Um antigo integrante da emissora de Andorra revelou que, em 2014, Jon Ola Sand apelou "desesperadamente" ao regresso do país ao Festival Eurovisão.
A União Europeia de Radiodifusão tentou, em 2014, o regresso de Andorra ao Festival Eurovisão para a celebração do 60.º aniversário do certame internacional, revelou Agustí Mas, antigo membro de delegação do país no concurso, confirmando um telefonema de Jon Ola Sand: "Ele perguntou-me o que precisávamos para regressar à Eurovisão e que, se necessário, viria aos Pirenéus para falar desta questão" revelou, descrevendo a tentativa como "desesperante".
No entanto, a decisão foi chumbada pelos responsáveis da emissora:"Eu apresentei o desejo da EBU/UER aos meus superiores, mas a resposta foi negativa" frisou, enquanto Xavier Mujal, diretor da RTVA, garante que a emissora já conseguiu recuperar da crise económica. "A Eurovisão é uma questão nacional (...) o candidato deve surgir da vontade política e dos cidadãos. Não há muitos aspetos a serem melhorados no nível artístico que oferecemos em seis anos" defendeu o diretor da RTVA, garantindo que "razões políticos" afastam o país do concurso.
Estreante no Festival Eurovisão em 2004, Andorra contabiliza seis participações consecutivas no certame europeu, contudo, nunca alcançou a final do concurso. O melhor resultado conquistado foi o 12.º lugar na semifinal de Helsínquia, quando o grupo Anonymous ficou a 11 pontos do apuramento. Em 2009, ano da última participação, o país foi representado por Susanne Georgi.
A pior canção deste país Andorra na Eurovisão foi a de 2007, onde justamente teve o melhor resultado no certame e não devia ter tido.
ResponderEliminarNão admira, em 2014 foi um dos piores anos em número de participantes tal que a 2ª semifinal apenas contou com 15 participantes, só 5 ficaram pelo caminho. E tratava.se do 60º aniversário do ESC!
ResponderEliminar