Baseado no sucesso dos Olhares sobre o Festival Eurovisão, iniciativa criada em 2009, o ESCPortugal realiza, esta temporada, a terceira edição do Olhares sobre as finais nacionais, em colaboração com o painel do ESCPORTUGAL Regiões. O Olhares sobre as Finais Nacionais chega hoje à Noruega, país que escolhe os seus representantes através do Melodi Grand Prix 2019. Dez candidatos estão na corrida, com o júri e o televoto a serem os responsáveis por eleger os representantes noruegueses no Festival Eurovisão 2019 em duas rondas de votação.
Conheça, de seguida, os favoritos do painel de comentadores:
1.º Morland - "En livredd mann" - 55 pontos
4.º Chris Medina - "We Try" - 40 pontos
5.º Ingrid Berg Mehus - "Feel" - 36 pontos
6.º D'Sound - "Mr. Unicorn" - 35 pontos
7.º Anna-Lisa Kumoji - "Holla" - 25 pontos
8.º Hank von Hell - "Fake It" - 25 pontos
9.º Erlend Bratland - "Sing for You" - 20 pontos
10.º Carina Dahl - "Hold Me Down" - 20 pontos
André Eric-Fernandes escolhe KEiiNo e "Spirit In The Sky"
"Spirit in the Sky" não poderia ser mais Eurovisão! Uma canção para os fãs! Bastou-me uma só escuta para a escolher, apesar da variedade e qualidade de outras propostas da seleção norueguesa. Tem ritmo, uma mistura eficaz de místico-espiritual, pop e dance, o refrão fica na cabeça... vai dar, com certeza, muita vontade de dançar!
Fábio Cipriano Ventura escolhe Morland e "En livredd mann"
A Noruega apresenta-nos um lote de canções que, não sendo as melhores das melhores, são na maior parte bem agradáveis ao ouvido, canções que se ouvem e reouvem várias vezes sem cansar. O talentoso Mørland regressa a solo aos palcos do "Melodi Grand Prix", depois de em 2015 ter vencido com a Debrah Scarlett, graças à belíssima "A Monster Like Me". “En Livredd Mann”, que se traduz literalmente para "Homem Aterrorizado", é a primeira canção que o próprio intérprete escreveu em norueguês (e a única na língua oficial do país em concurso). Com uma melodia simultaneamente clássica e contemporânea, emotiva q.b. mas sem o melodrama desnecessário, a voz totalmente no ponto de Mørland canta-nos sobre a luta que todos atravessamos nas nossas vidas sobre a efemeridade das coisas, quando nos sentimos "aterrorizados" por perder aquilo que de bom temos no pouco tempo em que vivemos. O "Homem Aterrorizado" acaba por ganhar uma consciência maior da sua própria mortalidade e da urgência em desfrutar o que de bom tem. Há uma ligação que nasce e cresce com a própria canção e há um potencial enorme para a canção em palco que pode mesmo dar-lhe a vitória novamente. Ainda assim, "The Bubble", "Feel", "Mr. Unicorn" e "Spirit in the Sky" são também potenciais representantes da Noruega em Tel Aviv - o que seria igualmente bem merecido!
João Diogo escolhe Adrian Jorgensen e "The Bubble"
Hugo Sepúlveda escolhe KEiiNo e "Spirit In The Sky"
A Noruega está mais perto de voltar àquilo que era (pelo menos para mim), visto que me tem desiludido bastante no que toca à sua selecção... Este ano ,não é que tenha a melhor de todas ... não, mas pelo menos ouço mais do que uma... com vontade! Um dos problemas gerais é que as canções chegam ao refrão e não crescem como deveriam e, por isso, não nos mantém agarrados a elas. Fiquei contente pelo regresso de MØrland e por ter a única canção em norueguês da competição, mas "En Livredd Mann", que é boa, não é o que esperava. Tem traço algo teatral, mas carece de um momento épico. Veremos como fica ao vivo. A minha escolha, os fan-favorite KEiiNo e "Spirit In The Sky". É uma típica uma música nórdica eurovisiva, é certo! Mas esta “mixórdia” de pop, electrónica e música tradicional Sami resultou numa proposta bastante orelhuda e com um ritmo contagiante. Good vibes com um toque étnico? Yes, please! Só espero que ao vivo não percam esta boa energia!João Diogo escolhe Adrian Jorgensen e "The Bubble"
A Noruega apresenta-nos uma final nacional com um nível superior ao dos últimos anos. Um bom lote de canções na corrida pela Eurovisão 2019, onde a minha favorita é The Bubble. A canção, co-escrita por um dos representantes do país em 2017, é um bom pop, radio friendly, mas sem cair no genérico que não captura votos.
Nuno Carrilho escolhe Morland e "En livredd mann"
Por incrível que pareça, a Noruega apresenta-nos uma final nacional muito superior comparativamente aos últimos anos. Contudo, continua a repetir um erro sistemático: só conhecemos as atuações no dia da decisão... A minha aposta recai sobre Morland e "En livredd mann", uma boa canção em norueguês, e que, com um bom direto, poderá estar na rota de Telavive. No entanto, como disse anteriormente, tudo poderá mudar com o direto de amanhã...
Tiago Silva escolhe KEiiNo e "Spirit In The Sky"
A Noruega apresenta uma boa final nacional com o Melodi Grand Prix 2019 como era de esperar, tendo em conta as últimas edições. A minha favorita (e uma das que poderá ser uma das minhas favoritas no Festival Eurovisão 2019) é, sem dúvidas, KeiiNO e "Spirit in the Sky". Uma canção étnica, nórdica, mágica... Adoro! É isto que quero ver dos países nórdicos.
Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 6 comentadores:
1.º Morland - "En livredd mann" - 55 pontos
2.º KEiiNO - "Spirit in the Sky" - 54 pontos
3.º Adrian Jorgensen - "The Bubble" - 44 pontos
5.º Ingrid Berg Mehus - "Feel" - 36 pontos
6.º D'Sound - "Mr. Unicorn" - 35 pontos
7.º Anna-Lisa Kumoji - "Holla" - 25 pontos
8.º Hank von Hell - "Fake It" - 25 pontos
9.º Erlend Bratland - "Sing for You" - 20 pontos
10.º Carina Dahl - "Hold Me Down" - 20 pontos
Fonte: ESCPORTUGAL /Imagem: Google / Vídeo: Youtube
"Contudo, continua a repetir um erro sistemático: só conhecemos as atuações no dia da decisão..." Porque é que isto é mau?
ResponderEliminar