A RTP revelou, esta tarde, o regulamento do Festival da Canção 2020. Dezasseis canções estarão na corrida para representar Portugal na Holanda.
Depois de Nuno Galopim ter garantido a confirmação de dois compositores para o Festival da Canção de 2020 aquando da apresentação dos compositores da edição de 2019, a RTP revelou, esta tarde, o regulamento da edição do concurso do próximo ano. Tal como no ano passado, o Festival da Canção contará com dezasseis canções a concurso, seguindo o mesmo modelo que elegeu Conan Osíris para Telavive.
14 compositores serão convidados pela RTP, sendo as restantes vagas ocupadas por um candidato do programa Masterclass e por uma candidatura proveniente da submissão pública de canções, cujo prazo de inscrição termina a 15 de outubro. As maquetas dos temas deverão ser entregues à RTP até ao final do mês de outubro, enquanto o prazo final da entrega das versões finais está marcado para 30 de novembro, sendo ainda desconhecida a data de revelação dos compositores e cantores.
14 compositores serão convidados pela RTP, sendo as restantes vagas ocupadas por um candidato do programa Masterclass e por uma candidatura proveniente da submissão pública de canções, cujo prazo de inscrição termina a 15 de outubro. As maquetas dos temas deverão ser entregues à RTP até ao final do mês de outubro, enquanto o prazo final da entrega das versões finais está marcado para 30 de novembro, sendo ainda desconhecida a data de revelação dos compositores e cantores.
Aceda AQUI ao regulamento na íntegra.
Estreante em 1964, Portugal participou em 51 edições do Festival Eurovisão, falhando a presença em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016. Com 42 presenças na Grande Final, o melhor resultado de Portugal no concurso foi alcançado em 2017, com Salvador Sobral a vencer a competição com "Amar Pelos Dois". Em Telavive, Conan Osíris e "Telemóveis" foram os representantes portugueses, falhando o apuramento para a Grande Final ao terminarem em 15.º lugar com 51 pontos, o pior resultado do país nas semifinais desde 2011.
Bla bla
ResponderEliminarVamos ver se vai haver qualidade das canções, é o mais importante
Não, não é. Se fizerem o que fizeram com o Conan não vale de nada. Vão fazer o trabalho mais minimalista possível porque não conseguem fazer mais para além disso. É a verdade!
EliminarE não houve...
EliminarDepois do resultado maravilhoso do conan este ano a rtp em vez de mudar o que faz ? Mantém tudo igual ! Parabéns Rtp
ResponderEliminarMas com esse mesmo modelo foi que apareceu "Amar pelos dois", não esqueça
Eliminar16:29 LOL. Porque é que continuam presos ao passado? Depois de dois anos fracassados ainda não perceberam que foi sorte? Ganhem noção.
EliminarÉ triste... Não só pelos maus resultados, mas porque de facto o Festival da Canção tem estado repleto de músicas sem qualidade. Porque não querem ver isso?
EliminarOu seja, não aprenderam nada com a não qualificação do ano passado.
ResponderEliminarSe não está mal não se muda. Que venham mais grandes canções como a do Conan.
ResponderEliminarMas está mal, o problema é esse. De que vale uma grande canção quando temos o que aconteceu na semi final?
EliminarUma grande canção...uma ova!
EliminarDois dos compositores convidados são o Dino D'Santiago e a Mai Kino!
ResponderEliminarA serio há gente que achaba que com o que aconteceu com Conan ibam a abrir o concurso totalmente publico? HA! Lembrem-se que com o mesmo modelo foi que os Irmãos Sobral ganharam, ademas tenham em conta que o problema não são as canções mas sim das escenografias
ResponderEliminarAgora em português, pode ser? Lembrem-se também que foi com este modelo que ficámos em último. O problema são as canções e o cenário.
EliminarO comentário anterior é claramente de alguém que não é nativo,mas que se esforçou por escrever em Português! Os meus parabéns por isso e concordo consigo, o formato não é o problema! A cenografia e, tal como podemos comprovar pelo comentário anterior, a tacanhez do público que vota, para além do factor vizinhança/política, são claramente fortes razões para a pontuação nós últimos dois anos...
