Conan Osíris com "Telemóveis" venceu a votação de 6 das 7 regiões na Grande Final do Festival da Canção 2019. Samuel Úria, Pedro Granger, Sequin, Dino D'Santiago e Susana Travassos foram alguns dos jurados.
Tal como aconteceu no Festival da Canção dos últimos dois anos, um júri regional, constituído por 3 elementos em cada uma das 7 regiões do país, foi responsável por 50% dos resultados finais do concurso. Conan Osíris e "Telemóveis" venceram a votação com 82 pontos, tendo conquistado o favoritismo de 6 das 7 regiões (apenas o Algarve não atribuiu a pontuação máxima). NBC e "Igual a Ti", favoritos do Algarve, ficaram em segundo lugar com 54 pontos, enquanto Surma encerrou o pódio com 46 pontos.
Deste modo, Conan Osíris ficou a apenas uma pontuação máxima de alcançar um feito histórico, apenas alcançado por Sara Tavares no Festival da Canção de 1994: "Chamar a Música" foi a favorita de todos os jurados da edição.
Deste modo, Conan Osíris ficou a apenas uma pontuação máxima de alcançar um feito histórico, apenas alcançado por Sara Tavares no Festival da Canção de 1994: "Chamar a Música" foi a favorita de todos os jurados da edição.
Recorde, de seguida, a constituição dos júris regionais e veja a votação na íntegra:
Norte: Lia Pereira, Marta Bateira e Catarina Salinas
Centro: Isilda Sanchez, JP Simões (FC2018) e Samuel Úria (FC2017)
Lisboa e Vale do Tejo: Luís, Jorge Alexandre Lopes e Pedro Granger (FC2012)
Alentejo: Vitor Glaciano, Vicente Alves do Ó e Sequin (FC2018)
Açores: Sara Cruz, Luis e Nuno Costa Santos
Madeira: Filipe Gonçalves, João Maurício e André Santos
Algarve: Susana Travassos (FC2018), João Ferreira e Dino D'Santiago (ESC2018)
Fonte/Imagem: RTP
Mesmo que todos os 7 votassem, não se poderia comparar a todos os 22 que votaram na Sara.
ResponderEliminarO último lugar para a canção que desfilou na posição 2. O já conhecido lugar da "morte"... Porque será que se instituiu esta impressão?
ResponderEliminarEm 1998,os Alma Lusa ganharam por Unanimidade ( 5;Jurados de Sala).
ResponderEliminarA mim o que impressiona mais é a disparidade de pontuações em quase todas as canções (exceto Telemóveis). Quase todas oscilam entre as piores e as melhores pontuações... Como é possível um júri profissional dar 3 pontos a uma canção e outro júri profissional atribuir 10 ou mesmo 12 pontos a essa mesma música?
ResponderEliminarO gosto pessoal é relativo, mas os júris não deveriam seguir uma espécie de grelha de avaliação com critérios sistemáticos e uniformes?