"Lay it Down", tema defendido por Gabrielė Rybko, esteve fora da votação do público do Eurovizijos 2019, depois da empresa do pai da cantora oferecer descontos a quem votasse na candidatura da filha.
Onze candidatos disputaram, ontem, a última eliminatória do Eurovizijos 2019, mas Gabriele Rybko, em defesa de "Lay it Down", estava automaticamente fora da próxima fase do certame, depois de ter sido penalizada pela LRT e colocada de fora da votação do público.
Oitava classificada na votação dos jurados, que foram na gravação da gala em meados de janeiro, a cantora precisava de uma alta pontuação do público para seguir em frente no certame. Então, a empresa UAB Ežerėlis Vaivorykštė, detida pelo pai da cantora, começou a oferecer descontos nos seus produtos de playground a quem apresentasse comprovativos de ter votado na candidatura de Gabriele Rybko: "Oferecemos até 25% de desconto em todos os itens em quem votar na Gabriele" pode ler-se no post colocado nas redes sociais.
Apesar da cantora garantir que se "tratava de um negócio de publicidade" e desmarcando-se de uma possível subornação de votos, "se eu comprasse cartões telefónicos, isto seria suborno. Isto é patrocínio. Não pedi a ninguém para votar, apenas apelei ao apoio do público", a emissora lituana LRT entendeu o acto como uma violação do regulamento. "Oferecer descontos numa loja em troca de votos é equivalente a comprar votos. Analisámos a situação e poderíamos colocar a cantora fora da competição" afirmou Audrius Girzadas, chefe de delegação do país, garantindo que o comité optou por colocar a cantora fora da votação do público, o que levou ao seu afastamento do concurso.
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