EliminarVamos ser sinceros, foi este método que fez o Festival da Canção ser falado de novo, nos últimos 3 anos em Fevereiro e Março o Festival da Canção está na boca do povo! Por isso acho este sistema ótimo!
ResponderEliminarO que fez o Festival da Canção ser falado de novo foi a vitória do Salvador Sobral, não o modelo. O Salvador podia ter participado na mesma com o concurso aberto ao público. Simplesmente não participavam 14 escritas "em cima do joelho" para participar no festival.
EliminarParem de limitar a arte!!! Este canal é publico. Que sentido é que tem continuarem com isto dos convites. Os artistas deste país devem limitar-se por programas como the voice, la banda, etc? Como é que querem que os jovens se interessem por isto...a ''sábia'' RTP é que manda e o publico so tem de escolher a cançao menos má que vai de encontro ao que esse canal considera ser ''boa música''. Quem nao for famoso ou tenha cunhas no mundo da música está bem lixado, nunca será reconhecido pelo publico, nunca terá a oportunidade de representar Portugal.
ResponderEliminarQuanto menos trabalho tiverem no staging melhor! Que venham as baladinhas e cançoes com feeling, assim poupam dinheiro para gastarem em transmissoes de touradas e The Voices.
Só faltava estes esquerdalhos a falar mal da tourada!!!
EliminarOk boomer a este fã das touradas que achou que seria interessante manifestar aqui a sua ideologia política (ou melhor, insultar a dos outros)
EliminarContinuamos com um concurso elitista. Globos de Ouro versão RTP. Não estou com expectativas muito altas mas continuo curioso com as propostas. Acho que o flop do Conan fortaleceu ainda mais esta teimosia da RTP. Existe uma divisão entre a RTP e o público eurovisivo, algo que não vejo em França ou Noruega. Não importa ficarmos em ultimo, o facto de termos ganho o ESC com um convidado vai ficar para sempre na memória da RTP. Eu gosto do novo formato mas mudanças serão sempre necessárias, não podemos continuar agarrados ao passado só porque nos deu um troféu, não vamos ganhar com esta formula outra vez. O mundo evoluiu, o público do ESC vai mudando e o concurso também. Temos de acompanhar essa evolução, quer o Galopim e a sua equipa queiram quer não.
ResponderEliminarAcho que isto só vai lá com uma mudança na direção e no juri. Quando convidarem todos os músicos conhecidos e não restar mais nada a não ser pimba, aí terão mudar o sistema haha
"Agarrados ao passado" LOL
EliminarA vitória foi só há dois anos!! Estivemos quase 10 anos sem ir à final e 20 sem bons resultados.
Não deixa de ser passado...
Eliminarsim esta fórmula deu-nos mais fracassos q sucessos mas ao menos é boa música okay?? temos de manter a nossa dignidade pessoal lolol
ResponderEliminarMinhas apostas...: Dino Santiago, Carolina Deslandes, Tiago Nacarato, Bárbara Tinoco, Tiago Bettencourt, plutonio...e uns quantos artistas afrodescendentes para mostrarem que temos diversidade, só que essa diversidade é apenas visual...
ResponderEliminarEsses são todos baladeiros. Um bocadinho de rock também faz falta.
Eliminar19 17 rock no festival da canção??? sonha
EliminarAcertaste...
EliminarFado Bicha ao Festival da Canção 2020!
ResponderEliminarAcho que eles vão participar!💕
Se isso for verdade entao tira toda a credibilidade aos elitistas que criticam o formato anterior e quem por lá aparecia. Fado Bicha é azeite puro.
