Depois do aumento das tensões entre a Rússia e a Geórgia com diversos tumultos em Tbiliso no seguimento da visita de um deputado russo, a cantora Nina Sublatti revelou alguns pormenores sobre a sua participação em Viena: "Eu disse NÃO ao inimigo há quatro anos e voltou a dizê-lo de novo: nós somos guerreiros e estamos em perigo".
A visita de um deputado russo ao Parlamento georgiano provocou, em Tbilissi, capital da Geórgia, uma série de manifestações e tumultos contra a interferência da Rússia na política do país. O aumento da tensão, o maior desde a Guerra na Ossétia do Sul em 2008, conflito que colocou a Geórgia contra as tropas das regiões da Ossétia do Sul e da Abecásia apoiadas pela Rússia, já levou a reações dos dois dirigentes, com Vladimir Putin a proibir viagens turísticas para o país, enquanto Salome Zourabichvili, presidente da Geórgia, a apelar ao "controlo da escalada de tensões".
Várias personalidades do país utilizaram as redes sociais para falar sobre a situação vivida na Geórgia, com Nina Sublati, representante do país no Festival Eurovisão de 2015, a revelar que a sua atuação em Viena foi inspirada na ocupação da Ossétia do Sul e da Abecásia: "Há quatro anos, usei a maior plataforma de todos os tempos para expressar o que sinto em relação à ocupação do meu belo país, a Geórgia. Enquanto escrevia "Warrior" pensava: Como podemos nós, georgianos, construir pontos, enquanto a nossa vizinha Rússia queima todos?".
A cantora, que ficou em 11.º lugar na Final da competição com 5 pontos oriundos da Rússia, garantiu também que "apesar do concurso ser apolítico" não poderia fingir em palco: "Enquanto os nosso irmãos são raptados e humilhados, enquanto as cinzas cobrem os nossos céus, não consigo ver o arco-íris para escrever sobre ele" frisou, recordando uma situação com a comitiva russa: "Os russos estavam ao meu lado e eu, orgulhosamente, os chamei de ocupantes e dediquei-lhes a canção. Toda a atuação foi política! É preciso que o mundo veja o que está a acontecer na Geórgia".
Fonte: NinaSublati / Imagem: GPB /Vídeo: Eurovisiontv
Sem comentários
Enviar um comentário