O Conselho de Opinião da RTP referiu, num parecer relacionado com o relatório e contas do ano de 2018, que registou um desvio de sete milhões de euros que terão sido gastos a mais na cobertura do Festival Eurovisão ou do Mundial.
Há uma nova polémica em torno das contas da RTP referentes a 2018: desta vez, está em causa um desvio de sete milhões de euros que terão sido gastos a mais, no ano passado, no momento da cobertura do Festival Eurovisão ou do Mundial. O Conselho de Opinião da RTP, órgão que fiscaliza a gestão do plano estratégico e orçamental da estação pública, referiu, num parecer relacionado com o relatório e contas do ano de 2018, que se registou "um grande desvio entre o orçamentado e realizado nos gastos e perdas, comprovando-se o cepticismo quanto à concretização das medidas de contenção que se encontravam previstas e, muito provavelmente, a desvios ao nível de grandes eventos" que deverão estar relacionados com o Festival Eurovisão ou o Mundial de Futebol que teve lugar na Rússia.
O Conselho de Opinião divulgou ainda no mesmo documento ao qual o jornal Correio da Manhã teve acesso que a administração estaria consciente de que o orçamento não iria ser respeitado e pediu à estação televisiva que adote futuramente uma nova metodologia contabilística e uma postura de maior rigor face a situações como esta.
Fonte: ATelevisao/CM /Imagem: JN
VERGONHOSO! Tirem o festival da RTP...nimguém organiza um protesto contra a RTP? O que fizeram este ano foi vergonhoso no festival...quero ver as contas do que gastaram com aquela actuação deprimente.
ResponderEliminarIsto é de 2018.
EliminarConcordo. Há alguma hipotese de outros canais estarem envolvidos nisto? Como acontece na Suiça, por exemplo. Infelizmente o pessoal da RTP ainda é muito orgulho, agora que ganharam não vao largar mao daquilo...
EliminarNa Suíça, têm 3 televisões públicas...
EliminarLOOOOL
ResponderEliminarComo o dinheiro é dos contribuintes, é tudo uma festa! XD
ResponderEliminarGostava que outros canais tambem pudessem participar e estarem envolvidos na escolha do representante para o ESC, como acontece na suíça, e presumo que em outros países tambem. Seria possível? Não sei bem quais sao as regras por cá, mas duvido que a RTP ceda...
ResponderEliminarA RTP rouba 7 milhões e não se faz nada?
ResponderEliminarA transmitir o MUNDIAL porque não deixa as privadas transmitirem. Venham agora dizer que é da Eurovisão...
EliminarRouba? Houve um desvio de 7 milhões do inicialmente orçamentado, significa que gastou mais 7 milhões do que inicialmente previu... para mim mais do que óbvio, quando a rtp teve q pagar quase sozinha um evento destes... não ouvi falar que o estado tivesse tranferido alguma verba para financiar o evento... a câmara de Lisboa pagou o eurovillage, o turismo de Portugal os postcards e os custos de produção dos 3 eventos, palco, aluguer do altice arena, etc.?
Eliminarse bem me lembro do aluguer da arena foi pago pela Camara de Lisboa...
EliminarNao esquecer que os patrocinadores nao estao ali sem dar algo em troca...
Cambada de ladrões...
ResponderEliminarMas sera que esta gente aqui nao percebe nada disto de Eurovisao?? Comecaram a ver a Eurovisao ha 1 ano foi?? Nao sabem que so emissoras publicas podem participar??? E esta muito bem na RTP... Vao meter na tvi para mandarmos Marias Leais e aqueles morcoes do domingo a tarde
ResponderEliminarEu acho que devias aprofundar um bocadinho mais o teu 'conhecimento' sobre a eurovisão, que claramente desconheces. Espreita o que é feito no outros países. E olha bebe, ja que te queixas tanto da maria leal, deixa-me relembrar-te que o Quim Barreiros atuou num programa da RTP ainda ha uns dias atrás, ja para nao falar que tambem existem morcoes ao fim de semana. beijinho no ombro.
EliminarEu acho que devias aprofundar um bocadinho mais o teu 'conhecimento' sobre a eurovisão, que claramente desconheces. Espreita o que é feito no outros países. E olha bebe, ja que te queixas tanto da maria leal, deixa-me relembrar-te que o Quim Barreiros atuou num programa da RTP ainda ha uns dias atrás, ja para nao falar dos morcoes que aparecem ao fim de semana e no programa da Taniazinha. Pelo menos a produçao e diversidade musical da TVI seria 1000x vezes melhor. beijinho no ombro.
EliminarPor exemplo na Ucrânia, a seleção nacional é feita em parceria com uma emissora privada, apesar da transmissão estar a cargo da pública.
EliminarNo ano em que a Lena Meyer-Landrut ganhou, a seleção alemã foi feita em parceria entre a ARD, pública, e a ProSieben, privada, com programas partilhados entre ambas as estações.
Eliminar@00:11/ fabio barbosa, gosto disso. Era uma ideia a aplicar por cá, mas o orgulho da RTP nunca deixaria que isso acontecesse :) tenho a certeza que os outros canais já deram alguma ideia desse genero e mostraram interesse, especialmente depois de termos ganho. Era uma boa opção, nem que fosse para experimentar. Andarmos na mesma é que não.
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar