Responsável pelo primeiro apuramento de Portugal para a Final do Festival Eurovisão, a nova versão de "Senhora do Mar" apresentada no Festival da Canção 2019 foi duramente criticada pelos cibernautas: "Que péssima versão (...) de música de elevador".
Onze anos depois de triunfar no Festival da Canção com "Senhora do Mar", Vânia Fernandes marcou presença, no passado sábado, no Portimão Arena para dar voz ao tema com que conquistou a 2.ª melhor classificação de Portugal no Festival Eurovisão desde 1996. Contudo, a nova versão do tema, a cargo de Nuno Gonçalves dos The Gift, não agradou à grande maioria dos seguidores.
"Porque é que transformaram a música mais épica que levamos ao festival numa rumba?", "Que péssima versão esta. Senhora do Mar versão música de elevador." e "O que era ótimo ficou uma bela treta. Que arranjo mais mal feito. Original por favor...." são alguns dos comentários visíveis no vídeo da atuação no Youtube, sendo que a grande maioria elogiou a interpretação de Vânia Fernandes e apelaram ao regresso da versão original da canção.
"A Senhora do Mar" não precisa de nova versão! #aminhafavorita #FestivalDaCancao pic.twitter.com/a52hLSIKaJ— Telmo Ferreira (@TelmoFe) 2 de março de 2019
Que decepção! Ainda por cima vindo do Nuno Gonçalves dos The Gift esperava muito melhor. Mas nota-se que quer a Senhora do Mar e as restantes foram feitas para encher chouriço! #FestivaldaCancao— Diogo Alves 🏹📱 (@diogoalves90) 2 de março de 2019
Estragaram a Senhora do Mar. Uma das minhas favoritas (na versão original) #festivaldacancao— Liliana Pêgo 🇵🇹 (@lilianapego) 2 de março de 2019
De realçar que, antes da transmissão do Festival e depois do ESCPORTUGAL ter avançado com a presença de Vânia Fernandes no concurso, Carlos Coelho, letrista de "Senhora do Mar", utilizou as redes sociais para falar da nova versão do tema: "nem o compositor Andrej Babić nem eu fomos consultados sobre a bizarra versão que será apresentada no Festival da Canção 2019, portanto, desde já alertamos os espectadores mais sensíveis e pedimos desculpa aos vossos ouvidos." recordou, frisando que a participação de Vânia Fernandes em Belgrado teve a maior audiência dos últimos 20 anos em Portugal.
De acordo, mas para mim o grande "desarranjo" foi o de "Esta Balada que te dou". Alguma vez teria vencido e, sobretudo, teria ficado na memória das pessoas se o arranjo original tivesse sido aquele?
ResponderEliminarEstou totalmente de acordo! Pior que Senhora do Mar versão 2019 foi o atentado à Esta Balada...
EliminarRealmente foi horrível ... a Vânia devia ter mais noção
ResponderEliminarNão me parece que tenha tido voto na matéria
EliminarSinceramente os The Gift já tiveram melhores dias...e eu que acho "primavera" e "Fácil de Entender" das melhores músicas pop escritas em português da década, fiquei agoniado em ver estas versões das músicas feitas pelo Nuno Gonçalves.Pareciam todas músicas de fundo de elevador ou carrinhos de choque/videojogos.Muito mau mesmo.
ResponderEliminarConcordo!!! Podia term sido memoravel...mais valia terem convidado a suzy. A rtp consegue sempre por mais mofo, é incrivel. Aposto que a ideia nem foi dela.
ResponderEliminarOs apresentadores disseram que foi a RTP que desafiou o Nuno Gonçalves dos Gift a fazer novas versões das canções de 1983, 1993 e 2008
EliminarConcordo com o autor ... Foi bizarro mesmo
ResponderEliminarÉ mesmo verdade que a Vania teve mais audiência do que a vitória do Salvador Sobral? :-O uau
ResponderEliminarA Vania continua com uma excelente voz. Mas podia ter sido uma melhor versão sem duvida.
ResponderEliminarA Vânia foi soberba na voz, aquando da actuação no Eurofestival. Nesta última edição do Festival RTP da Canção a prestação da Vânia foi limitada. Apesar do seu talento, a perda de afinação nas notas longas eram percetíveis. No entanto, um bem haja. Continuará a ser um ícone dos Festivais da Canção.
ResponderEliminarQue disparate tpeodo este drama, mas anda tudo doido?? Foi uma versão, como as há de milhares de canções e continuará a haver. O original está lá, existe, ficou gravado, representou Portugal, é, como tantas outras versões, a que está na base. Gostam de criar dramas desnecessários, a começar pelo letrista e a culminar nestas comadres pseudo-trágicas, é simplesmente hilariante, desculpem, mas pensem um pouquinho, e verão a patetice das atitudes e do sr. Carlos, e da importância que se dá a tudo isto. Que pequenez!
ResponderEliminarOh Torrão, vai dar banho ao cão
EliminarO grande desapontamento da noite sem duvida. Uma grande musica que ficou muito pequena em ser tornado-se em bossa nova e com a vania a começar na audiencia sem razão. Adorei este Festival mas gostava que não fosse sempre um recorde dos anos passados. Seria muito melhor ouvir musicas de agora por artistas populares. E era bom ver stagings como na Voice.
ResponderEliminarum desastre,,, deixou de ser epica para ser qualquer coisa que nem entendo.
ResponderEliminarnão gostei, de todo
ResponderEliminargrande desarranjo isso sim ..
ResponderEliminarAcho que esta discussão é um bocado exagerada. É a minha opinião.
ResponderEliminar