Andorra é o primeiro país oficialmente de fora do Festival Eurovisão 2020. A última participação do país aconteceu em 2009.
A RTVA, emissora estatal de Andorra, descartou o regresso ao Festival Eurovisão em 2020, avançou a OGAE Andorra. Sem planos para regressar ao evento, a especulação em torno de um regresso do pais ao concurso aumentou nos últimos meses, com uma possível cooperação com a emissora catalã TV3. De realçar que a RTVA retirou-se do Festival Eurovisão depois da participação em Moscovo alegando problemas económicos, ponderando inclusive a saída da EBU/UER, algo que acabou por não acontecer.
Até ao momento, 10 países confirmaram provisoriamente a participação no Festival Eurovisão 2020: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Noruega, República Checa, São Marino e Suécia.
Estreante no Festival Eurovisão em 2004, Andorra contabiliza seis participações consecutivas no certame europeu, contudo, nunca alcançou a final do concurso. O melhor resultado conquistado foi o 12.º lugar na semifinal de Helsínquia, quando o grupo Anonymous ficou a 11 pontos do apuramento. Em 2009, ano da última participação, o país foi representado por Susanne Georgi.
Estes tambem costumavam dar pontos a Portugal...que pena
ResponderEliminarSerá que Luxemburgo regressa visto que o Festival é num dos seus vizinhos??
ResponderEliminarEu no lugar do Luxemburgo, não participaria nunca mais no Esc, a não ser que a EBU anulasse os Big five, aí sim, voltava a participar.
EliminarA Turquia é que fez bem em retirar-se devido aos Big 5, e enquanto os Big 5 existirem, quanto mais países desistirem de ir ao Esc, melhor.
Acho que Portugal não deve participar na próxima eurovisao, porque a musica portuguesa não precisa e nunca somos devidamente valorizados
ResponderEliminarAndorra e Luxemburgo esses sim são os nossos vizinhos eurovisivos. Com tantos emigrantes os 12 pontos do televoto nas semifinais eram garantidos.
ResponderEliminar