Frank-Dieter Freiling, presidente do Grupo de Referência do Festival Eurovisão, confirmou a continuação da existência dos Big5 e admite uma possível expansão num futuro próximo.
Alemanha, França, Espanha, Reino Unido (desde 2000) e Itália (desde 2011) formam o grupo dos Big5, anteriormente denominado Big4, grupo de países que têm acesso direto à Grande Final do Festival Eurovisão por serem os maiores contribuidores financeiros da União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER). A sua existência tem sido alvo de críticas todos os anos, mas a EBU/UER não tenciona retirar esses privilégios a esses países.
Frank-Dieter Freiling, presidente do Grupo de Referência do Festival Eurovisão, confirmou a continuidade do grupo: "Precisamos de ter a certeza do equilíbrio financeiro do Festival Eurovisão e a maioria do televoto vem dos grandes países. A regra foi implementada para garantir que a maioria dos espectadores possam aproveitar o evento e participar no processo de votação, o que se verificou ser uma boa solução." defendeu que a regra não será retirada nos próximos anos, havendo a possibilidade da mesma abranger mais países num futuro próximo: "É claro que podemos considerar países como a Turquia ou a Rússia como 'grandes países' (...) Estamos a discutir este tópico regularmente, mas isto não coloca em risco a regra existente".
Que sejam a Suécia e a Austrália.... A Suécia vive para o festival e a Austrália também.
ResponderEliminarEsse BIG5 nem devia existir, quanto mais agora andarem a adicionar países...
ResponderEliminarFanatismo a parte, sem dúvida que o país que merecia entrar para um BIG6 era a Suécia.
ResponderEliminarEste país vive a Eurovisão melhor do que qualquer outro.
A Suécia é um pequeno pais, tem menos população que Portugal, hello?? Eu por mim nao existia big 5, é um erro e até prejudica esses países na hora de votar!
ResponderEliminarSuécia um pequeno país? só se for na tua cabeça!
EliminarSim a Suecia e pequena. E grande em tamanha mas so tem 5 milhoes de habitantes. Ja Portugal tem 10 milhoes
EliminarTurquia que esta ofendida ha anos e Russia que foi um pessimo anfitrião e nem sabe o que é espirito eurovisivo? Pessima ideia.
ResponderEliminarQue estupidez, só por terem mais população...
ResponderEliminarEstupidez? Entao como estas a pensar pagar todo o espetaculo? Acho uma piada. Pensam que um evento destes se faz de graça. Enfim
EliminarCreio que uma vez acidentalmente alguém na EBU publicou que é a população e o PIB que definem a ordem. E que o 6o seria a Suíça. A Holanda até queria pagar para poder estar nesse grupo.
ResponderEliminara Turquia so volta se fizer parte do grupo dos Big...
ResponderEliminarFilme de terror :-)
EliminarPara mim esse Big5 é uma vergonha e principalmente é uma enorme injustiça, e agora ainda querem acrescentar mais!
ResponderEliminarAcho que todos os países deviam competir em pé de igualdade, mas os denominados Big5 são levados ao colo diretamente até à Grande Final. Por exemplo este ano a canção de Espanha na minha opinião é muito fraquinha, e para mim não teria lugar na Grande Final, mas já lá está porque faz parte dos Big5, mas vai haver países com canções muito melhores que a de Espanha mas que não fazem parte desses 5 países que são levados ao colo, que infelizmente não marcarão presença na Grande Final.
Basta ver que desde 2004 só um dos diretamente qualificados venceu, pelo que estar direto na final não me parece ser uma vantagem. Além disso, isso dos big 5 fazia algum sentido quando não havia patrocinadores, o que entretanto mudou...
EliminarPor acaso, eu sinto que a canção de Espanha 2018 era fraquíssime enquanto que a de 2019 é muito boa...
ResponderEliminarpara min a turquia e a russia nunca , para isso escolhem países que estão na eurovisão a mais tempo , como portugal , a canção de espanha é forte !!!!
ResponderEliminarO big 5 deveria ser o top 5 do ano anterior. O atual formato é uma palhaçada
ResponderEliminar