EliminarO outro formato levou-nos mais vezes à final e deu-nos melhores propostas. Vania Vernandes, Flor de Lis, Filipa Azevedo, Ricardo Afonso, Yola Dinis, Catarina Pereira.. Não é um troféu que define Portugal, so mesmo um país pequenino para pensar assim. É penoso ver como estão sempre a falar no Sobral como se nao tivesse sido sorte. Ignoram os nossos fracassos mais recentes e elevam os irmãos Sobral só para justificarem o "sucesso" deste formato. Conan foi o responsável por metade das audiencias deste ano e nem sequer levava algo dentro do genero FDC.
ResponderEliminarA este ponto acho que não tem só a ver com a vitória do Sobral mas sim com polémica. Escolhem artistas que possam dar que falar e fazer com que o concurso seja relevante nos media. Querem atrair os fãs desses músicos e mais audiencia ao programa. Vou tentar ser optimista e aguardar por essas novas canções.
Ah, este novo formato é um sucesso também em plágio. Isso não foi vergonhoso para a RTP.
ResponderEliminarQualquer sistema serve, o problema é da inspiração, ou falta dela, dos autores e compositores que se apresentam ao serviço.
ResponderEliminarOra nem mais! Agora os compositores que façam músicas de jeito e as entreguem a bons intérpretes.
EliminarUm sistema em que 14 das canções a concurso são por convite a compositores vai dar lugar a quem não tinha ideias ou inspiração para participar e vê-se encarregue de criar qualquer coisa só para participar. É bem diferente de dar lugar a qualquer pessoa que tenha uma boa canção para participar, incluindo os compositores que poderia convidar, bem como todos os outros.
EliminarSó espero que o Nuno Galopim não se esqueça do que disse sobre a música da Letónia deste ano.
ResponderEliminarNão quero que 2020 este cheio de cópias de amar pelos dois como foi 2018 e 2019
Muito que me vou rir quando Portugal ficar pelas semifinais kkkkkkkkk
ResponderEliminarDevias ter vergonha de dizer isso!
EliminarEscportugal muito precipitada a semana passada a dizer que ia haver novidades
ResponderEliminarOu seja, "tudo na mesma como a lesma"!
ResponderEliminarApenas uma música por submissão pública, parece-me muito pouco.
As músicas eleitas pelo Masterclass são sempre tão meh....
O melhor é ver o pessoal que trabalha na RTP ou amigo de gente da RTP a defender isto...mesmo sabendo que nao tem ponta por onde se pegue. A graxa é grande.
ResponderEliminarOu seja , só participa no festival da canção quem o galompim escolher ? Mas o que é isto ? Agora este homem manda no festival da canção ? E ainda vejo tugas a falar mal do bjorkman da Suécia ... aqui temos um pior
ResponderEliminarconcordo totalmente lol
EliminarNem saiu os compositores e estão a reclamar, xD também não sou favor esse método, continuo a favor método 50/50 mas esse método não mal de todo, prefiro estar pelas canções que fazer juízos antecipados, nem acho seja questão de métodos, acho questão estar na inspiração, ou falta dela, seja método que for, se não tiver a inspiração, pouco vale, Boa sorte aos compositores, que sejam originais e que tragam boas canções. Digam que disserem, pelo menos a RTP estar trabalhar antecipadamente o Festival da canção, já é um bom sinal, fosse outros tempos, a essa altura, não saía nada sobre FC do ano seguente e não sabíamos íamos participar na esc ou não.
ResponderEliminarAcho muito bem que reclamem. Não precisamos que saiam os compositores para reclamarmos um sistema injusto e nada equilibrado. Isso de trabalhar antecipadamente é muito bonito, mas se estiverem a trabalhar mal de nada vale.
EliminarAcho que deviam optar pelo uma seleção interna e acho que também podíamos levar uma música na íntegra em Inglês
ResponderEliminar(Apesar de ser gosto pessoal adora ver a Áurea a representar Portugal na Eurovisão)
Acho que deviam optar pelo uma seleção interna e acho que também podíamos levar uma música na íntegra em Inglês
ResponderEliminar(Apesar de ser gosto pessoal adora ver a Áurea a representar Portugal na Eurovisão)
Parabéns RTP! Acredito que esse seja o formato mais adequado. O festival evoluiu MUITO! Estou muito ansioso!!!
