Todos os elementos do júri da Arménia e do Azerbaijão colocaram o outro país na última posição da semifinal 2 do Festival Eurovisão 2019, tal como tem acontecido nos últimos anos. A EBU/UER não fez qualquer comentário oficial.
Ano após ano, a Arménia e o Azerbaijão continuam a evitar-se nas votações do Festival Eurovisão. Vizinhos, os dois países estão envolvidos num conflito armado no território de Nagorno-Karabakh, sendo que a relação entre os dois no concurso internacional não tem sido a melhor. Nos últimos anos, a EBU/UER revela a votação dos jurados na íntegra e a mesma situação tem-se repetido sucessivamente: os jurados de um país colocam o outro na última posição e assim vice-versa.
Este ano não foi excepção. Os dois países disputaram a semifinal 2 do Festival Eurovisão 2019, tendo os seus jurados colocado o outro país na 17.ª (e última) posição das preferências. No televoto, a situação foi um pouco diferente: o Azerbaijão colocou a Arménia no último lugar, mas o televoto arménio colocou o Azerbaijão no 11.º lugar, perto de ser pontuado.
Na Grande Final, onde apenas participou o Azerbaijão, o júri da Arménia voltou a colocar "Truth" na última posição, com todos os jurados a colocarem a candidatura azeri em 26.º lugar. No televoto, a canção ficou em 18.º lugar.
Apesar da situação não ser novidade, a EBU/UER, entidade máxima do certame, não teceu qualquer comentário sobre a votação deste ano, tendo validado a votação dos jurados dos dois países. De realçar que, nalgumas edições anteriores, a entidade anulou a votação de júris nacionais devido a suspeitas de "combinação de resultados".
Aí pachorra! Quando é que esse conflito acaba? A Eurovisão é para unir os países e não criar guerra e ódio entre eles.
ResponderEliminarNão consigo perceber por que razão estes dois países ficam na mesma semifinal, o mesmo acontecendo a Grécia e Chipre e Moldávia e Roménia. Afinal aqueles "potes" com papelinhos divididos não é para evitar que, na mesma semifinal, haja países com o mesmo padrão de votação?
ResponderEliminar