto, penso qque nao ee este o caminho e a RTHS devia pensar bem no que fez... Deixar a escolha do representante do pais num juri de 3 pessoas estrangeiras...
ResponderEliminarPela pela milésima vez uma Albanesa a gritar na Eurovisão :( Pelo menos que cante em Inglês, porque assim ninguém percebe pevide do que grita. Decepção até dizer chega.
ResponderEliminarPelo que dizem nas redes sociais, a vencedora disse que iria cantar em inglês a canção na Eurovisão, ao que parece inicialmente a canção foi escrita em inglês.
EliminarUma dúvida, este é o primeiro ano em que há júri internacional?
ResponderEliminarSinceramente não percebo as pessoas... No ano passado andava toda a gente fã de haver júris internacionais nas finais nacionais, que eles é que sabiam o que ia resultar na Eurovisão, que dava para prever como os europeus iam reagir à canção e mais não sei o quê. Lembro-me perfeitamente de ter comentado que era contra ter um grupo de estrangeiros a decidir o representante de um país e que estava contente por a RTP ainda não ter aderido a essa moda. Choveram respostas a referir que os júris internacionais é que tinham razão (julgo que até foi neste site mas não tenho a certeza). De repente, os júris internacionais já são uma porcaria? Ou apenas o são por não terem atribuído a vitória à favorita?
ResponderEliminarOutra questão que também me pasma é estar sempre toda a gente a criticar o facto de Albânia apenas mandar baladas interpretadas por mulheres à Eurovisão mas no ano em que não o fizeram fartaram-se de lamentar (e ainda o fazem) por não terem selecionado uma mulher com uma balada. De facto é mesmo difícil as pessoas ficaram satisfeitas. (obviamente são generalizações)
Os meus parabéns à Arilena, que é bastante talentosa apesar de não ser grande fã da sua canção. E já agora, existe uma diferença entre gritar e cantar. E o que a Arilena faz é cantar e bem.
Só para vossa informação, as votações do júri internacional puseram a Eltana em primeiro lugar, foram os jurados albaneses que colocaram a Eltana quase no fim da tabela e a Arilena em primeiro lugar.
ResponderEliminarObrigado pela informação, realmente faz todo o sentido essa votação, analisado bem o histórico da Albânia nos últimos anos.
EliminarOutra vez gritaria. Já enjoa.
ResponderEliminarNF Perfeita !
ResponderEliminarAlbânia de parabéns mais uma vez <3