ResponderEliminarSó o vencedor tem prémio! E sabem qual é?
ResponderEliminarSegundo o regulamento:
O prémio para a canção vencedora é ir à Holanda, sem prémio monetário!
O prémio para o compositor e para o letrista é 1500€ a dividir pelos dois! Para a canção ser usada a RTP tem de opinar.
Para o interprete 0€! Parabéns RTP vai atrair muitos dos bons.
Acham que 750€ compensa?
Não será melhor os eurofãs fazerem um peditório para ajudar a forreta RTP?
No regulamento da RTP tem no final o email da Carla Bugalho, a quem podem apresentar propostas construtivas para melhorar o processo.
ResponderEliminarNa minha opinião, no mínimo, o prémio deveria ser 5000€ para interprete, 5000€ para o compositor e letrista. Em vez de 750€ para cada um.
ResponderEliminar12 compositores convidados + 2 Materclass + 6 da submissão direta = 20 canções a concurso, em 2 semifinais.
Na minha opinião, no mínimo, o prémio deveria ser 5000€ para interprete, 5000€ para o compositor e letrista. Em vez de 750€ para cada.
Enviem os nomes de compositores e interpretes para o email da Carla Bugalho da RTP que está no final do regulamento. Não se limitem a deixar ideias aqui nos comentários.
ResponderEliminarAchas que isso leva a alguma coisa? Eles parecem ter uma ideia do que querem, infelizmente...mas vou tentar
EliminarSó se for para o FC do próximo ano. Acho que os compositores deste ano já estão fechados, a não ser que haja alguma desistência.
Eliminar21:29 Os convites sim, os publicos nao
EliminarLevem o MATEUS SEABRA (TYOZ) ao FESTIVAL. Concerteza RTP sabe quem é mas recusa-se a convidá-lo porque nao é ''alternativo''
ResponderEliminar"Com certeza". Até dói ler estes comentários.
EliminarDESISTI DA EUROVISAO E DO FESTIVAL DA CANÇÃO.
ResponderEliminarRTP não faz nada!! A conversa dos minimalistas já irrita.
Até um dia
Só de pensar que a RTP custa por ano cerca de 200 milhões de euros aos contribuintes...
ResponderEliminarQue destilação de veneno. Até tenho taquicardia a ler alguns comentários. Seria interessante vermos críticas construtivas.
ResponderEliminarFiquei com uma dúvida relativamente ao regulamento, este ano o Conan tem direito a convidar algum participante ou foi apenas no ano do Salvador? Não me recordo como foi no ano passado.
No ano passado, não houve ninguém convidado pelas vencedoras de 2018 e este ano também acho que não haverá. Deve ter sido apenas em 2018 um vez que houve um maior número de canções.
EliminarEm relação ao primeiro parágrafo, nunca de disse aqui tamanha verdade!
EliminarAcho que foi só o Salvador que escolheu, em 2019 nenhum dos compositores não foi escolhido nem pela Claudia nem pela Isaura.
Essa opção foi apenas seguida em 2018, por o Salvador ter ganho a Eurovisão. No ano passado, a Cláudia Pascoal não escolheu nenhum compositor e este ano o Conan também não vai escolher nenhum compositor.
EliminarAs opinioes contrarias às vossas sao sempre veneno ou hate. Ja se sabe. Cresçam.
EliminarQuem disse que eram contrárias? É que no meu comentário não proferi qualquer análise ao regulamento. Mais digo, sou a favor da livre vontade de expressão. Pena que seja gasta simplesmente em ódio generalizado sem grande aporte de rigor qualitativo. Apontar um dedo é fácil, não nos podemos é esquecer que quando apontamos um temos pelo menos três apontados para nós próprios!
EliminarEu também já estou cansado disto dos convites ! O festival da canção está fechado para um grupo de pessoas , aliás concordo quando dizem que o galopim agora manda nisto tudo ...
ResponderEliminar